Home / Economia

ECONOMIA

Fundepec e Estado mantêm cooperação

A importância da sanidade animal para Goiás, onde o rebanho bovino de 22 milhões de cabeças pode ser dado como livre da aftosa por 20 anos consecutivos, foi reconhecida esta semana com novo acordo de cooperação técnico-financeiro firmado entre o Fundo para o Desenvolvimento da Pecuária em Goiás (Fundepec) e o governo do Estado. O documento tem efeito retroativo a 1º de abril.  Representando o Estado, assinaram o vice-governador José Eliton de Figueiredo Júnior, secretário do Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação e também o presidente da Agrodefesa, Arthur Eduardo Alves de Toledo. Pelo Fundepec, assinou José Magno Pato, devido o efeito retroativo.

Mediante esse documento, continua valendo o trabalho conjunto entre o governo goiano e o Fundepec, promovendo a integração e a participação da iniciativa privada nas ações de defesa sanitária animal e da inspeção sanitária industrial dos produtos de origem animal em Goiás. O Fundepec é uma entidade de direito privado, mantida pelos produtores mediante contribuições espontâneas na formação de um fundo emergencial indenizatório, no caso de abate de animais acometidos de doenças infectocontagiosas. Do total arrecadado, o Fundepec repassa 10% para a Agrodefesa.

recursos

Esse dinheiro será aplicado - conforme metas de trabalhos definidas para 2015/2016, - em pagamento de diárias para auditoria dentro do programa Sisbov (rastreabilidade de bovinos); consultorias que visem melhorias nas condições sanitárias do rebanho; aparelhamento de laboratórios que visem diagnóstico de doenças na área animal; ações de controle e erradicação de doenças de notificação compulsória das espécies protegidas pelo Fundepec-Goiás, entre elas a febre aftosa e outras de interesse à saúde pública e a economia do Estado de Goiás. Por último, o compromisso do Fundepec-Goiás de manter o pagamento do IPVA e seguros dos cerca de 80 veículos da entidade, adquiridos e cedidos à Agrodefesa em regime de comodato, usados em suas ações em prol da qualidade sanitária do rebanho e de outros produtos de origem animal.

Em contrapartida, a Agrodefesa se compromete a efetuar a fiscalização de trânsito de animais já em pleno funcionamento; disponibilizar ao Fundepec via eletrônicas, as informações relativas ao abate e movimentação de animais, bem como de processamento de lácteos; promover campanhas de educação sanitária animal, bem como instrutórias ou informativas acerca do Fundepec, destacando sua essencialidade e importância, inclusive no que se refere à arrecadação e por último orientar, por meio de atuação de rotina, as ações realizadas pelo Fundepec, auxiliando, com a adesão dos estabelecimentos Frigoríficos e Laticínios ao Fundepec-Goiás.

Livre das doenças

O evento realizado na sede do Fundepec-Goiás, contou com as presenças de grande parte dos conselheiros da entidade e auxiliares do governo. O atual presidente do Fundo, médico veterinário Alfredo Luiz Correia, enalteceu o trabalho de parceria entre o Estado e a entidade que preside. Por sua vez, o conselheiro José Magno Pato, presidente do Sindicato das Indústrias de Carnes e derivados de Goiás, disse que essa parceria vem sendo realizada há vários anos.

Um dos frutos dessa iniciativa, segundo Magno Pato, é o sucesso dos dados obtidos em Goiás onde há vinte anos, não se registra qualquer foco de febre aftosa o que deu condições ao Estado de ser inserido no seleto grupo de estados brasileiros, considerados livres de febre aftosa com vacinação, pela Organização Internacional de Saúde Animal.

José Magno Pato disse ainda que muita coisa tem que ser feita como, por exemplo, "mantermos mais vigilantes ainda no tocante as ameaças de doenças dos animais. Temos que dar especial atenção até mesmo aos programas de bem-estar animal, uma das exigências do mercado internacional que prevê também a produção com sustentabilidade."

Resposta rápida

Por sua vez, falou o presidente da Agrodefesa, Arthur Eduardo Toledo, o setor da pecuária e da agricultura dá uma resposta muito rápida para a economia não só de Goiás, mas do resto do Brasil. Por isso, deve ser tratado com atenção e é isso que o governo do Estado e a iniciativa privada tentam fazer. Para Arthur, a eficiência da área animal em Goiás é muito boa e tem gerado boas perspectivas para os seguimentos nela envolvidos.

Já o conselheiro Clarismino Luiz Pereira Júnior, também presidente da Associação Goiana dos Criadores de Zebu, disse que o evento acontecido na sede do Fundepec representou a antecipação de ações em favor do crescimento da pecuária em Goiás, com cada um desenvolvendo o seu papel, o governo do Estado e a iniciativa privada.

Para José Mário Schreiner, presidente da Faeg, a parceria entre público e privado é importante, principalmente quando o assunto é defesa agropecuária. Ele ressalta que a conscientização do produtor e a atuação dos órgãos são fundamentais para a garantia do crescimento do setor em Goiás e no País. "Temos trabalhado, por exemplo, com a aftosa e também com o mormo nos equídeos. Estreitando laços somos mais fortes. Todos nós temos os mesmos objetivos, garantir a saúde dos nossos rebanhos e continuar alavancando a economia goiana", finalizou.

convergência

Por último falou o vice-governador José Eliton. Segundo ele, o papel do Fundepec nessa parceria representa a convergência de interesses entre o governo do Estado e o setor produtivo na área do agronegócio. Ele enfatizou o trabalho no sentido de estruturar os órgãos do Estado visando dar sustentação a esse seguimento. A iniciativa primeira foi unir alguns desses órgãos, formando a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação.

Salientou o vice-governador e titular desta pasta, que o Estado tem trabalhado no sentido de ajudar os produtores rurais de Goiás a criarem o selo de qualidade das carnes aqui produzidas e outros produtos. Para ele, isso não é uma tarefa fácil, mas governo e iniciativa privada estão no caminho certo com essa parceria. Ele também reconhece que não só Goiás, mas o resto do Brasil tem que se desdobrar para atender as exigências do mercado internacional.

Por fim, agradeceu a iniciativa do Fundepec-Goiás em manter a parceria com o governo do Estado porque isso só vem ajudar as ações oficiais na busca da qualidade da produção, finalizou.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias