Home / Economia

ECONOMIA

Secretaria de Desenvolvimento Econômico entrega equipamentos ao APL Apícola Serra Dourada

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED) – pasta comandada pelo vice-governador José Eliton -, por meio da Gerência de Inovação e Difusão Tecnológica da Superintendência Executiva de Ciência e Tecnologia, entregou ao Arranjo Produtivo Local (APL) Apícola da Região da Serra Dourada equipamentos para o incremento das atividades de produção e processamento do mel na região. Foram contempladas diretamente as associações e as cooperativas de apicultores das cidades de Goiás, Itauçu, Itapuranga e Uruana.

A entrega foi feita no auditório da Universidade Estadual de Goiás (UEG), na cidade de Goiás, durante encontro realizado pelo Conselho Gestor do arranjo produtivo, em parceria com a SED, Prefeitura de Goiás, Emater, Sebrae e a Associação dos Apicultores e Meliponicultores do Vale do Rio Vermelho (Asamel) para debater a situação da apicultura na região. A prefeita da cidade de Goiás, Selma Bastos; a secretária de Agricultura do Município, Clizeide Rezende Curado; o diretor de ATER da Emater, Antelmo Teixeira Alves; e o presidente da Asamel, Colemar Pinto de Faria, entre outros, participaram do encontro.

Os dois palestrantes do dia foram Maria José de Almeida, presidente da Associação de Apicultores de Goiás, que apresentou a situação da apicultura no estado; e o engenheiro agrônomo José Mota e Silva, pesquisador da Emater, que falou sobre boas práticas de produção, colheita e processamento do mel.

Produtividade
De acordo com a gerente de Inovação e Difusão Tecnológica da SED, Glady Duarte Correia, que fez a entrega dos equipamentos aos produtores, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico também promove a qualificação dos produtores por meio dos Institutos Tecnológicos do Estado de Goiás (Itegos) e os Colégios Tecnológicos (Cotecs) vinculados e de parceiros como Sebrae-GO e os institutos federais, entre outros.

Durante a entrega dos equipamentos, Glady Duarte destacou a importância do associativismo e da união dos produtores. “Um APL só se deslancha se trabalhar coletivamente e com conhecimento, por isso a necessidade de os produtores se organizarem e se qualificarem”, acentuou a gerente. “Espero que esses equipamentos sejam mais um estímulo para que os apicultores possam se dedicar e se profissionalizar cada vez mais, aumentando a sua produtividade, gerando empregos e melhorando a economia do estado”, afirmou.

Equipamentos
Foram entregues aos produtores 23 equipamentos destinados ao processamento de mel, sendo quatro desoperculadoras, quatro tanques decantadores, dois homogeneizadores de mel, três unidades para envase de mel em sachês, cinco peneiras para balde e cinco peneiras para tanque de mel. Os equipamentos foram adquiridos a um custo de R$ 307 mil.

As entidades beneficiadas por esta ação foram: a Asamel, da cidade de Goiás; a Cooperativa Cooperaativa, de Itauçu; a Casa de Mel da Associação dos Apicultores de Itapuranga (AAPIMI); e a Cooperativa de Produtores Rurais e Agricultores, a Cooper Uruana.

A Apícola de Serra Dourada é composta por 25 municípios: Araguapaz, Aruanã, Buriti de Goiás, Carmo do Rio Verde, Cidade de Goiás, Córrego do Ouro, Faina, Guaraita, Heitoraí, Itaberaí, Itaguarí, Itaguaru, Itapirapuã, Itapuranga, Itauçu, Matrinchã, MOssâmedes, Jussara, Mozarlândia, Mundo Novo, Nova Crixás, Sanclerlândia, Taquaral, Morro Agudo e Uruana. Atualmente, o APL reúne 104 produtores e um número aproximado de colmeias em torno de 1.498. A produção do APL em 2014 foi de 49 toneladas de mel.

Para o presidente da AAPIMI de Itapuranga, José Antonio Vidigal Souza, os equipamentos que chegam vão possibilitar melhorar a qualidade do produto. “O nosso espaço é que é pequeno agora e que vamos ter que ampliar”, destacou. Em Itapuranga, os produtores da associação apícola tiveram um resultado de mais de 4,5 toneladas de mel no ano passado.

Colemar Faria, da Asamel da cidade de Goiás, agradeceu ao governo do estado pelos equipamentos e disse ser a hora da entidade dar os próximos passos rumo à construção da Casa do Mel da antiga capital. Durante o evento, a prefeita Selma Bastos anunciou a cessão de terreno para a sede tão esperada. O representante da Cooper Uruana, José Antônio, afirmou que os equipamentos vão permitir que o mel de Uruana seja embalado da melhor forma possível. “Vamos poder fugir do velho litro de cachaça 51”, brincou.

Ely Manoel de Sousa, da Cooperaativa de Itauçu, que congrega 22 produtores, disse que os equipamentos vão valer muito e que a partir de agora a entidade abre também as portas para os produtores de Taquaral, que são vizinhos. Funcionando em local cedido pela prefeitura em regime de comodato, a cooperativa também luta por sede própria. Há seis anos os produtores estão trabalhando de forma organizada em cooperativa. “O pessoal de Itauçu é um pessoal simples, o grupo é pequeno, mas temos tido apoio grande da Emater, da prefeitura e do governo do estado”, disse Ely. A produção dos cooperados em 2014 foi de 4 toneladas de mel.

Qualidade do mel
Os dois palestrantes do dia e os organizadores do evento destacaram a qualidade do mel produzido na região de Cerrado, considerado um dos melhores do país. “Pela variedade das floradas, pelo grande número de reservas naturais, temos aqui uma imensa diversidade de mel, com diferentes cheiros e sabores”, destacou o presidente da Asimel, Colemar Faria. Segundo ele, todo o mel produzido pelo APL Serra Dourada é consumido na própria região. Segundo ele, desde a criação do APL o número de produtores reduziu, no entanto, a produtividade aumentou. “Passamos de 36,4 toneladas com 219 produtores em 2008 para quase 50 toneladas em 2014, com apenas 104 apicultores”, disse.

Para apoiar os apicultores nesta questão, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico busca articular os diferentes atores que compõem a Rede Goiana de Apoio a APLs no sentido de possibilitar aos produtores alcançar as condições exigidas pelo governo federal para o cumprimento das exigências e a obtenção da certificação. “Estamos caminhando nessa direção”, garantiu Glady Duarte.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias