Home / Economia

ECONOMIA

Mangabeira afirma que Centro-Oeste lidera movimento de vanguarda no País

O ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Roberto Mangabeira Unger (foto), liderou, ontem, acompanhado pelo secretário de Gestão e Planejamento, Thiago Peixoto, reunião preparatória com secretários estaduais de Planejamento e Fazenda da Região Centro-Oeste para o 1º Fórum de Governadores do Brasil Central, que será realizado hoje, em Goiânia.

Participarão do Fórum os governadores de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e também do Tocantins amanhã, no Palácio das Esmeraldas, às 10h30. “O Centro-Oeste pode ser uma vanguarda na estratégia nacional no projeto de desenvolvimento baseado em ampliação de capacitações educacionais e de oportunidades produtivas que construímos. Neste bloco, Goiás sai à frente com o papel de catalisador”, explicou o ministro, que, no mês passado, convidou o governador Marconi Perillo a liderar o que chamou de um bloco do Brasil Central. Nesta sexta-feira, Marconi e o ministro serão os anfitriões da reunião com os governadores.

Mangabeira afirmou que trata-se de uma data história para Goiás e para o Brasil, pois é a primeira que vez em que os governadores do Centro-Oeste se reúnem com o objetivo de construir um movimento do Centro-Oeste que sinalize um caminho para o País. “O objetivo é qualificar um modelo agropecuário e avançar para uma etapa de industrialização do Centro-Oeste. E os dois requisitos essenciais são um grande avanço na qualidade do ensino básico e o fomento do empreendedorismo de vanguarda. O Centro-Oeste é onde o dinamismo brasileiro aparece em sua forma mais pura e concentrada. Portanto, estou muito esperançoso de que aqui o Brasil pode receber um sinal”, enfatizou o ministro.

Ele elucidou que o governador Marconi Perillo foi escolhido para liderar o bloco pelo dinamismo que tem mostrado ao longo de sua vida pública em relação às questões que compõem a nova estratégia para o Brasil. “Há algum tempo venho discutindo com ele, que atuou com grande presteza para abrir esse caminho. É uma coisa fantástica para o Brasil”, declarou.

Mangabeira reiterou que o governo federal anunciou um grande programa de investimento em logística e que o Centro-Oeste, em particular Goiás, será o centro dessa grande estrutura de logística nacional. “O que nós queremos é gerar em volta desses grandes eixos um conjunto de atividades produtivas de serviço e de indústria”, disse, informando, em seguida, que nunca houve algo parecido no Centro-Oeste.

“E entendo justamente que é esta região que tem as melhores condições para dar um grande salto. O Centro-Oeste é a capital, no Brasil, da cultura empreendedora. O que falta agora é construir um ideário e exemplificá-lo em um conjunto de medidas concretas que prefigurem um caminho, não só para Centro-Oeste, mas para o Brasil”, disse.

O ministro adiantou que dentre as questões que serão discutidas estão ainda os incentivos fiscais e os recursos do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO). “Tradicionalmente os recursos do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO) são usados para financiar a pecuária, e uma tese é que esses recursos devam ser direcionados para um conjunto mais amplo de atividades produtivas transformadoras”, afirmou.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias