Home / Economia

ECONOMIA

Jeep Compass nasce com futuro garantido

Norton Luiz Ferreira Editor Online de Veículos 

O SUV Jeep Compass fez sua primeira aparição mundial. O modelo, que chega à sua segunda geração,estreia primeiramente no Brasil, sendo produzido na fabrica da Fiat Crysler Automobiles (FCA)de Goiana, em Pernambuco, onde compartilha a linha de montagem e conjunto mecânico com o compacto SUV Renegade e a picape Toro. SUV de porte médio, o Compass é apontado como uma nova referência na categoria e será comercializado nas versões Sport, Longitude e Limited, equipadas com o 2.0 Tigershark flex; com tração 4x2, e Longitude e Trailhawk, com o 2.0 Multijet II, Turbodiesel, com tração 4x4.

A versão intermediária Longitude terá também  motor 2.0 Turbodiesel, com 170 cv (30,7 kgfm de torque) e câmbio automático de nove marchas, com aletas para troca de marchas atrás do volante, e tração 4x4. Esse mesmo conjunto equipa a versão topo da linha, o Compass Trailhawak. A tração 4x4 que acompanha as versões Longitude e Trailhwalk oferece o sistema Jeep Active Drive Low, o mais avançada da categoria. O motor 2.0 Tigershark desenvolve 159 cv a gasolina e 166 cv abastecido com etanol e 20,5 kgfm de torque. O câmbio que equipa as três versões com essas motorização é automático de seis velocidades.

A partir do próximo ano o Jeep Compass será produzido em outras fábricas e comercializado em mais de 100 países.  O Compass o ferece um conjunto moderno  de itens de segurança  que inclui controle de velocidade de cruzeiro adaptativo (ACC), monitoramento de mudança de faixa (LDW) e aviso/prevenção de colisão frontal (FCWp),  controle eletrônico de estabilidade (ESC), sistema anticapotamento (ERM), sistema de monitoramento de pressão de pneus (TPMS), farol alto automático (AHB) e aviso e prevenção de colisão frontal (FCWP), que engloba frenagem automática.

jeep diesel 2

A novidade da Jeep conta também com  controle de partida em subida, assistente de partida em rampa (HSA), freios a disco nas quatro rodas com ABS, três pontos de fixação de cadeiras infantis Isofix, repetidores de direção nos retrovisores externos, faróis de neblina com função cornering (acende do lado que se esterça em manobras ou em baixas velocidades) e direção de torque dinâmico (DST), que induz o condutor a virar o volante corretamente em uma situação de perda de aderência. Outro item de alta tecnologia é o sistema de estacionamento automático, o Park Assist, que opera em vagas paralelas e perpendiculares.

Com  linhas externas que remetem ao Jeep Grand Cherokee,  o Compass ganhou conjunto conjuntos óticos com assinaturas de LEDs tanto na dianteira como na traseira – de série desde a versão inicial. A iluminação frontal é completada por luzes diurnas e faróis de neblina, também itens presentes em todas as configurações do novo Jeep, e por projetores do tipo canhão, que podem ser de xenon, mas apenas nas versões Trailhawk e Limited. Internamente, o acabamento é bastante refinado, proprocionando conforto aos ocupantes.

Maior  19 cm do  que seu irmão Renegade,  o novo Jeep Compass tem 4,42m de comprimento, 2,64m de entre-eixos, 1,82m de largura e 1,65m de altura. Seu porta-malas tem capacidade para 410 litros.  O modelo, que se impõe à primeira vista  pelo design bonito e elegante,  terá  como concorrentes o Hyundai ix35, Kia Sportage, Audi A3, BMW X1, dentre outros.

Jeep Compass Longitude Diesel

Entre os equipamentos de tecnologia e conforto, o Compass conta O SUV Compass traz chave de presença Keyless Enter ’n’ Go (de série a partir das versões Longitude), csistema multimídia Uconnect com tela de toque, navegador GPS embutido, câmera de ré e conexões Bluetooth e USB, sendo que já a partir da versão Longitude, o monitor é colorido de 8,4 polegadas, com funções extras como controle do ar-condicionado e comandos de voz ainda mais avançados. A qualidade de áudio fica ainda melhor com o som opcional da marca Beats, de 506 Watts de potência, 9 alto-falantes e subwoofer.

Entre os opcionais para as versões Sport e Longitude (de série para Limited e Trailhawk) há mais dois air bags laterais, dois de cortina e um para os joelhos do motorista, totalizando sete bolsas quando somadas às duas frontais obrigatórias. O Compass custa R4 99.990  na versão de entrada Sport Flex, R$ 106.990 na versão Longituade Flex, R$ 132.990 na versão Longitduade Diesel, R$ 124.990 na versão Limitede Flex e R$ 149.990 na versão Trailhawk Diesel.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias