Home / Economia

ECONOMIA

Novo Volkswagen Polo 2018 é apresentado na Europa

Norton Luiz Editor de Veículos

O Europa está conhecendo hoje a sexta geração do Volkswagen Polo. O hatch compacto, que já vendeu mais de 14 milhões de unidades ao longo da sua história, foi apresentado pelo fabricante nesta sexta-feira, dia 16, em Berlin, na Alemanha. O Novo Polo 2018 virá para o mercado brasileiro no segundo semestre, provavelmente em outubro, depois do Salão do Automóvel de Frankfurt, quando será mostrado ao mundo. O modelo deixou de ser fabricado no Brasil em 2014 e suas últimas unidades foram comercializadas nos primeiros meses do ano seguinte. Considerando o preço de cerca de 13  mil euros que será praticado na Europa para a versão básica, o Polo deverá ter preço inicial em torno de 42 mil no Brasil



O Polo 2018 ganha um design totalmente novo, espaço interior perceptivelmente maior e novo layout do cockpit, agora estruturado para o mundo digital. O compacto chega primeiro ao mercado europeu equipado com motores TSI (gasolina), TGI (gás natural) e TDI (diesel), assim como um leque de sistemas de assistência até então disponíveis apenas nos carros maiores da Volkswagen.

Herbert Diess, presidente do Conselho de Administração da Marca Volkswagen explica, define o Novo Polo como um carro jovem que combina carisma com forte tecnologia. “O Novo Polo traz o futuro para a categoria compacta” assinala. O compacto ficou maior por dentro por ser baseado na plataforma modular transversal e recebe motores sustentáveis, como o novo TGI, a gás natural, o lançamento mundial de uma nova geração do Active Info Display, os últimos sistemas de informação e entretenimento e sistemas de assistência avançados.



A sexta geração do Polo cresceu, tornando-se maior que seus antecessores em todas as suas dimensões. Isto resultou num espaço interno muito maior e num volume de porta-malas significativamente aumentado - cresceu de 280 para 351 litros. Apesar disso, por fora ele continua sendo um vivaz carro compacto, parecido com o Golf de quarta geração (fabricado até 2003) e que vendeu milhões de unidades. Com 4.053 mm de comprimento, o novo Polo europeu, porém, é pouco menor que o Golf de quarta geração, mas o supera na distância entre eixos (53 mm maior) e no espaço para o motorista, passageiros e bagagem (21 litros maior).


O Polo está sendo lançado nas três conhecidas linhas de equipamento Trendline, Comfortline e Highline e na edição especial 'Beats' com um equipamento configurado para o som contemporâneo. Outra versão que chega já na largada do novo carro: o Polo GTI. Vários pacotes também são oferecidos, como o R-Line, Black e Style.

O pacote R-Line torna o Polo ainda mais dinâmico com itens como rodas de 16 polegadas ('Sebring'), um grande para-choques dianteiro esportivo e, na traseira, um difusor com friso cromado e um defletor no teto. O Polo com pacote R-Line também traz faixas pretas envolventes na soleira que pressionam visualmente o carro contra a estrada.

Mesmo a versão básica do novo Polo, a versão Trendline, traz itens de série como luzes de condução diurna em LEDs com função coming-home e leaving-home, limitador de velocidade e sistema Front Assist de monitoramento de área com Frenagem Urbana de Emergência e Monitoramento de Pedestres. O preço básico do Polo Trendline na Alemanha é 12.975 euros. Isto representa uma significativa vantagem em comparação com o modelo anterior levando em conta os equipamentos que eram opcionais e agora estão incluídos de série, como as portas traseiras e o sistema de monitoramento de área.


No Polo Comfortline são agregados detalhes como o sistema de infotainment Composition Colour, ar-condicionado (Climatic), sistema Driver Alert, apoio de braço central, bancos em veludo, vidros elétricos dianteiros e traseiros elétricos com controle one-touch e volante multifuncional. Também de série: rodas de 15 polegadas.

A versão Highline traz o Park Distance Control (PDC - controle de distância de estacionamento), luz de fundo branca em LED (portas dianteiras e painel de instrumentos), volante multifuncional combinando com alavanca de câmbio e de freio revestidas em couro ('small leather package') e rodas de liga com 15 polegadas ('Salou').



O Polo Beats, que tem como alvo o grupo de clientes mais jovens, vem com sistema de som de 300 watts  da legendária produtora americana de fones de ouvido Beats, assim como muitos outros equipamentos. Os itens externos incluem rodas de liga de 16 polegadas, carenagens dos espelhos pintadas de preto, adesivos decorativos no capô e teto e logotipo 'Beats' nas colunas B. Por dentro, o 'Beats' foi personalizado com itens como o painel pintado de 'Vermelho Veludo', bancos esportivos com forração especial e logo 'Beats', o 'small leather package' (volante e alavancas de câmbio e freio) e o acabamento especial nos painéis das soleiras. O sistema de som especial pode ser encomendado como opção também nos outros modelos.


No topo da linha do Novo Polo está a versão esportiva GTI, agora equipada com motor TSI 2,0 litros com potência de 147 kW / 200 cv (no modelo anterior, TSI 1.8 com 141 kW / 192 cv). Combinando com a alta potência do motor estão o chassi esportivo de série e o chassi opcional Sport Select. Na dianteira, o Polo mais potente se destaca através de itens como um para-choques especialmente desenvolvido com uma aba defletora e faróis de neblina integrados de série. A versão oferece como item exclusivo faróis em LED opcionais com um aleta vermelha - estilisticamente, eles são extensões da faixa vermelha da grade do radiador.


 Na traseira, o Polo GTI ostenta um grande defletor de teto em preto com alto brilho (na parte de baixo, preto fosco), difusor no para-choque, saídas de escapamento duplas GTI (no lado esquerdo), lanternas traseiras em LED e, mais uma vez, o logo GTI. Nas laterais, as características do GTI incluem rodas de série de liga com 17 polegadas (opcionalmente com 18 polegadas), extensões nas saias laterais e pinças de freios pintadas de vermelho.  No interior, o Polo com 200 cv também traz características típicas dos GTIs. Elas incluem bancos esportivos especiais com o legendário padrão xadrez 'Clark', volante multifuncional em couro com costuras vermelhas, forro do teto e colunas em preto e empunhadura do câmbio GTI.

O novo Polo oferece um total de 14 opções de cores e doze rodas (de 14 a 18 polegadas, algumas pintadas em cores contrastantes), painéis com 17 diferentes configurações, duas versões de acabamento interno e onze diferentes forrações para os bancos. O Polo da sexta geração pode receber novas opções de equipamentos como os faróis full-LED de alta intensidade, luzes de condução diurna em LED, lanternas traseiras em LED, sistema de ar-condicionado 'Air Care Climatronic' com sensor de qualidade do ar e filtro alergênico, carregador sem fios para smartfones (conexão indutiva com a antena opcional) e um dos maiores tetos solares panorâmicos da categoria (10 mm mais largo e 20 mm mais longo que anteriormente). Outra opção disponível: o equipamento Sport Select com amortecedores ativos.


No Brasil, o Novo Polo deverá ser comercializado com motores 1.0, de três cilindros, 1.5 e 2.0, todos Flex.  Na Europa está sendo lançado com nove motores Euro-6, com gama de potências de 48 kW / 65 cv a 110 kW / 150 cv e pela primeira vez uma opção de motor a gás natural: o novo 1.0 TGI com potência de 66 kW / 90 cv. Quatro motores a gasolina e dois a diesel também estão disponíveis. Os motores a gasolina vão do 1.0 MPI com 65 cv ao novíssimo 1.5 TSI EVO com desativação de cilindros (ACT) e 150 cv. O Polo está sendo lançado com duas opções a diesel (TDI) com 59 kW / 80 cv e 70 kW / 95 cv. Todos esses modelos são equipados com sistema start-stop e modo de frenagem regenerativo. Todos os motores a partir de 70 kW de potência podem ser combinados com câmbio de dupla embreagem (DSG). O GTI completa a linha da família Polo como destaque, utilizando o motor TSI do Polo GTI desenvolve 147 kW / 200 cv.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias