Home / Economia

ECONOMIA

História da Volvo no mundo começa em 1927 com o modelo OV4

Norton Luiz
Editor de Veículos

Há exatos 90 anos, a Volvo fabricava seu primeiro carro. O Volvo OV4 foi o primeiro modelo a ganhar as ruas, em 1927, com a marca sueca. A data foi comemorada no último dia 14, quando saiu da linha de produção da marca, hoje referência em veículos premium em todo o mundo,  mais uma unidade do SUV XC6O. Não foi por acaso que o dia escolhido foi 14 e abril. É que nessa data saiu da linha de produção o emblemático modelo OV4, o primeiro Volvo no mundo.

O modelo OV4  vendeu um total de 275 unidades, um número modesto mesmo para a época. Já o  atual XC6O apresenta desempenho considerável, com vendas em crescente a cada ano, desde sua apresentação, em 2008. Com sete anos de mercado, o SUV premium de tamanho médio alcançou a liderança do segmento na Europa e hoje contabiliza 966 mil unidades vendidas.



O utilitário esportivo XC6O representa cerca de 30% das vendas globais da Volvo. Em abril, ele deve ultrapassar a barreira de 1 milhão de carros comercializados. “A Volvo tem muito orgulho de sua história. Os últimos 90 anos foram emocionantes, mas os dez anos que restam para o centenário poderão ficar ainda melhores, na medida em que o foco da indústria muda para a direção autônoma, da eletrificação e da conectividade”, afirma o CEO Håkan Samuelsson.

O novo utilitário esporte é um dos carros mais seguros já fabricados pela Volvo e agora passa a oferecer a tecnologia mais atual em prol da segurança, incluindo o novo sistema de Mitigação de Pista Oposta, que utiliza o Assistente de Direção para evitar colisões frontais com veículos que se aproximem vindos da pista contrária.

O sistema de assistência de direção semiautônoma (Pilot Assist), que toma conta da direção, da aceleração e da frenagem em estradas bem sinalizadas em velocidades de até 130 km/h, está disponível no novo XC60 como item opcional.  Com a chegada gradativa do novo XC60 aos mercados no mundo inteiro, a Volvo Cars acredita em mais um ano de vendas recorde em 2017.

                                                                              História

O fundador da Volvo, Assar Gabrielsson, percebeu uma oportunidade para a produção de automóveis na Suécia depois de observar o crescimento da indústria automobilística, nos Estados Unidos e na Europa, a partir de seu cargo de vendas na fabricante sueca de rolamentos SKF, uma grande fornecedora do setor.  Com aço de fácil acesso na Suécia, mão de obra barata e engenheiros habilidosos, ele conseguiu convencer a SKF a investir num negócio spin-off de automóveis, chamado AB Volvo.

O primeiro automóvel sueco produzido em série foi bem convencional, com certos elementos de design americano, um chassi de madeira feito de árvores de freixo (ash) e de faia, um motor de 1,9 litro e válvulas laterais e rodas de artilharia com raios de madeira. Tinha disponibilidade de pintar os carros apenas com azul escuro e para-choques pretos.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias