Home / Economia

ECONOMIA

Mustang 2018 ganha mais corpo, tecnologia e reformula motores

Norton Luiz
Editor de Veículos

O Ford Mustang, transformado em carro global há três anos, chega no final deste ano ao mercado brasileiro, como modelo 2018, trazendo uma série de avanços que acentuam ainda mais o DNA de design e a evolução do cupê esportivo mais vendido do mundo. O lendário modelo ganhou um visual mais aerodinâmico na dianteira e traseira e passa a contar com novas opções de personalização com três novas cores da carroceria e 12 modelos de roda, incluindo a cor de lançamento Orange Fury.

A performance do superesportivo também mudou, com a revisão feita nos motores V8 e EcoBoost 2.3 turbo, visando garantir mais potência. O motor 2.3 EcoBoost de quatro cilindros, que já tinha desempenho superior ao do V6 3.7 anterior, ganha ainda mais torque em acelerações fortes com a tecnologia de “overboost” transitório da Ford.
Por sua vez, o motor V8 5.0, totalmente reformulado, ganhou mais potência e o giro da versão GT. Esse aumento de potência foi conseguido com a primeira aplicação da nova injeção direta de alta pressão da Ford em um motor V8 da linha, combinando torque robusto em baixa rotação, mais potência em alto giro e economia de combustível.

Destaques também no Mustang 2018, cuja chegada ao país é aguardada com muita expectativa, são a transmissão automática de 10 velocidades, que será disponibilizada nos dois motores, a tecnologia de suspensão MagneRide e, no interior, o inédito painel digital configurável de 12,3 polegadas.

Ford Mustang 2018 (3)

O novo Mustang será vendido também com transmissão manual, aprimorada no modelo 2018 para extrair o máximo desempenho de ambos os motores. Essa transmissão, que equipará a versão com motor V8, foi totalmente redesenhada, incluindo dupla embreagem e um volante de massa dupla para aumentar o torque e uma modulação de embreagem mais eficiente.

Comparada à transmissão anterior de seis marchas, a nova transmissão manual oferece engates mais rápidos, melhor resposta em baixa velocidade e uma grande redução nas perdas por atrito. Seu novo sistema de controle eletrônico traz ajustes exclusivos para cada modo de direção, com programação adaptativa de trocas em tempo real para garantir a marcha certa no momento certo. O motorista também dispõe de trocas manuais nos comandos “paddle shift” da direção.

O modelo será lançado nos Estados Unidos em setembro próximo. Em seguida, ganha novos mercados mundiais, inclusive com a previsão de vendas no Brasil no início de 2018. “É com grande satisfação que apresentamos o melhor Mustang de todos os tempos, diretamente para os seus milhões de fãs no mundo, através de vários canais das mídias sociais”, disse Joe Hinrichs, presidente da Ford nas Américas.

O novo Mustang é o primeiro carro da Ford a ter painel de instrumentos digital totalmente configurável, com tela de 12,3 polegadas e três modos de personalização: normal, esporte e pista. O sistema, chamado Mustang MyMode, conta com função de memória para o motorista registrar suas configurações preferidas, incluindo ajustes da suspensão e da direção. O ronco do motor do novo Mustang também foi refinado e até esse som pode ser personalizado.

A versão GT oferece um sistema de válvula ativa de escape, opcional, que permite variar a potência sonora. A lista de tecnologias de assistência ao motorista cresceu, com sistemas de frenagem de emergência, alerta de distância, manutenção na faixa e alerta de fadiga. Há também novos recursos de conectividade: os sistemas Ford SYNC 3 e SYNC Connect permitem, entre outras funções, dar a partida, travar, destravar e localizar o veículo remotamente, junto com o aplicativo FordPass para smartphones.

Todos os modelos da linha 2018 trazem novos amortecedores, uma nova junta no eixo transversal da suspensão traseira que aumenta a rigidez lateral e barras estabilizadoras inovadoras para refinar a resposta e o controle. Além disso, como nova opção, o pacote “Performance” vai oferecer a tecnologia de amortecedores MagneRide para otimizar a dirigibilidade em todas as situações de rodagem.
Novo design

O novo Mustang ganhou um design mais atlético, refinado e aerodinâmico, com capô mais baixo e grade redesenhada. Pela primeira vez toda a linha terá luzes dianteiras de LED, incluindo luzes de assinatura, faróis alto e baixo, piscas e faróis de neblina. A traseira também tem novas lanternas de LED, de aparência sofisticada, além de novo pára-choque e aerofólio. A ponteira de escape é dupla no Mustang EcoBoost e com quatro saídas no Mustang GT com motor V8.

A cabine também traz detalhes visuais aprimorados e de aparência sofisticada. O console central tem costuras aparentes feitas a mão e almofadas de joelho. As maçanetas, aros e instrumentos têm acabamento em alumínio. Os revestimentos dos bancos contam com novos padrões e cores e o painel de instrumentos exibe um emblema Mustang renovado. A chave também tem novo design o volante oferece aquecimento opcional.

Ford Mustang 2018 (5)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias