Home / Economia

ECONOMIA

Marconi lança Cartão Rural e Vapt Vupt da Agrodefesa dentro da plataforma Inova Goiás

O governador Marconi Perillo lançou na manhã desta quarta-feira (9) a primeira ação da plataforma que compõe o Programa Inova Goiás, atualmente o maior projeto de inovação do país. Trata-se do Cartão Rural e da inclusão da Agrodefesa como item de atendimento no modelo Vapt Vupt. O lançamento foi realizado durante a abertura da 2ª edição do Goiás Genética, no Parque de Exposição Agropecuária de Goiânia.

De acordo com o governador, as iniciativas de modernização tecnológica visam tornar os serviços do Estado cada vez mais próximos e acessíveis aos cidadãos. “São iniciativas pontuais que se somarão à nossa meta de emancipar 27.300 estabelecimentos produtores em todo o estado, que hoje se encontram nas classes de renda baixa e muito baixa. É um contingente de 30% dos produtores que elevaremos à classe média rural nos próximos quatro anos”, disse Marconi em discurso.

Antes de discursar, em entrevista concedida à imprensa, ele explicou que o Cartão Rural é resultado de uma parceria “concreta” do Inova Goiás com o setor privado: “Estimular o fortalecimento e a pesquisa nos avanços em relação à genética tem tudo a ver com a matriz desse programa de inovação tecnológicas que nós lançamos recentemente. Goiás é um Estado grande produtor de gado de elite, gado de corte e quanto mais a gente investir na qualidade nós teremos mais produtividade e, consequentemente, mais competitividade. E é esse o objetivo principal do Inova.”

Declarando-se um expectador entusiasta da associação entre produção agropecuária e a tecnologia, Marconi ressaltou que o setor agropecuário tem sustentado a conta da balança comercial brasileira, que hoje se encontra em crise. “É importante mencionar que nossa capacidade produtiva continua destacando-se neste novo contexto de desafios político-econômicos. Enquanto a soma dos demais setores da economia brasileira apresentou um crescimento negativo de 3,9 bilhões de dólares em 2014, o agronegócio contribuiu com 80,1 bilhões na formação do saldo comercial brasileiro”, pontuou.

Marconi Perillo Cartão Rural - Foto Eduardo Ferreira (7)

Ele observou também que a recriação da Emater buscou avançar o Estado numa nova estratégia institucional. “O desafio é melhorar a qualidade de vida das famílias rurais através da eficiência produtiva, renda e lucratividade. Queremos estimular as comunidades a atingir sua autossuficiência numa parceria público-privada para o desenvolvimento e a emancipação do produtor rural. A nova Emater realizará um assessoramento técnico rural que empodera produtores e comunidades de conhecimentos para que em um curto espaço de tempo possam ser protagonistas de seus próprios destinos”, afirmou.

De acordo com o governador, essa estratégia metodológica deve trabalhar em estreita sintonia com os demais órgãos públicos, privados e do terceiro setor que cuidam da inovação no espaço rural. Ele garantiu que o Estado está se esforçando para promover mudança e construção dos laboratórios de pesquisa para o Centro de Inovação Rural, além de viabilizar a Fazenda Santa Vitória, em Araçu, para pesquisas de campo e ações de transferência de tecnologia.

“Nosso esforço fiscal de hoje permitirá a construção da nova sede da EMATER no Centro de Inovação Rural e a reforma das Unidades Regionais, estações e campos experimentais”, disse o governador.

Participaram também da solenidade o vice-governador, José Eliton; o presidente da Agrodefesa, Arthur Toledo; o presidente da Associação Goiana dos Criadores de Zebu (AGCZ), Clarismino Junior; da associação nacional, Luiz Cláudio Paranhos; os deputados estaduais Álvaro Guimarães, Eliane Pinheiro, Francisco Júnior e José Antônio; os secretários de Estado Thiago Peixoto (Segplan), Joaquim Mesquita (SSP) e Luiz Alberto de Oliveira (Governadoria); presidentes de entidades; vereadores; superintendentes; produtores rurais e pecuaristas.

Fotos: Eduardo Ferreira

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias