Home / Economia

ECONOMIA

Marconi e empresários discutem vinda de fabricante de aeronaves para Goiás

O governador Marconi Perillo se reuniu, na quarta-feira (30), com executivos da Aeroalcool Tecnologia, com quem discutiu possível transferência da empresa para Goiás.
A Aeroalcool desenvolve e comercializa tecnologia de motores aeronáuticos, sendo pioneira no uso do etanol como combustível para aviões em condições reais de trabalho. É também a primeira empresa da América Latina a iniciar um processo de homologação desse tipo de tecnologia.
A companhia, sediada em Franca (SP), desenvolve ainda aeronaves não-tripuladas (Vant), projeto de jatos leves e componentes para satélites, além de instalar sistema de vigilância por infravermelho, entre outros. A companhia foi criada em 2001, inicialmente para desenvolver tecnologia de uso de etanol em motores aeronáuticos a pistão.
 
A Aeroalcool teve também participação ativa junto ao antigo Departamento de Aviação Civil (DAC), para que as novas aeronaves Ipanema também pudessem ser aprovadas. Em 2004, o EMB 202-A já voava oficialmente com etanol. Desde 2008, produz o Quasar Lite, aeronave de projeto totalmente nacional, para uso em lazer, treinamento e pequenas viagens – entre 400 e 500 Km.
 
Da parte da Aeroalcool, participaram da reunião com Marconi os diretores e fundadores da empresa, José Junqueira Pugliesi e James Rojas Waterhouse. Ambos são engenheiros aeronáuticos, formados pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP). Pugliesi é mestre em Engenharia na área de motores; Waterhouse, doutor em Engenharia na área de material composto. Também da Aeroalcool estavam no encontro o consultor Francisco Teixeira e o assessor jurídico Juberto Jubé.
 
Acompanharam o governador Marconi Perillo na reunião, no Palácio Pedro Ludovico, o superintendente executivo Luiz Maionese – representando o secretário de Desenvolvimento, Thiago Peixoto – o prefeito de Palmeiras de Goiás, Alberane Marques, e o advogado Gáudio Fleury.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias