Home / Economia

ECONOMIA

Test Drive: Volvo XC60 D5, um SUV com virtudes de sobra

Um utilitário esporte Premium com virtudes de sobra. Elegante na aparência, com suas linhas com contornos mais arredondados, espaçoso, confortável e um motor turbodiesel 2.4 litros de 220 cavalos capaz de surpreender pelo fôlego e também pela  ausência de ruídos, que torna a cabine bem silenciosa., trazendo a sensação de tranquilidade aos ocupantes.  O Volvo XC60 D5 reservou bons momentos durante os 10 dias em que foi submetido a um período de avaliação pela Editoria de Veículos do DMAutos, do Diário da Manhã.

XC60 (5)

Quer uma  outra excelente informação? O SUV com jeitão de Crossover da Volvo, por conta da tração integral e suspensão elevada, tem na economia um dos seus pontos fortes. Apesar dos seus 1.903 kg, a versão Momentum testada fez média de 9,3 litros na cidade e de 12,3 na estrada, números que reforçam a posição do modelo da marca sueca no mercado brasileiro. O consumo oficial anunciado pela Volvo para o modelo é de 9,5 na cidade e de 12,5 na estrada. O propulsor atua associado com o câmbio automático Geartronic de 6 velocidades de trocas macias e suaves.

O tanque de 70 litros tem autonomia para rodar mais de 800 quilômetros e o bagageiro, com capacidade para 495 litros acomoda bem as bagagens. O fato de ser um grandalhão não impede que o XC60 se desloque com agilidade no trânsito urbano, e foi exatamente isso que  demonstrou. Na estrada, o XC60 só não mostrou um motor muito rápido e silencioso, como também passou muita segurança. O motorista tem o carro o tempo todo nas mãos e a certeza da pronta ação dos equipamentos de segurança disponíveis.

XC60 (14)

 Incrível o comportamento dinâmico do XC60 Momentum. Ele acelera forte e ainda consegue ser econômico. De aparência bastante robusta, o modelo, na configuração D5, tem atitude. O motor de 220 cv e 44,9 kgfm de torque a partir dos 1.500 giros, é  um detalhe que merece boas referências e constitui-se num grande diferencial em carros utilitários esportivos. Não é diferente no SUV da Volvo. Uma leve pisada no acelerador é o suficiente para o XC60 mostrar sua força nas retomadas e ultrapassagens, pois o torque está sempre disponível.

Por todos os seus atributos, o XC60 ganha bagagem para travar uma briga acirrada com seu concorrente direito, o Land Rover Discovery Sport, com seus 190 cavalos de potência, e com uma adversária um pouco mais distante, a Toyota SW4.  A suspensão McPherson na dianteira e Multilink independente na traseira tem um excelente comportamento na absorção das imperfeições do piso.  Andar no chão não traz foi problema. A tração integração AWD e o chassi rígido mostram serviço, fazendo com que motorista e passageiros mantêm-se confortáveis no interior do carro.

Volvo xc (14)

Os ajustes elétricos dos bancos dianteiros fazem com que o motorista encontre a posição ideal para dirigir a o passageiro que vai ao seu lado não tenha nada a reclamar de cansaços durante deslocamentos em trechos mais longos. Quem vai no banco traseiro fica bem acomodado também e encontra espaço suficiente para as pernas, mesmo  aqueles de estatura física maior. O acabamento em couro da versão Momentum avaliada é bastante refinado, o painel em uma aparência clean e funcional e a central multimídia de 7 polegadas só peca por não ser sensível ao toque.

O Volvo XC 60 D5 vem bem completo com itens de série e traz na disponibilidade dos equipamentos de segurança sua marca registrada.  A Volvo é padrão quando o assunto é a segurança dos seus veículos e o XC60 diesel esses detalhes não foram desprezados. O modelo traz, por exemplo, o City Safety, sistema que age de forma independente das reações do motorista para evitar acidentes em baixas velocidades.

XC60 (12)

O XC60 D5 Momentum – a Volvo comercializa também a versão de entrada Kinetc – vem com regulagem elétrica dos bancos, central multimídia com tela de 7 polegadas, ar-condicionado digital de duas zonas,faróis de xenônio, luzes de uso diurno, o serviço de segurança Volvo OnCall, rodas de liga leve de 18 polegadas, teto solar elétrico, painel digital com tele de 8 polegadas, câmera traseira,  navegador GPS (com mapas em 3D e informações de tráfego em tempo real).

XC60 (2)

 A versão avaliada oferece ainda seis airbags, controle avançado de estabilidade (ASC), controle dinâmico de estabilidade e tração (DSTC), monitoramento de pressão dos pneus e sistemas de proteção  contra lesões na coluna cervical e de impactos laterais. O banco traseiro conta com Isofix para fixação de cadeiras infantis e assentos integrados para crianças. A versão Momentum custa R$ 253.950, mas se o comprador quiser uma versão mais em contra ele tem à disposição a Kinetc, por 219.950.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias