Home / Economia

ECONOMIA

Vendas no dia da Mães terá o pior desempenho desde 2004, estima CNC

O Dia das Mães está chegando, entretanto, conforme a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), não será uma data feliz para o comércio. A CNC estima que as vendas em comemoração às mães caiam 4,1%, em 2016.

Se de fato assim ocorrer, este ano terá o pior desempenho na data desde 2004. Mesmo com a queda nas vendas, a estimativa da entidade é que a data movimente cerca R$ 5,7 bilhões em 2016.

Entre as intenções de compras estão artigos de uso pessoal e doméstico, que podem apresentar um aumento de 4,4% nas vendas em relação ao ano passado. Outros itens são de vestuário, calçados e acessórios que podem ter um crescimento de 2,3%.

Contratações temporárias

A contratação de trabalhadores temporários em função do Dia das Mães pode apresentar queda de 5,7% em comparação ao mesmo período em 2015. A previsão é que sejam abertas mais de 25 mil vagas no comércio em todo país.

Sendo assim, o número de contratações devido à data é o mesmo observado em 2012, no qual 25,4 mil vagas foram abertas. Estima-se que o setor de vestuário oferte o maior número de contratações, cerca de 14,7 mil, de acordo com a CNC.

O setor de vestuário é seguido pelos hiper e supermercados que, segundo a entidade, é o maior empregador do varejo no Brasil. Este ano, a expectativa é que a oferta chegue a 4,6 mil contratações temporárias.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias