Home / Economia

ECONOMIA

Com foco no meio ambiente, Marconi abre mais um Agenda Goiás

O governador Marconi Perillo participou, na manhã desta quarta-feira (19), da abertura do quarto fórum do projeto Agenda Goiás – Participação e Competitividade, na cidade de Aruanã, região Noroeste do Estado. Com o tema Meio Ambiente, o fórum contou com palestras dos professores e ambientalistas Sérgio Abranches e Ricardo Abramovay.

Realizado pela Organização Jaime Câmara, com o apoio do governo de Goiás e do Sebrae, o fórum acontece no clube do Sesi e conta com a participação de todos os prefeitos de cidades da região.

No discurso de pouco mais de dez minutos que proferiu na abertura do evento, Marconi alertou que se iniciava, naquele fórum, um debate voltado ao futuro, semelhante ao que ocorreu há 10 anos quando, juntamente com o Grupo Jaime Câmara, foram discutidos importantes temas para a caminhada de Goiás nos últimos anos.

“Agora em 2015 - disse - nós estamos encerrando o ciclo da primeira Agenda Goiás e, ao mesmo tempo, iniciando os debates para um novo planejamento com olhar para o futuro”.

Fruto dessa agenda de dez anos atrás, Marconi considera que o Estado experimentou um desenvolvimento muito intenso não só na economia (que nos últimos 16 anos registrou crescimento no PIB e nas exportações) assim como na área do desenvolvimento humano e na redução das desigualdades sociais.

Ele destacou que, de 2005 a 2015, os 20% mais pobres de Goiás tiveram crescimento de renda da ordem de 7,3 vezes. Os 20% mais ricos cresceram a metade disso o que, observa, demonstra que houve uma melhoria significativa nessa agenda social em Goiás.

Considera como positivo o fato de o crescimento não ter se dado por conta do Bolsa Família, Renda Cidadã ou por outras transferências de renda. Isso aconteceu – lembrou - por conta do crescimento produtivo.

Em novo alerta, Marconi disse que é preciso ter juízo na definição daquilo que nós queremos para o nosso estado nesse momento de crise. “Não podemos incorrer no equívoco de cresceremos sem sustentabilidade”.

Declarou-se disposto a adotar todas as medidas que forem sugeridas por sua equipe de governo, do ponto de vista de uma agenda legislativa, com o objetivo de se dar em Goiás o pontapé em relação às questões das mudanças climáticas e redução do efeito estufa.

Como exemplos de ações de destaque na área da preservação ambiental, defesa da fauna e flora e práticas de sustentabilidade adotadas em suas administrações, o governador citou ainda a quota zero para transporte de pescados, cuja lei foi sancionada em 2013 e o ICMS Ecológico. “No início da nossa última gestão, aprovamos a Lei do ICMS Ecológico. Hoje são mais de 70 prefeituras que se beneficiam do ICMS Ecológico pelas boas práticas ambientais”.

Outra agenda positiva recordada por Marconi foi a do saneamento ambiental. Em 1999, o Estado tinha somente 12 estações de tratamento de afluentes. Hoje, são 82 estações, ou seja, em suas administrações, foram construídas outras 70 estações.

Com orgulho, afiançou que Goiânia deverá ser uma das primeiras cidades no Brasil a contar com mais de 90% de esgoto coletado e tratado com as obras que foram feitas e estão em andamento. “Isso – salientou - acontece em todas as regiões do Estado, especialmente nas cidades lindeiras a grandes mananciais”, observou.

O governador falou também das ações preventivas para impedir a escassez de água nas cidades e regiões densamente povoadas. “Em 2000, nós começamos a planejar investimentos para que Goiânia, sua região metropolitana e a região do Entorno de Brasília não vivessem a escassez hídrica. Hoje nós estamos prestes a inaugurar o maior reservatório e o maior sistema produtor de água do Centro-Oeste na cidade de Goiânia, o que nos garantirá água para mais 50 anos, com o sistema Produtor Mauro Borges. A mesma coisa estamos fazendo no Entorno de Brasília. Se em alguns lugares a escassez de água é um tema altamente prioritário, aqui nós não estamos vivendo esse problema. Nas 21 cidades onde nós poderíamos ter problemas nos próximos dez anos, o governo do Estado já promove ações para evitá-los”, assegurou.

Marconi destacou ainda a importância do Plano de Resíduos Sólidos que vem sendo elaborado pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado. “Nós estamos numa parceria sólida com o governo do Distrito Federal para atacarmos o problema do lixo nas cidades do Entorno de Brasília”, acrescentou.

Ao considerar que o desafio da humanidade é o de conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação do meio ambiente, o governador Marconi Perillo destacou a dimensão dessa prioridade, lembrando trecho do documentário “Uma Verdade Inconveniente” do ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore: “As políticas públicas baseadas num planejamento ambiental, estimulam as economias dos países”.

Lembrou também o alerta dado pelo político norte-americano: “Se destruirmos o Planeta, não haverá economia que sobreviva”. E ainda: “É necessário que mudemos nosso estilo de vida para que o Planeta sobreviva”.

Marconi também citou o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que, no início deste mês, ao anunciar regras inéditas no País para controlar a emissão de carbono na atmosfera foi claro: “Nossa geração é a primeira a sentir os efeitos do aquecimento global, e é a última a ter a oportunidade de fazer alguma coisa a respeito”.

E encerrou com outra frase do presidente norte-americano: “A mudança não virá se esperarmos por outra pessoa ou outros tempos. Nós somos aqueles por quem estávamos esperando. Nós somos a mudança que procuramos”.

O prefeito de Aruanã, Paulo Valério da Silva, disse que a presença do governador na abertura dos debates do Agenda Goiás na cidade “demonstra o seu comprometimento com a causa ambiental e engrandece o fórum”. Ele enumerou algumas ações do governo na área ambiental que “fazem e farão a diferença em Goiás”.

Vilmar Rocha, secretário do Meio Ambiente, também falou dos projetos realizados, daqueles que estão em andamento e do planejamento do governo para a área ambiental. Destacou a distribuição de 117 mil mudas de plantas do cerrado em todo o Estado com a promessa de que, até 2018, sejam plantadas mais de 1 milhão de espécies nativas.

O presidente do Sebrae-GO, Igor Montenegro, reconheceu os esforços do governador para manter uma agenda positiva em defesa do meio ambiente. “Somos testemunhas das dezenas de boas ações praticadas em seus governos. É preciso que o Brasil se espelhe neste trabalho de Goiás”, elogiou.

Thiago Peixoto, secretário de Gestão e Planejamento, acompanhou o raciocínio do presidente do Sebrae-GO. Segundo ele, “Marconi lidera as boas ações ambientais no Brasil”. Ele destacou que nos últimos anos foram investidos mais de R$ 120 milhões na área.

Alertou que é preciso que se estruture um plano de mudanças climáticas. Goiás – disse – poderia liderar esse movimento nacional. Infelizmente, hoje não existe essa consciência no Brasil.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias