Home / Economia

ECONOMIA

Primeiras impressões do novo Audi Q5 testado pelo DMAutos

Norton Luiz
Editor de Veículos

A segunda geração do Audi Q5, agora importada do México, tem tudo para estabelecer novamente padrões de esportividade, eficiência, tecnologia e design no segmento dos utilitários esportivos compactos premium. O modelo mostrado na semana passada no Rio de Janeiro traz mudanças consideráveis, inclusive a de se tornar semiautônomo. O que o modelo oferece de novo é o suficiente para reforçar sua posição de mais vendido do mercado na sua categoria. O compacto se mostra perfeito, a começar pela aparência externa, passando pelo acabamento interior impecável, pelo conjunto de assistência ao motorista e chegando ao surpreendente motor 2.0 TFSI de 252 cavalos de potência.

suv1

Andamos no modelo num percurso de cerca de 120 km e o que ouvimos sobre a nova geração do Q5 se confirmou na prática. No comando do veículo é que se tem a melhor das impressões. O motor 2.0 e ágil e responde de imediato às acelerações e toda a tecnologia disponível, dedicada a dar assistência ao motorista, está pronta para entrar em ação em milésimos de segundos. O Q5 2018 chega ao mercado em dimensões maiores do que seu antecessor, nas versões Attraction, Ambiente e Ambition, esta a testada pelo DMAutos no Rio de Janeiro.

O acesso ao interior do carro leva motorista e passageiros e um ambiente requintado, espaçoso  e pensado em cada detalhe.  Todos os botões de comando são bem posicionados e de fácil acesso. Ao acionar a ignição, o motor se mostra silencioso e assim é também nas acelerações. Praticamente não se houve ruídos e nas pisadas mais fortes no acelerador dá para sentir toda a sua esportividade quando o modo de condução for o dynamics.

suv7

Ao todo, o Audi Q5 oferece seis modos de condução. O motorista pode selecionar pelo Sistema Audi Drive Select:  off-road, comfort, efficiency, dynamics, auto e individual. A escolha pode variar de acordo com o piso e a forma de condução que o motorista quer empregar e em cada um dos modos o carro se adequa ao estilo desejado, interferindo na suspensão e em toda a sua dinâmica do carro. O Aud Q5 está sendo comercializado por R$ 244.990 na versão Attraction, R$ 274.990 na Ambiente e R$ 292.990 na Ambition. Em outubro a marca traz uma versão blindada, por R$ 354.990, e para  ao próximo ano a totalmente esportiva S.

O perfil mais esportivo do novo Q5 está presente na ampla grade Singleframe na dianteira,  aerodinamicamente plana e nos faróis Full LED, em formatos mais afilados,  com luzes de setas dinâmicas. Uma linha de ombro com curvas distintas e com recortes reforçados dão estrutura à lateral do veículo. Os arcos das rodas pronunciados fazem uma referência ao sistema de tração integral quattro. Assim como na dianteira, linhas horizontais na traseira transmitem uma imagem de largura e presença. As lanternas com luzes direcionais dinâmicas são de série na versão Ambition.

suv3

 Com 4,66 metros de comprimento, 1,89 m de largura, 1,66 m de altura e distância entre-eixos de 2,82 m, o novo Q5 cresceu em relação à geração anterior. Mesmo  maior, seu peso bruto foi  reduzido em aproximadamente 50 kg, alcançado graças ao emprego de aços de alta resistência e alumínio forma a carroceria. O novo Q5 também se destaca em sua categoria em termos de aerodinâmica. O modelo possui um coeficiente de arrasto (cd) de 0.30 graças ao teto aerodinamicamente otimizado.

O modelo adota um novo ar-condicionado de três zonas, mas disponível apenas nas versões Ambiente e Ambition. O volante multifuncional de três raios é de série para todas as versões.  O banco traseiro é tripartido e traz ajuste do ângulo de encosto. Dependendo da posição do assento, o compartimento de bagagem varia de 550 a 610 litros, 10 litros a mais que na geração anterior. Com o banco traseiro rebatido, o volume aumenta para 1.550 litros. O carregamento do porta-malas é simplificado por soluções inteligentes como abertura e fechamento elétrico com sistema hands-free nas versões Ambiente e Ambition.

suv5

O intuitivo sistema Audi virtual cockpit, de série nas versões Ambiente e Ambition, apresenta gráficos brilhantes em sua tela de alta resolução com 12,3 polegadas. O motorista pode escolher dois pontos de vista – uma versão clássica com grandes indicadores circulares ou uma versão progressiva na qual o mapa de navegação ou listas sejam predominantes.

O terminal MMI no console central atua como principal elemento de controle. Além dos sistemas de entretenimento e informação, o MMI plus com navegação tem tela de 8,3 polegadas e botão rotativo com touchpad integrado, que reconhece letras escritas à mão , bem como gestos familiares para consumidores familiarizados com eletrônicos, como o gesto para dar zoom. A nova função de controle de voz também reconhece aspectos usados na linguagem coloquial. Como terceiro nível operacional está o volante multifuncional.

suv8

Para se conectar à internet, o usuário deve inserir um cartão SIM de qualquer operadora no sistema MMI. Recursos como o Google Street View, por exemplo, pode ser visualizado em todas as perspectivas, além de importar os resultados de buscas para o veículo.

O novo Audi  Q5 também se mantém no topo de seu segmento com uma ampla variedade de recursos de alta tecnologia de assistência ao motorista.  Em termos de inteligência, os sistemas representam um passo adiante em termos de condução autônoma, como o trafficjamassist – disponível no pacote opcional Assistance Tour – que assume a direção em trânsito congestionado com velocidades de até 65 km/h.

suv6

Já o Active laneassist ajuda a manter o carro em sua faixa. Alertas avisam o motorista quando a distância para outro veículo ultrapassa os limites para que a troca de faixa seja feita com segurança. Há ainda Assistente de Tráfego Reverso, sideassist, exitwarningassist e presense traseiro disponíveis no pacote Audi Side Assist.

Em todas as versões, o novo Q5 é equipado com o  motor 2.0 TFSI a gasolina com 1.984 cm3 de cilindrada. Seus principais refinamentos técnicos são o coletor de exaustão integrado ao cabeçote, o modelo de gerenciamento térmico com válvula rotativa, o Audi Valvelift System (AVS – sistema de levantamento de válvulas), a válvula de alívio (wastegate) elétrica do turbocompressor e a dupla injeção de combustível.

audi53

O propulsor desenvolve 252 cv de potência e 370 Nm de torque, disponíveis entre 1.600 e 4.500 rpm. Em termos de desempenho, o SUV chega aos 100 km/h em 6,3 segundos e sua velocidade máxima é de 237 km/h. O SUV é equipado com rodas de 18” na versão Attraction, 19” na Ambiente e 20” na Ambition.

As três versões contam com transmissão S tronic de sete velocidades, com dupla embreagem e trocas de marchas quase instantâneas. O motorista pode fazer as mudanças por meio da alavanca ou de shift paddles atrás do volante. Para maior economia de combustível, o câmbio oferece uma função roda-livre, além de o modelo também contar com o sistema Start-Stop 2.0.

suv11

Há ainda o sistema de tração integral permanente quattro com tecnologia ultra, que distribui a força para as quatro rodas conforme a necessidade. O sistema desengata o eixo traseiro quando não é necessário e o reativa automaticamente quando exigido. Esse novo conceito aumenta a eficiência sem reduzir a dinâmica do veículo, mantendo a mesma aderência, controle, estabilidade e segurança.

Desde a versão de entrada Attraction, o novo Q5 traz uma extensa lista de equipamentos de série. Entre os destaques estão sistema Audi drive select, ar-condicionado automático, bancos dianteiros com ajuste lombar, computador de bordo com display colorido, controle de cruzeiro com limitador de velocidade, sensor de luz e chuva, volante multifuncional, sistema de monitoramento dos pneus, faróis com ajuste automático de altura, auto hold, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera de ré, Audi smartphone Interface, Audi connect e sistema de navegação.

suv4

A versão Ambiente acrescenta a esse pacote ar-condicionado de três zonas, bancos dianteiros esportivos e com memória para o do motorista, Audi virtual cockpit, teto solar panorâmico Open Sky, porta-malas com abertura e fechamento elétricos e sistema handsfree, assistente de estacionamento Parking assist e ignição por botão KeylessEntry.

Já a Ambition traz ainda pacote de luzes internas customizáveis, faróis Full LED, lanternas de LED com indicação dinâmica, assistente de farol alto, frisos decorativos e longarina de teto pretos. Os opcionais, disponíveis apenas para a versão de topo, são compostos pelos pacotes Audi SideAssist, com exitwarning, assistente de Tráfego Reverso e Presense traseiro e Assistance Tour, com controle de cruzeiro adaptativo, activelaneassist e trafficjam assist.

suv2

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias