Home / Economia

ECONOMIA

ANP faz leilão de pequenos campos terrestres de petróleo

RIO - , a Agência Nacional do Petróleo (ANP) promove hoje novo leilão em áreas inativas com acumulações marginais. O objetivo do certame é "oferecer oportunidades a pequenas e médias empresas", segundo o órgão regulador.

[object Object]

Essas áreas são campos com pequenas acumulações de petróleo e gás em áreas de concessão com descobertas já conhecidas, onde ou ainda não houve produção ou foi interrompida por falta de interesse econômico. São campos antigos da Petrobras. Segundo a ANP, 21 empresas estão inscritas para participar do leilão. Na lista estão companhias como Alvopetro, Parnaíba Gás Natural, Tucumann Engenharia, Panergy, Imetame, entre outros. A Petrobras não participa.

Serão oferecidas 10 áreas inativas em seis bacias sedimentares localizadas nos estados da Bahia, Espírito Santo, Maranhão e Paraná e Rio Grande do Norte. Ao todo, as áreas somam 53 quilômetros quadrados.

Segundo a ANP, serão oferecidos blocos nas áreas no campo de Alto Alegre (na cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte), de Barra Bonita (no centro-oeste do Paraná), Bela Vista (no nordeste da cidade de Salvador, na Bahia), Fazenda Gameleira (em Mata de São João, na Bahia), Iraí (entre os municípios de Ouriçangas e Iraí, na Bahia), Lagoa do Doutor (no Espírito Santo), Miranga Leste (Itanagara, na Bahia),Paramirim do Vencimento (São Francisco do Conde, na Bahia), Riacho Sesmaria (em Araçás, na Bahia), São João (no Maranhão).

De acordo com fontes, o leilão é extremamente importante para desenvolver a indústria regional do petróleo, mas já deveria ter ocorrido. Além disso, a expectativa de arrecadação com o certame é baixa.

— No nomento atual, as empresas estão adiando investimentos. O resultado do leilão é incerto. Vai depender da estratégia das empresas — diz uma fonte.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias