Home / Economia

ECONOMIA

O Challenger mais “diabólico” já fabricado pela Dodge

Norton Luiz
Editor de Veículos

Quando o assunto é carro de alto desempenho, a Dodge chama as atenções para o que ela fabrica. A marca já havia abalado o mundo dos carros de alto desempenho em 2014, com as versões SRT Hellcat do Charger e do Challenger, de 717 cv, dois supercarros a preços acessíveis. Estes foram os muscle cars mais potentes da história até o anúncio feito pela Dodge da chegada do "diabólico" Challenger SRT Demon.  O supercarro, que terá 3.300 unidades em todo o mundo, será uma das atrações da Dodge no Salão do Automóvel de Nova Yorque, que abre suas portas amanhã, dia 13, sexta-feira, e vai até  o próximo dia 23.

Mais uma vez a Dodge chama as atenções e se supera nas suas próprias produções. Se as versões SRT Hellcat do Charger e do Challenger com seus 717 cv já eram demais, imagina um outro Challenger com 134 cavalos de potência a mais. É exatamente isso que a Dodge conseguiu com o Challenger SRT Demon 2018, com seus 851 cv no motor de 6.2 litros com compressor , o que faz desse propulsor o mais poderoso V8 Supercharged de série.

A medição oficial da NHRA (associação de provas de arrancada dos EUA) de 9,65 segundos a 225 km/h faz do Dodge Challenger SRT Demon o carro de produção mais rápido do mundo no quarto de milha (0 a 400 metros). Ele também é recordista da aceleração de 0 a 96 km/h (60 milhas horárias) para automóveis de série, feita em apenas 2,3 segundos. Também impressiona o tempo que o Demon leva para ir de 0 a 48 km/h (30 mph): 1 segundo.

Outra façanha do Dodge Challenger SRT Demon é a capacidade de levantar as rodas dianteiras durante a arrancada, obtendo um curioso recorde certificado pelo livro Guinness: a empinada mais longa em um carro de produção com 89 cm. E se segure bem porque o Challenger SRT Demon também registrou a maior força G a partir de uma saída estática em um carro de produção, com 1,8 G.

“Com o Demon, nosso objetivo era produzir um carro que ‘tatue’ o logotipo da Dodge no subconsciente dos clientes, atingindo além dos nossos entusiastas leais”, disse Tim Kuniskis, chefe das marcas Dodge, SRT, Chrysler e Fiat para América do Norte. “Para conseguir isso, tivemos que estabelecer recordes inéditos, fazer mais do que foi feito antes, ir além até mesmo do lendário Hellcat. O resultado: 851 cv, um muscle car de 9 segundos (no quarto de milha) como nada visto antes.”

Os números de desempenho são reflexos de uma incrível lista de primazias para carros de rua:

  • Pneus Nitto de arrancada “street-legal” para melhor tração, dando 40% a mais de força de saída em relação aos pneus do SRT Hellcat;
  • Mapeamento do motor para gasolina sem chumbo com mais de 100 octanas;
  • SRT Power Chiller™, que redireciona o fluido do ar-condicionado para baixar a temperatura no refrigerador do compressor;
  • After-Run Chiller, que liga o ventilador e o circuito da bomba de refrigeração de baixa temperatura quando o motor está desligado;
  • TransBrake, que bloqueia o eixo do câmbio automático TorqueFlite de oito marchas para conter o carro antes da saída, permitindo que o motorista aumente a velocidade do motor e obtenha uma resposta mais rápida;
  • Torque Reserve, que aumenta a fluxo de ar do motor e as rotações do compressor antes da arrancada, entregando aceleração impressionante;
  • Suspensão com Drag Mode, que maximiza a transferência de peso para as rodas traseiras para melhor tração;
  • Drag Mode Launch Assist, que usa sensores de velocidade para detectar saltos das rodas que podem danificar o sistema de tração, mudando a entrega do torque em milissegundos para retomar a tração completa e, em seguida, continuar acelerando o carro ao longo da pista;
  • Opção de pneus finos “Front Runner” para usar em pistas de arrancada, que reduzem o peso frontal;
  • Carroceria alargada, com estilo agressivo, com caixas de rodas modificadas para abrigar os enormes pneus 315/40 R18;
  • Banco do passageiro dianteiro e banco traseiro removidos para reduzir o peso total (podem ser incluídos por US$ 1 cada).

Todo pintado de vermelho, motor do Challenger SRT  Demon está certificado pelo padrão SAE J1349 em relação aos números de potência e torque. Está também em conformidade com todos os regulamentos aplicáveis de emissões legais. Embora o Demon V8 compartilhe sua arquitetura com o Hellcat V8, ele vai muito além de um motor Hellcat mais potente. Mais de 50% dos componentes no Demon diferem do Hellcat, incluindo: • Compressor maior: 2,7 litros (2,4 no Hellcat) • Pressão mais alta: 14,5 psi (11,6) • Limite de rotações por minuto mais alto: 6.500 rpm (6.200) • Gasolina: duas bombas de dois estágios em vez de uma • Caixa de ar maior com três fontes de entrada: Air-Grabber™ no capô, Air-Catcher™ no farol esquerdo e uma entrada perto da roda.



A principal missão do Dodge Challenger SRT Demon 2018 é cobrir o quarto de milha mais rápido possível. Para tanto, ele combina os melhores ajustes mecânico e eletrônico para entregar a tração máxima mantendo controle direcional preciso.

Os amortecedores adaptativos Bilstein foram desenvolvidos para arrancadas, deslocando a maior quantidade de peso possível para as rodas traseiras, a fim de alcançar o máximo de tração na saída. A transferência de peso melhora a tração das rodas traseiras em 11%.

Na busca por cada décimo de segundo, os engenheiros focaram em remover o máximo de peso possível. O resultado: mais de 90 kg de alívio com todo o equipamento removido do Challenger SRT Demon. Além da remoção dos bancos de trás e do passageiro dianteiro, não há sistema de som e muitas peças são aliviadas, como as rodas e barras estabilizadoras.

O Demon é o Challenger mais largo já feito na história e é o primeiro muscle car de série a ter para-lamas com alargadores no estilo wide body. As molduras musculosas cobrem as rodas superleves de 18 x 11 polegadas com pneus Nitto NT05R 315/40 R18 na frente e atrás, especificamente desenhados para o Demon, e adicionam 9 cm à largura do carro.

Para atender a qualquer gosto, as 3.300 unidades do Dodge Challenger SRT Demon 2018 estará disponível em 14 cores: Billet Silver, Destroyer Grey, F8 Green, Go Mango, Granite Crystal, Indigo Blue, Maximum Steel, Octane Red, Pitch Black, Plum Crazy, TorRed, White Knuckle e Yellow Jacket.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias