Ford lança programa voltado para a mobilidade e inovação

Ford Fund Lab visa atender as necessidades da população de baixa renda

Postado por Norton Luiz em 15 de Junho de 2017 às 19h29
Atualizado em 21 de Junho de 2017 às 14h07

Norton Luiz
Editor de Veículos

O programa foi apresentado na última quinta-feira, dia 14, por Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul, e Jim Vella, presidente do Ford Fund, durante a abertura da Campus Party Brasília, versão regional do maior evento de tecnologia e conectividade do Brasil.

O anúncio faz parte da expansão das atividades do Ford Fund no Brasil e dos investimentos que a organização realiza ao redor do mundo para viabilizar as transformações necessárias na sociedade. O Ford Fund Lab: Inovação e Mobilidade promoverá a aceleração em curto prazo de até 20 empreendedores que estejam em estágio inicial de desenvolvimento de negócios.

Jim Vella: Presidente do Ford Fund

Jim Vella: Presidente do Ford Fund

A parceria com a Artemisia tem como foco identificar os projetos de impacto social mais promissores, com soluções inovadoras que atendam às necessidades básicas das comunidades com pouca ou quase nenhuma oferta de mobilidade.

“Negócios de impacto social são escaláveis, replicáveis e sustentáveis capazes de criar soluções inovadoras para problemas sociais complexos”, explicou Jim Vella. “Essas startups podem nos trazer novas oportunidades de engajamento junto às comunidades, ajudando a fazer a vida das pessoas melhor”.

São considerados negócios de impacto social aqueles que oferecem soluções para problemas enfrentados pela população de baixa renda sem depender de doações ou subsídios. Nos próximos meses, oficinas lideradas por mentores da Artemisia e da Ford vão apoiar o desenvolvimento desses empreendimentos e aumentar seu impacto social. Ao final, será concedido um capital inicial a até três participantes com soluções que tragam impacto social verdadeiro para as pessoas de baixa renda.

“Garantir mobilidade é garantir o acesso a direitos básicos e promover uma sociedade mais saudável e autônoma. A aliança estratégica entre a Artemisia e o Ford Fund tem o objetivo de desenvolver e fortalecer uma nova geração de negócios de impacto social com soluções inovadoras em mobilidade – tema que é transversal a outros setores estruturantes para o desenvolvimento da população de baixa renda”, explica Maure Pessanha, diretora-executiva da Artemisia.

O apoio a negócios de impacto social faz parte da estratégia do Ford Fund no Brasil e no mundo. Em abril, por exemplo, a organização lançou o programa Ford Empower-HER, em parceria com o Michigan Women’s Foundation, para incentivar startups comandadas exclusivamente por mulheres a desenvolver soluções e produtos com potencial para transformar suas comunidades. ,