Home / Economia

ECONOMIA

Empresários sul-coreanos vão investir em matriz energética goiana

O vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED), José Eliton, presidiu importante reunião de negócios com empresários sul-coreanos nesta quinta-feira (20). A comitiva procurou conhecer as demandas das indústrias no Estado por matéria prima e oficializou a disponibilidade de recursos para financiamento em projetos de eficiência energética em municípios goianos, com fornecimento de lâmpadas de LED em substituição às lâmpadas tradicionais que demandam maior consumo de eletricidade.

Também participaram da reunião o secretário-chefe do Gabinete de Gestão de Assuntos Internacionais, Isanulfo Cordeiro – um dos articuladores da vinda dos sul-coreanos a Goiás -; o secretário extraordinário Antônio Faleiros; os superintendentes de Comércio Exterior da SED, William O’Dwyer (executivo) e Luiz Medeiros; e prefeitos de municípios goianos contemplados no projeto de readequação energética.

Pela manhã os investidores sul-coreanos de setores de energias renováveis e com interesses na importação de carnes, grãos e níquel, entre outros produtos, se reuniram na Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG) com empresários goianos. O superintendente executivo de Comércio Exterior da SED, William O’Dwyer, abriu o encontro apresentando os indicadores econômicos do estado e as potencialidades de Goiás para a atração de investimentos.

Eficiência energética
Para o vice-governador e secretário José Eliton, o projeto articulado com os sul-coreanos reforça as discussões no que diz respeito ao uso de energias alternativas, uma vez que o tema está presente nas políticas de desenvolvimento do Estado. “Eficiência energética é uma das prioridades do Governo de Goiás. Por isso, queremos levar essa adequação técnica aos municípios goianos”, afirmou.

O Governo de Goiás coordenará a iniciativa que, em um primeiro momento, vai beneficiar doze cidades. No projeto que foi entregue ao vice-governador pelos sul-coreanos estão descritos os recursos e a viabilidade de execução.

A reunião, que ocorreu na Sala de Reuniões do 4º andar do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, contou com as presenças dos prefeitos de Inhumas, Minaçu, Porangatu, Goianésia, Pirenópolis, São Luís de Montes Belos, Trindade, Senador Canedo, Goiatuba, cidade de Goiás, Valparaíso de Goiás e Planaltina.

A visita dos empresários, além de investimentos no Estado, tem como objetivo a ampliação das exportações de produtos goianos para a Coreia do Sul: carnes, soja e níquel, entre outros. Segundo o vice-governador, além da possibilidade de firmar novas parcerias, a visita da comitiva sul-coreana, bem como de todos os países que enxergam em Goiás uma oportunidade de investimentos, assegura importante troca de informações e conhecimentos. “Tão relevante quanto atrair novos parceiros é buscar cada vez mais informações sobre ciência e tecnologia, fundamentais para nosso crescimento”, afirmou José Eliton.

Localização estratégica
Seong Gyu Choi, representante da Cosmoin Co. Ltd (LED CO.), afirmou que a localização estratégica de Goiás facilita a logística e transporte, fator que foi decisivo na escolha do Estado para os investimentos do grupo. “Além disso, o apoio que recebemos do governador Marconi Perillo e do vice-governador José Eliton, bem como de todo o governo, é um grande diferencial. Somos sempre muito bem acolhidos aqui”, afirmou o empresário.

Durante o encontro, o prefeito de Goiatuba, Fernando Vasconcelos, falou em nome dos demais. Ele, que recentemente fez parte da comitiva do governo de Goiás à missão comercial ao leste europeu (Rússia, Belarus e Polônia), ressaltou o pioneirismo da iniciativa. “Nós, prefeitos, esperamos que haja uma revolução quanto ao consumo e eficiência não somente nesses doze municípios, mas em todo o Estado”, finalizou.

A comitiva sul-coreana é integrada pelos empresários Kwang Nam Kang, Kim Tae Won e Esra Jung, da J-ECO LLC Holdings Group; Richard Lee Carson Selman, presidente da Jasmim Solar Pty Ltda.; Lee Kye Do, da Anyususl Solar Park Korea; Seong Gyu Choi, da Cosmoin Co. Ltd (LED CO.); Andrea Kim, da PTS Korea CO Pure Tecg System Water Ltd.; Seung Kyun Shin e Byoung Gu Kim, da Woori Bank.

SED realiza encontro de sul-coreanos com empresários goianos

Investidores sul-coreanos de setores de energias renováveis e com interesses na importação de carnes, grãos e níquel, entre outros produtos, se reuniram nesta quinta-feira (20) na Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG) com empresários goianos. O superintendente executivo de Comércio Exterior da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED), William O’Dwyer, abriu o encontro apresentando os indicadores econômicos do estado e as potencialidades de Goiás para a atração de investimentos.

Para o superintendente de Comércio Exterior, William O’Dwyer, a visita da comitiva sul-coreana é mais uma oportunidade que os grupos asiáticos têm dado ao estado de Goiás. “Na semana passada, um grupo de investidores do Vietnã esteve aqui; agora estamos com os sul-coreanos que são grandes parceiros nossos, e se formos observar o quilate das indústrias e dos setores que representam vamos ver que Goiás está de parabéns”, disse o superintendente.

Em 2014, a balança comercial do estado de Goiás com a Coreia do Sul registrou um volume de exportações da ordem de US$ 200 milhões e de importações na ordem de US$ 755,9 milhões. Daquele país, o estado importou no ano passado principalmente partes de veículos, peças e acessórios para automóveis e aparelhos de tevê. Àquele país, Goiás vende milho, minérios, soja, couros e peles, algodão e açúcares, entre outros produtos.

Rodada de negócios
Após a apresentação do potencial do estado de Goiás aos visitantes, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico promoveu rodadas de negócios entre as quatro empresas sul-coreanas e empresários goianos dos setores de carnes e grãos; hotelaria, empreendimentos imobiliários e tecnologia da informação; LED; e purificação de água. Representantes de entidades classistas participaram do encontro.

Entre os empresários do setor de carnes, Paulinho Hoff, diretor de exportações da Nutriza Agroindustrial de Alimentos S/A, de Pires do Rio, participou da rodada de negócios, tratando com representantes da J-ECO LLC Holdings Group a possível exportação de cortes de frango e de mantas de frango inteiro desossado (shawarma) para a Coreia do Sul. A empresa, que exporta cerca de duas mil toneladas de carnes por mês, ainda não ganhou o mercado sul-coreano. “Nossos produtos estão no Vietnã, em Hong Kong, e há mais de dez anos obtivemos a certificação e entramos nos mercados do Oriente Médio”, destacou.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias