Home / Economia

ECONOMIA

Marconi diz que Goiás pode ser o estado mais competitivo do Brasil

O governador Marconi Perillo afirmou, durante discurso em Itumbiara, que o Estado de Goiás tem capacidade e potencial para ser o mais competitivo do país. A declaração foi na abertura do 3º Fórum do projeto Agenda Goiás, que nesta edição reúne 26 municípios da região Sul do Estado. O projeto é uma promoção do jornal O Popular, do Grupo Jaime Câmara, em parceira com a Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan), Governo de Goiás e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-GO).

“Reafirmo a confiança na minha equipe e sei que nosso Estado pode ser o mais competitivo do Brasil”, disse o governador, emendando que a administração pública em Goiás é pautada pela eficiência gerencial. “A gestão política deve existir pelo bem comum. É preciso ter disponibilidade, não ter preguiça. É preciso ouvir o povo. É por isso que estamos aqui hoje para ouvir ideias que garantam um futuro melhor”, pontuou.

Destacando os avanços em cada esfera da gestão, ele ressaltou a priorização dada pelo Governo estadual aos programas sociais, afirmando que Goiás foi o estado que mais diminuiu as diferenças sociais nos últimos dez anos.

“Todos sabem que o social foi a marca de nossos primeiros governos. Nosso terceiro governo foi marcado pelos avanços na infraestrutura. Neste governo atual, estamos dando continuidade ao trabalho que já vinha sendo realizado nos anos anteriores. Buscamos, com criatividade, resultados positivos em todas as áreas”, afirmou Marconi Perillo.

Ao falar dos avanços na Educação, destacou a eficácia do Pacto pela Educação e parabenizou o secretário Thiago Peixoto pelo empenho dedicado à área, desde quando era secretário: “Thiago já comandou a Pasta da Educação e fez um excelente trabalho.”

Marconi discorreu também sobre os progressos alcançados na Saúde do Estado: “Começamos uma verdadeira revolução com o CRER e inauguramos recentemente o Hugol. Eu volto a dizer: Saúde tem jeito sim, em Goiás e no Brasil, basta ter uma gestão eficiente.”

“Na Segurança Pública, mesmo diante da falta de dinheiro enfrentada pelos estados, nós buscamos implantar medidas ousadas e criativas em Goiás. Através do monitoramento eletrônico, por exemplo, nossos policiais acompanham dia e noite as pessoas que cumprem pena no regime semiaberto”, observou o governador.

A gestão estadual foi elogiada também pelo prefeito de Itumbiara, Chico Balla, na abertura do Agenda Goiás. “Agradeço a presença do governador Marconi Perillo, que sempre deu bastante atenção para nossa cidade”, disse, ressaltando que as parcerias com o Governo de Goiás foram fundamentais para os avanços registrados no município.

Também participaram da abertura o secretário de Gestão e Planejamento, Thiago Peixoto, Gustavo Morelli, diretor da Macroplan, e Cláudio Gastal, presidente-executivo do Movimento Brasil Competitivo (MBC).

Agora, no período da tarde, entre as 14 e 17 horas, os prefeitos, demais autoridades e representantes da sociedade civil dos 26 municípios que integram a Região Sul do Estado debatem sobre melhoria da gestão pública, em grupos de trabalho coordenados por técnicos da Segplan, do Sebrae-GO e do Grupo Jaime Câmara (GJC).

Agenda Goiás

O projeto Agenda Goiás tem por objetivo abordar e debater as características da economia do Estado e as demandas da sociedade, visando o planejamento público para os próximos dez anos.

O Estado foi dividido em dez regiões, onde acontecem os debates. Os dois primeiros fóruns ocorreram em Rio Verde (em junho), representando a Região Sudoeste, e em Formosa (em julho), reunindo as lideranças da Região Nordeste. No próximo dia 19, o evento será realizado em Aruanã, reunindo os representantes da Região Noroeste, que vão discutir a questão do meio ambiente.

Integram a Região Sul de Goiás os municípios de Água Limpa, Aloândia, Bom Jesus de Goiás, Buriti Alegre, Cachoeira Dourada, Caldas Novas, Cezarina, Cromínia, Edealina, Edéia, Goiatuba, Inaciolândia, Indiara, Itumbiara, Joviânia, Mairipotaba, Marzagão, Morrinhos, Panamá, Piracanjuba, Pontalina, Porteirão, Professor Jamil, Rio Quente, Varjão e Vicentinópolis.

Foto: Eduardo Ferreira

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias