Home / Economia

ECONOMIA

Citroen Aircross a um passo para deixar de ser minivan e virar SUV

Norton Luiz
Editor de Veículos

A Citroën apresenta com exclusividade em todo o mundo um concept car audacioso. O projeto, que será uma das atrações do Salão de Genebra, no próximo mês de março, revela como será a próxima geração do modelo. O colorido C-Aircross Concept se mostra com personalidade forte e audaciosa já no primeiro olhar. O SUV Compacto C-Aircross Concept marca uma nova etapa no desenvolvimento da estratégia de produto da Citroen. Ao apresentar o concept C-Cross com silhueta de vocação internacional, a fabricante francesa confirma sua ofensiva no segmento dos SUV’s, iniciada com o Concept Aircross.

A personalidade do C-Aircross se traduz pelo design e conforto. No primeiro caso por se diferenciar no universo dos SUV’s pela silhueta externa e, no caso do conforto, pelo acabamento interno, onde a combinação de cores e materiais promove um ambiente bem acabado, arejado e relaxante. As portas com abertura antagônica do Citroën C-Aircross Concept dão acesso a um espaço interno que convida à aventura. O concept alia espaço, assentos largos acolchoados e muita luminosidade, esta graças a seu teto solar panorâmico e que pode ser aberto.

Ainda no ambiente interno do C-Aircross Concept encontram-se as bases do programa Citroën Advanced Comfort® e onde a tecnologia está a serviço da fluidez de utilização com, por exemplo, o mostrador virtual em cores no para-brisa (em uma lâmina estética que dá continuidade ao painel de instrumentos), o volante mono raio com comandos intuitivos, a retrovisão por meio de câmera ou a recarga de smartphones por indução.

CL 17.008.004

Com 4,15 metros de comprimento, 1,74 m de largura e 1,63 m de altura, o Citroen C-Aircross Concept é a nova identidade do modelo, que abandona o destilo minivan para ganhar a cara de SUV, hoje um segmento que crescente assustadoramente no Brasil. O que a marca não revela é a motorização. O que virá sob o capô é ainda um mistério, mas dificilmente virá será um propulsor com tração integral, que afasta a possibilidade de ser reconhecido como um veículo eminentemente aventureiro. De aventura mesmo o novo carro deverá trazer apenas a aparência. Do mais, só mesmo aptidôes off-road.

Resolutamente otimista, o concept C-Aircross apresenta uma personalidade original e criativa, mas sem abrir mão dos códigos de base do território SUV. Seu design moderno apoia-se em uma morfologia única, que lhe transmite robustez e energia. O C-Aircross Concept se distingue ao primeiro olhar pelo capô curto e alto, assim como por sua dianteira encurtada, um território de expressão inédito no mundo codificado dos SUV’s. Este bloco dianteiro alto é que lhe dá equilíbrio global, irradiando segurança e força.

O Concept C-Aircross também alterna superfícies lisas e contrastes gráficos que ganham vida com pontos coloridos. Pronto para a aventura, o concept C-Aircross é equipado com elementos de proteção dianteiros e traseiros, molduras de proteções nas caixas de rodas ostentando uma camuflagem furtiva, bem como proteções laterais instaladas na parte inferior da carroceria. E, para enfatizar ainda mais seu aspecto aventureiro, o concept se apoia sobre rodas diamantadas de 18 polegadas com um desenho criativo e escultural, que sugerem uma posição de direção elevada.

interior1

Os porta-objetos se multiplicam dentro do espaço interno do concept car C-Aircross. Na frente, o motorista e os passageiros têm à disposição uma zona de depósito de objetos original. Os portas-objetos estão localizados também nas portas, além de duas gavetas equipadas com alças, que servem também como porta-objetos úteis na frente. Os designers desenharam também assentos equipados com porta-revistas integrados, dissimulados em seus encostos.

O console central dispõe de um compartimento de armazenamento profundo e de um primeiro compartimento dedicado à recarga sem fio por indução. Este mesmo console estende-se e possui uma segunda área para colocar Smartphones, accessível também aos passageiros traseiros. Paralelamente, eles poderão colocar seu tablets nas costas do encosto da poltrona dianteira para assistir a um filme ou colocá-lo dentro do discreto compartimento no centro do banco para protegê-lo.

O C-Aircross concept conta com a função "exibição virtual no para-brisa", bem como a função "retrovisão high-tech". Duas câmeras laterais substituem os tradicionais retrovisores externos, reproduzindo as imagens no lugar do retrovisor interno. E, para uma visualização otimizada do meio ambiente, o concept conta com uma câmera traseira situada no centro do aerofólio do teto.

O concept C-Aircross possui uma interface Homem-Máquina inteligente e intuitiva. Motoristas e passageiros podem acessar as muitas funcionalidades por meio da tela tátil central de 12 polegadas. A exibição das informações de direção e de lazer permite que todos possam receber informações sobre uma viagem graças à navegação conectada 3D com reconhecimento de voz, o Citroen Connect Nav.

CL 17.008.002

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias