Home / Economia

ECONOMIA

Anápolis: Fernando Cunha diz que diálogo município-estado é maior desafio

Superintendente do Programa de Desenvolvimento Industrial de Goiás (Produzir), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SED), Fernando Cunha afirma que, embora seja uma cidade industrial, com uma economia pujante, Anápolis deve participar de forma mais efetiva do processo de desenvolvimento do estado. “A cidade é um polo industrial onde o governo está instalando a maior plataforma logística do estado, a plataforma multimodal, que será ainda mais consolidada com a ferrovia Norte-Sul. No entanto, a cidade permanece um pouco à parte, sem dar a sua contrapartida e oferecer seus incentivos que se somariam aos que o estado oferece conferindo maior destaque ao município”, afirmou.

De acordo com Fernando Cunha, avançar no diálogo com o governo estadual é o maior desafio para os gestores do município. Ele citou o Programa de Inovação e Tecnologia do Estado de Goiás, o Inova Goiás, que prevê investimentos consideráveis na consolidação da infraestrutura e logística em Anápolis e destacou que para muitas das ações previstas há a necessidade de disponibilização de áreas, por exemplo. “Sem uma participação mais efetiva, Anápolis pode deixar de atrair os negócios previstos e perder para outros municípios”, acentuou.

Ao mesmo tempo em que coordena o Produzir, no âmbito da Secretaria de Desenvolvimento, Fernando estabelece as bases para um projeto político pessoal de grande alcance. Vereador licenciado e presidente do PSDB em Anápolis, ele articula dentro do partido o consenso em torno do seu nome para disputar as próximas eleições municipais, como o candidato do PSDB à Prefeitura. “Dentro do partido há outros nomes, como acontece aqui em Goiânia, mas estamos trabalhando para que a gente chegue no período das convenções como um nome de consenso, não queremos prévias, queremos chegar ao consenso pelo diálogo”, justificou.

Cunha está na sua segunda legislatura e desde março ocupa a superintendência do Produzir, uma experiência que, segundo ele, veio contribuir para uma visão mais abrangente de todo o processo de desenvolvimento do estado e do papel que Anápolis ocupa dentro desse cenário.

Neto do ex-deputado federal e secretário de estado em várias administrações, Fernando Cunha Júnior (MDB e PSDB), o superintendente do Produzir nasceu em Anápolis, em 1981, filho de agricultores. Desde cedo, porém, demonstrou interesse pela política. Trabalhou por oito anos no Tribunal de Contas do Estado, de 2000 a 2008, quando saiu para se candidatar a vereador por Anápolis, tendo sido o mais votado do PSDB, com 2.462 votos. Em 2012, ele foi reeleito novamente o mais votado do partido.

Entre os principais projetos apresentados na Câmara Municipal de Anápolis está a criação da Comissão de Ética da instituição (primeira legislatura) e o projeto municipal da ficha limpa, uma regulamentação das leis federal e estadual com o mesmo teor.

Desafios
Fernando Cunha acredita que estar coordenando o Produzir que é o programa de incentivos fiscais do governo de Goiás responsável por criar no estado um ambiente de atração de investimentos, considerado o de maior segurança jurídica do país, vem possibilitando uma compreensão do desenvolvimento. “Esse é o meu maior aprendizado aqui como gestor público nesta que é uma das maiores secretarias do governo, o de acompanhar de perto o processo de desenvolvimento e enxergar para onde o estado caminha”, declarou Cunha.

Apesar do momento de crise, segundo destacou, o programa avançou e tem aprovado importantes projetos para novos investimentos no estado, com geração de emprego e renda nas várias regiões. “O fato de estar trabalhando em Goiânia não me afasta da população anapolina nem dos interesses maiores do meu município”, afirmou Fernando Cunha, para quem Anápolis precisa estar lado a lado com o estado para impulsionar ainda mais a sua economia. E, conforme destacou, uma cidade não se desenvolve se a sua população não se desenvolver.

Projeto
Segundo Fernando Cunha, tanto ele quanto o partido estão mais preocupados nesse momento em preparar um plano de gestão para o município de Anápolis que contemple todas as áreas e os interesses da comunidade e, ao mesmo tempo, esteja inserido nos planos estratégicos do governo para o desenvolvimento social e econômico do estado de Goiás. “Estamos trabalhando com os vários segmentos sociais, ouvindo os setores de saúde, de segurança, da educação, econômico, para traçar os principais eixos desse plano”, acentuou o presidente do PSDB em Anápolis. De acordo com ele, o partido vai ouvir todas as áreas e debater as soluções para cada uma delas, com a participação efetiva de todos.

Além de um maior diálogo da Prefeitura Municipal com as várias instâncias do governo estadual, Fernando Cunha lembrou que entre as prioridades para os gestores de Anápolis estão a ampliação da estrutura de saúde do município que, segundo ele, não acompanhou a expansão da cidade que hoje tem mais de 400 mil habitantes. “É necessário também um investimento grande em segurança, que mesmo sendo responsabilidade do estado e da união precisa da participação do município, com a criação de uma guarda municipal”, disse Cunha, lembrando que há um desvio de policiais que deveriam fazer o policiamento nas ruas para guardar prédios e logradouros públicos.

Há necessidade, ainda, de investimentos na infraestrutura da cidade que é antiga e requer uma revitalização, tanto em vias públicas, quanto nos viadutos e até mesmo investimentos na criação de novas vias para desafogar o trânsito no centro da cidade.

Inspiração
Fernando Cunha declarou-se orgulhoso por participar da gestão do vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, José Eliton, na Superintendência do Produzir. “José Eliton é um homem arrojado e competente que vem mudando a forma de promover o desenvolvimento do estado, aproximando o governo dos setores produtores e também das universidades, tudo para que o estado possa investir fortemente na inovação”, disse Cunha. Segundo ressaltou, o Inova Goiás vai dar grandes frutos par Goiás e, por consequência, à cidade de Anápolis.

Com o governador Marconi Perillo, Fernando Cunha tem amizade de longa data, desde que votou pela primeira vez aos 18 anos, na chapa do então candidato ao governo integrada pelo seu avô Fernando Cunha, que havia se filiado ao PSDB, para concorrer ao Senado Federal. “Pra mim ele é uma inspiração, pois Marconi é sem dúvida o maior líder que o estado de Goiás tem, é uma figura pública em que me espelho para trabalhar, a quem peço conselho, e de quem vou buscar apoio nas próximas eleições”, disse. Conforme acentuou Cunha, as ações do governador Marconi nesta gestão, como o Inova Goiás e o Goiás Competitivo, mostram que ele é um homem à frente do seu tempo. “Prova disso são as ações do governo que são copiadas ou inspiram outros estados, como o próprio Produzir que só este ano recebeu quatro delegações de outros estados”, reforçou.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias