Home / Economia

ECONOMIA

Governadores discutem desenvolvimento regional

Helvécio Cardoso,Da editoria de Política&Justiça

Governadores de cinco Estados começam a discutir uma agenda de desenvolvimento para a região central nesta sexta-feira em Goiânia. O 1º Fórum de Governadores do Brasil Central terá a presença do ministro Roberto Mangabeira Unger, da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, e do governador de Goiás, Marconi Perillo, como anfitrião.

A reunião preparatória, entre o ministro e secretários de Planejamento de Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins, realizou-se na tarde de ontem no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia.  "Há duas semanas, em encontro em Goiânia, o Estado de Goiás foi provocado pelo ministro Mangabeira Unger a liderar esse movimento. A conclamação foi prontamente aceita e temos agora o compromisso de criar uma agenda positiva a partir do Brasil Central", destacou o governador goiano.

Marconi acredita que o Brasil Central tem tudo para ser protagonista do desenvolvimento nacional. "A região tem sempre crescido acima da média nacional. A situação econômica do Brasil hoje só não é pior graças, em grande parte, ao desempenho dos nossos Estados. Os governadores sabem disso e precisam estar à frente desse processo de ajudar o País a sair da situação difícil que enfrenta", destacou o governador.

A propósito, este evento é um desdobramento de ações desenvolvidas pelo governador goiano, em 2013 e no início de 2014. Marconi visitou vários governadores de Estado, destacadamente os do Centro-Oeste, articulando com eles uma frente de luta contra a revogação de leis que permitem aos Estados conceder benefícios fiscais visando atrair capitais industriais. Política que foi pejorativamente chamada, pelos representantes de interesses contrários, de "guerra fiscal".

A responsabilidade pela organização do encontro entre secretários e governadores ficou com o titular da Secretaria de Gestão e Planejamento de Goiás (Segplan), Thiago Peixoto. "Não foi difícil articular esse fórum. Sentimos nos colegas dos Estados do Brasil Central que existe esse anseio de estarmos adiantados no processo. Enquanto o resto do Brasil discute a crise, já estamos preocupados aqui em sair dela e focar no desenvolvimento. Na verdade estamos agindo com planejamento", afirmou.

O objetivo do encontro é desenvolver um plano estratégico regional. A discussão, por sugestão de Mangabeira Unger, inclusive será dividida em três eixos temáticos: instrumentos para gerar o desenvolvimento, modelo de produção e modelo de capacitação. A intenção é que o Fórum de Governadores do Brasil Central ocorra periodicamente em todos os Estados nos próximos meses. "Precisamos de muita articulação, tanto com a Presidência da República quanto com o Congresso Nacional, para garantir o progresso da nossa região", afirmou o titular da Segplan-Goiás, Thiago Peixoto.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias