Home / Economia

ECONOMIA

Audi A3 Sedan 1.4 Flex 2017 copia um pouco do A4, seu irmão maior

Norton Luiz
Editor de Veículos

O Audi A3 Sedan 1.4 Flex 2017 ganha faróis, lanternas, grade e para-choques com novo design, mudanças que deixaram o modelo da marca alemã mais atraente. O A3 passa a contar também com volante e alavanca de seta semelhante à do seu irmão maior, o A4, e traz novos difusores de ar, todas as luzes internas de LEDs, console central com mudança nos botões de acesso ao sistema MMI (media music interface) e duas entradas USB, que dispensam o uso do cabo adaptador.

A estrutura de menus no sistema MMI foi redesenhada, passando a ter o mesmo visual dos modelos TT, A4 e Q7. Por meio da entrada USB, telefones celulares com os sistemas operacionais iOS e Android podem se conectar com o carro por meio do Audi smartphone interface. O sistema permite que certos aplicativos funcionem diretamente na tela do veículo. A3 Sedan 1.4 TFSI Flex versão Attraction custa R$ 115.190,00 e a versão Ambiente R$ 124.190,00

As mudanças externas deixaram o visual do novo A3 2017, que já está sendo comercializado, mais esportivo e expressivo. A dianteira traz elementos que remetem ao A4, com a grade Singleframe ampliada e com contornos mais nítidos e os faróis que trazem recortes afiados na borda inferior. A traseira acentua a largura do novo A3 com o desenho das luzes horizontais iluminadas e a linha de separação acima do difusor redesenhado. Outra novidade é o desenho das rodas, que agora trazem cinco raios.
Audi A3 2017 (1)

Sob o capô, as Attraction e Ambiente do Audi A3 continuam equipadas com o motor 1.4 TFSI Flex produzido no Brasil, com 150 cv de potência e 250 Nm de torque disponível a apenas 1.500 rpm. Esse propulsor, combinado com o câmbio Tiptronic de 6 velocidades, leva o A3 à velocidade máxima de 215 km/h e vai de 0 a 100 km/h em apenas 8,8 segundos. O câmbio do A3 oferece a possibilidade de trocas de marchas manual por meio da alavanca seletgora ou pelo shift paddles posicionado atrás do volante.

Peças de aço de alta resistência, temperadas na própria matriz onde são moldadas, constituem 26% da sua carroceria do A3 Sedan. Elas são aquecidas até cerca de 1.000o C e, em seguida, resfriadas a aproximadamente 200o C, em uma prensa de estampagem refrigerada a água. Esse processo cria uma estrutura de ferro e carbono com excepcional resistência à tensão. Assim, as peças que utilizam esses aços de alta tecnologia podem ter paredes estreitas e, consequentemente, menor peso.

O A3 Sedan continuará sendo oferecido nas versões Attraction e Ambiente, mas traz maior variedade de itens de série e oferta de opcionais. Todas elas se caracterizam pelo conforto e segurança, incluindo, entre outros itens, um total de sete airbags para proteção dos ocupantes – frontais e laterais na dianteira, airbags de cortina para as janelas laterais dianteiras e traseiras e airbag para proteção dos joelhos do motorista. Outro item de segurança ativa, presente em todas as versões, é o ESP, controle eletrônico de estabilidade.

O A3 Sedan Attraction traz de série ar-condicionado, direção eletromecânica, faróis bi-xenônio com ajuste automático de altura e lavadores, rádio MMI com alto-falantes com conexão via Bluetooth, computador de bordo, sensor de estacionamento traseiro, bancos dianteiros com ajuste de altura, volante multifuncional e alavanca de câmbio revestidos de couro e vidros laterais e traseiro com isolamento térmico.
Audi A3 2017 (2)

Há ainda o sistema start-stop para desligamento e partida do motor quando o carro é imobilizado, como em semáforos e congestionamentos – um equipamento que pode fornecer até 10% de economia de combustível, sobretudo nas grandes cidades. O freio de estacionamento tem acionamento eletromecânico e as rodas são de alumínio com 16 polegadas. A versão intermediária Ambiente soma aos itens de série do Attraction sensores de luz e chuva, para-brisa com faixa colorida cinza e rodas de alumínio aro 17.

Um dos diferenciais do A3 Sedan Ambiente é a oferta de opcionais, com dois pacotes de equipamentos: o Design, constituído por bancos de couro sintético, diversos porta-objetos e teto solar panorâmico “Open Sky”, e o pacote Ambiente Plus, que traz controle de velocidade de cruzeiro, espelho retrovisor com função antiofuscante automática, computador de bordo com display colorido, Audi Sound System e pacote de luzes.
Audi A3 2017 (3)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias