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Test Drive: VW up! 2018 trouxe uma nova impressão ao dirigir

Norton Luiz Editor de Veículos Mudou muita coisa na impressão de dirigir do novo Volkswagen up! 2018. As mudanças feitas no pequeno hatch da marca alemã dão as respostas que os consumidores queriam: um carro mais conectado, mais musculoso e com um acaba

Norton Luiz
Editor de Veículos

Mudou muita coisa na impressão de dirigir do novo Volkswagen up! 2018. As mudanças feitas no pequeno hatch da marca alemã dão as respostas que os consumidores queriam: um carro mais conectado, mais musculoso e com um acabamento interior mais refinado. Foi exatamente isso que a Volkswagen fez e o novo up! passa a refletir o desejo o consumidor. As mudanças passam nova impressão ao dirigir o modelo, proprocinada por tudo que o compacto acrescenta de novo  Os motores 1.0 de três cilindros aspirado e TSI não mudam no novo modelo. Nem precisava. Eles se destacam pela agilidade e economia de combustível.



O up! 2018 apresenta um novo design, com destaque para os novos para-choques, agora mais  robustos. Seu novo desenho, com linhas mais pronunciadas, fez o carro crescer 84 mm. A grade do radiador traz friso duplo cromado e vermelho, margeando os faróis. Esta cor só é substituída pelo preto quando o carro for  Laranja Habanero. O conjunto ótico passa a contar com novos elementos internos. O up! 2018 traz também, além dos novos faróis, lanternas, calotas e rodas de liga-leve, fazendo com que as mudanças externas deixassem o compacto da Volkswagen mais bonito e com uma linguagem visual  mais jovem.

Com relação à tecnologia, o novo up! vem com  painel com tela multimídia de 5  polegadas,  sistema de som “Composition Phone” e o aplicativo maps+more, desenvolvido pela Volkswagen para monitorar todas as funções do veículo pelo smartphone. Com esse novo aplicativo, o GPS Maps & More, até então utilizado  sai de cena para dar lugar à modernidade do Maps+More, que pode ser baixado gratuitamente pelo proprietário do up!.



São quatro versões convencionais disponíveis no up! (Take up!, Move up!, Cross up!, High up!, e mais a versão especial Connect, derivada do Move up! e que fica posicionada entre este e o Cross up!). Os preços vão de R$ 37.990, na versão de entrada ,até R$ 57.100 na topo da linha. Todas apresentam disposição de enfrentar de cabeça erguida os concorrentes Mobi, Ka, Onix e HB20, nas versões equipadas com motorização 1.0.

O interior do novo up! também mudou e está bem diferente das versões anteriores. O painel foi renovado e recebeu um novo padrão de textura e um filete em LED branco na parte inferior que dá um toque de sofisticação. Ele fica bem evidente à noite.  O volante multifuncional do  up! 2018, com acabamento em couro, agora é o mesmo utilizado por alguns modelos de segmentos superiores, como o Gol e o Passat alemão, mas somente para as versões mais caras.



O painel de instrumentos ganhou círculos maiores. Mais aparentes, os novos desenhos asseguraram não só uma aparência arrojada do cluster. Essa alteração deu também mais eficiência na visibilidade ao condutor. O modelo oferece também de série suporte para celular. Novos pacotes de opcionais disponíveis trazem sensores de chuva e crepuscular.

DMAutos, do Diário da Manhã, testou a versão especial Connect TSI, lançada para celebrar a chegada do up! 2018 ao mercado. Trazendo itens diferenciados e amplo espaço interno comum à linha,  a Connect tem no visual esportivo um ponto altamente positivo. Ela é vendida exclusivamente nas cores Azul Laggon, Prata Sirius e Laranja Habanero,  ”com interior escuro, o que confere mais esportividade à versão.

 A versão mais esportiva do Volkswagen up! é identificada pela faixa com a inscrição Connect na parte inferior das portas, retrovisores e teto em preto Ninja (mas se o consumidor quiser pode adquir o carro com o teto na cor da carroceria) e pela  identificação TSI na coluna “B” e na tampa traseira, na cor preta. As rodas são de liga leve de 15 polegadas diamantadas e com detalhes em preto brilhante.



A Volkswagen fez com que o compacto up! ficasse mais bonito. Só não mexeu onde não precisava mesmo ser mexido, ou seja, nos motores 1.0 MPI de 82 cv e 1.0 TSI de 105 cv, abastecidos com etanol. Esses propulsores são eficientes e se destacam pela economia, principalmente nas versões TSI que passam a adotar pneus verdes, de pouca aderência e de bons resultados na economia de combustível.

O up! TSI leva apenas 9,3 segundos de 0 a 100 km/h e atinge 183 km/h de velocidade máxima, ambos com etanol (E100). Com gasolina (E22) no tanque, o up! TSI acelera de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos, com velocidade máxima de 181 km/h. Por sua vez, o propulsor MPI, que equipa as versões Take up! e Move up!, leva 12,6 segundos de 0 a 100 km/h e atinge 163 km/h de velocidade máxima, ambos com etanol (E100). Com gasolina (E22) no tanque, o up! MPI acelera de 0 a 100 km/h em 12,7 segundos, com velocidade máxima de 161 km/h.

Durante o período de teste, a versão Connect com motor 1.0 Total Flex TSI seguiu os parâmetros de consumo informados pelo Programa de Etiquetagem do Inmetro, fazendo  média de 10 km/L na cidade, com etanol. Na estrada, superou um pouco os 11,5 km/L com o mesmo combustível. O modelo mostrou excelente desempenho, com respostas imediatas do motor turbinado  nas  acelerações. Tem muito fôlego e muita agilidade.Não é à toa que o up! é o carro mais premiado a indústria automotiva brasileira.



 O câmbio manual de cinco marchas (as versões TSI não têm câmbio automatizado) tem engates perfeitos. Uma breve observação é relativa à suspensão, mas nada que chega a comprometer. Poderia receber uma calibragem que evitasse que as imperfeições do solo fossem sentidas no interior do carro e falta um pouco de suavidade na direção elétrica em baixas velocidades, o que a Fiat corrigiu muito bem com o sistema City.

Outro ponto negativo é a falta de vidros elétricos nas portas traseiras. De qualquer forma, por tudo que oferece de bom no acabamento, no design, na tecnologia e na esportividade, o Volkswagen up! Connect avaliado vale os R$ 54.990 pedidos pela versão, sem  o valor a mais cobrado  com a pintura do teto preto Ninja. É um “foguetinho” na estrada, de fácil levada no trânsito urbano e cabe em vagas de estacionamentos onde não entra um veículo de maior porte, além da economia que oferece.  É um excelente carro.