Home / Economia

ECONOMIA

Estado vai licitar Plataforma Logística

Helvécio Cardoso,Da editoria de EconomiaO governador Marconi Perillo anunciou nesta semana, que as obras da Plataforma Logística de Anápolis (PLA) serão licitadas neste segundo semestre, mas não precisou a data da publicação do edital. O anúncio do govern

Helvécio Cardoso,Da editoria de Economia

O governador Marconi Perillo anunciou nesta semana, que as obras da Plataforma Logística de Anápolis (PLA) serão licitadas neste segundo semestre, mas não precisou a data da publicação do edital. O anúncio do governador teve lugar na noite de quarta-feira no Teatro Municipal de Anápolis durante cerimônia, aberta ao público, em que o governador recebeu homenagem das autoridades municipais.

A Plataforma Logística de Anápolis vem sendo construída por etapas, tendo a obra sido iniciada ainda no primeiro governo de Marconi Perillo. Trata-se de um complexo de embarque e desembarque de cargas integrando com as rodovias federais, a Ferrovia Norte-Sul e o Centro Atlântica, no Distrito Agro Industrial de Anápolis, o Daia, com o Aeroporto de Cargas, em área contígua ao Daia (foto).

Uma plataforma integrando os modais rodoviários, ferroviário e aeroviário fará do Daia um distrito de importância estratégica para o desenvolvimento industrial do Estado de Goiás. A utilização de vagões das operadoras da Ferrovia Norte-Sul – que já estão correndo sobre os trilhos – cria para os as fábricas do Daia um corredor alternativo para exportações de seus produtos e importação de seus insumos. O que representa, é lógico, redução de custos.

Já o aeroporto de cargas atenua, de modo significativo, a dependência de portos atlânticos. O aeroporto, cuja pista já está concluída, poderá receber os maiores aviões cargueiros do mundo. Tanto nossas exportações como importações poderão, a partir de Anápolis, atingir os grandes centros consumidores do mundo. Embora o transporte em grande cargueiros aéreos perca, para o marítimo, no quesito quantidade de carga por veículo, sobre este leva a vantagem da rapidez.

O aeroporto de cargas de Anápolis tem uma pista de 3,3 mil metros, orientada no sentido Norte-Sul, tendo 150 metros de largura, com mais 50 de cada lado como área de escape. O trânsito áureo será controlado pela base aérea de Anápolis, ali pertinho. Falta, agora, a construção dos edifícios administrativos, hangares, armazéns e pátio de estacionamento.

Todos esses melhoramentos, é claro, tornam o Daia altamente atrativo para novos investimentos. O governo do Estado, por conseguinte, já está tomando medidas para ampliar o distrito. Marconi aproveitou a ocasião para anunciar que pretende inaugurar, “em breve”, o Daia 2, juntamente com o Centro de Convenções de Anápolis e o viaduto Engenheiro Portela.

Marconi esteve na cidade para receber comenda outorgada pela municipalidade. A concorrida cerimônia de entrega da medalha, entregue pelo prefeito petista João Gomes. Sobre a cerimônia, confira nas páginas de Política & Justiça.