Home / Economia

ECONOMIA

Seminário sobre Goiás atrai 50 empresas

Evento foi realizado ontem na Câmara de Comércio e Indústria e teve rodada de negócios. Diretor geral do organismo, Aleksandr Fedorchuk disse que "temos grandes chances de realizar um trabalho conjunto". Vice-governador José Eliton destaca potencialidades do Estado. Governo de Goiás e Comitê de Minsk formalizam suplemento ao acordo de cooperação de 2010. Missão goiana faz visita técnica à Avgust-Bel, mais moderna planta do país para produção de defensivos agrícolas.

O seminário Goiás/Belarus realizado na manhã  na Câmara de Comércio e Indústria local atraiu 50 empresários deste país interessados em conhecer as potencialidades do Estado e prospectar negócios. A comitiva goiana na capital Minsk chefiada pelo vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico (SED), José Eliton, foi recepcionada pelo diretor geral do organismo, Aleksandr Fedorchuk. "Temos grandes chances de realizar um trabalho conjunto", disse ele. Missão goiana a três países do leste europeu cumpre a segunda etapa da viagem.

Também presente no evento, o chefe do Comitê Econômico da Região de Minsk, Pavel Stainov, disse que o potencial do comércio entre as duas partes "é enorme". Segundo ele, "temos um novo caminho para o futuro". Belarus quer ampliar a comercialização de cloreto de potássio para Goiás, essencial para a agricultura, e tem grande interesse em alimentos produzidos no Estado.

A apresentação sobre o ambiente de negócios no país foi feita pela advogada sênior da Peterka and Partners LLC, Lidia Razhkova. Ela se reportou a levantamento que aponta Belarus como sétimo no mundo dentre os mais cumprem obrigações contratuais. A República ocupa a 56ª posição no que se refere ao PIB mundial. O valor da mão de obra local é considerado barato. Do ponto de vista das questões legais, a burocracia não emperra negócios e é possível, em apenas um dia, abrir uma empresa. O volume de investimentos não está limitado, informa a advogada.

O vice-governador José Eliton fez a apresentação dos dados técnicos que ressaltam as potencialidades econômicas de Goiás, sua localização estratégica no centro do Brasil e os principais destaques nos diversos setores da atividade produtiva.

"Somos o quarto maior gerador de empregos do Brasil e o primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)", disse o vice-governador. Ele citou Anápolis, que terá o segundo maior aeroporto de cargas do Brasil, e destacou a importância do Porto Seco, espaço com maior fluidez no desembaraço de cargas. "A logística coloca Goiás em posição de competitividade no cenário brasileiro", pontuou.

Sobre o agronegócio, o vice-governador José Eliton descreveu sua força econômica e o fato de que se utiliza das mais altas tecnologias. "Somos responsáveis por 10% da produção nacional de grãos, o maior produtor nacional de sorgo e tomate, terceiro em milho e quarto em soja e feijão", disse. "Temos 22 milhões de cabeças de gado, e respondemos por 10,4% do rebanho bovino brasileiro. Abrimos o mercado de carnes bovinas para a China", informou.

"Goiás é o segundo maior produtor de minérios do país, com sete polos. O ramo industrial é o terceiro maior em crescimento no Brasil, com oito clusters. Possuímos o segundo mais importante polo farmoquímico do país", foram outros aspectos de ordem econômica utilizados na apresentação do vice-governador.

"O crescimento do PIB goiano é bem acima da média nacional. Temos muito a avançar no comércio com Belarus. Queremos conhecer e estreitar relações com esse país. Temos interesses comuns evidentes", disse José Eliton. Ele também citou série de programas de natureza fiscal e tributária e linhas de financiamento para quem desejar investir no Estado. Logo após a apresentação, começaram as rodadas de negócios específicas entre empresários de Goiás e de Belarus.

Governo de Goiás e Comitê de Minsk formalizam um suplemento ao acordo de cooperação de 2010


O governo de Goiás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e o Comitê Executivo da Região de Minsk, capital de Belarus, formalizaram ontem suplemento ao acordo de cooperação celebrado em 2010. O novo documento, assinado pelo vice-governador e titular da SED, José Eliton, e pelo primeiro vice-governador do organismo, Igor Makár, tem por objetivo endossar princípios e propostas. As duas partes se comprometem a envidar esforços tendo em vista a exploração de oportunidades comerciais.

O suplemente ao acordo de 2010 prevê incentivo e suporte a ações de promoção de investimentos como seminários, feiras e missões comerciais, rodadas de negócios e visitas técnicas. Visa intercâmbio de informações referentes a políticas públicas, cooperação e promoção nos seguintes setores econômicos: indústria, agricultura, comércio, ciência e tecnologia, logística, infraestrutura e turismo.

Os termos do suplemento preveem, ainda, assistência individuas às empresas, quando requerida, no local onde será aportado o investimento. A meta é envidar esforços para facilitar a adequada comunicação entre os demais órgãos governamentais e entidades inseridos no projeto. O documento tem o intuito de promover relações e benefícios mútuos entre as partes.

Missão goiana faz visita à Avgust-Bel


José Eliton conhece a mais moderna fábrica de Belarus para a produção de defensivos agrícolas

Em atividade coordenada na tarde de ontem pelo superintendente de Comércio Exterior da Secretaria de Desenvolvimento (SED), Luiz Medeiros, e pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Pedro Alves, a comitiva goiana a três países do leste europeu empreendeu visita técnica à unidade industrial da Avgust-Bel S.A., a mais moderna planta da República de Belarus para a produção de defensivos agrícolas e meios de proteção química para plantas.

É uma fábrica altamente avançada na concepção de herbicidas na forma de soluções aquosas, concentrados emulsionáveis e fungicidas, desinfetantes e inseticidas de sementes. A comitiva goiana foi recepcionada pelo diretor geral, Eugeni Plotinov, e pelo engenheiro chefe, Aleksandr Nitsevicp. A apresentação do perfil da fábrica teve a condução de Pavel Kaverin, diretor para a América Latina.

A capacidade de produção da unidade é de cerca de 20 mil toneladas de produtos por ano. Atualmente, a fábrica da Avgust-Bel produz cerca de 20 diferentes defensivos agrícolas. Esta produção tem como principal objetivo atender a demanda do mercado agrícola interno de Belarus. No entanto, começou a exportar para países da Comunidade dos Estados Independentes (CEI) e América Latina. A empresa tem interesse em relações comerciais com Goiás.

O complexo industrial da fábrica Avgust-Bel está equipado com tecnologia de última geração. Seus laboratórios são únicos em Belarus. Seus instrumentos permitem realizar o controle de matérias primas e da produção e, assim, garantir produtos de alta qualidade. As atividades da terça-feira foram encerradas com a visita da comitiva goiana ao Dudutki, sítio histórico com museu na região de Minsk.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias