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Mercedes-Benz Classe S fica mais inteligente, ganha novos motores e design

Norton Luiz
Editor de Veículos

A Mercedes-Benz anuncia a chegada ao Brasil da sexta geração do Classe S sedã. O modelo topo de linha entre os automóveis da marca e referência mundial em sofisticação e conforto e importantes inovações em termos de equipamento, com destaque para um motor completamente novo e altamente eficiente. O novo Classe S passa a ser oferecido no mercado brasileiro em três versões, todas elas com o chassi alongado, opção que maximiza o conforto dos passageiros. A versão S 560 L custa R$ 769.900, e as versões esportivas de alto desempenho  AMG S 63 L 4MATIC e AMG S 65 L saem por R$ 974.900 e R$ 1.166.900, respectivamente.

No modelo, o conceito de luxo moderno é traduzido na qualidade de materiais e manufatura. Em termos de design, o lançamento traz uma nova grade do radiador com três travessas horizontais duplas cromadas, assim como barras verticais com acabamento em preto com alto brilho. Nos grupos óticos, juntamente com cada um dos novos faróis Multibeam Led, o Classe S possui três fontes de luz destacadas, como um exclusivo elemento de design. O para-choque dianteiro com grandes entradas de ar e visual esportivo também é uma das novidades no desenho do automóvel.



Novas lanternas em LED com aparência de cristal se destacam na traseira. Elas garantem um visual diferenciado de dia e à noite. O acionamento das lanternas traseiras é feito sempre que o veículo é aberto ou trancado. Além disso, três pares de fibra ótica também estão entre as novidades.

Todas as versões do novo Classe S são equipadas com uma seção inferior do para-choque traseiro com ponteiras de escapamento integradas, emolduradas por um elemento cromado (S 560 e Mercedes-AMG S 65 L, Mercedes-AMG S 63 com molduras pretas) que se estende por toda a largura do veículo. Novas rodas de liga leve e forjadas com 19 ou 20 polegadas (nas versões AMG) são equipamento de série.

O interior do novo Classe S é caracterizado pelos dois novos displays de alta resolução, cada um deles com uma tela de 12,3 polegadas. Visualmente, ambos se unem sob uma cobertura de vidro única, formando um painel panorâmico e um elemento central que reforça a orientação horizontal do design interno do modelo.

Esse cockpit panorâmico contém um grande mostrador com instrumentos virtuais no campo direto da visão do motorista, assim como um display central acima do console central. Como ele é totalmente digital, o condutor pode optar entre três diferentes estilos de mostradores ("Classic", "Sporty" e "Progressive"), assim como configurar a seu gosto as informações e dados que considerar mais importantes.



O novo Classe S tem teclas Touch Control sensíveis ao toque no volante. Eles reagem a movimentos de arrasto como a tela de um smartfone. As teclas permitem que o condutor controle todo o sistema de informação e entretenimento sem precisar tirar as mãos do volante. O sistema de informação e entretenimento também pode ser operado por meio do touchpad no console central. A operação do sistema DISTRONIC e do controle de velocidade de cruzeiro (piloto automático) com elementos de controle diretamente no volante é outro item novo.

Como anteriormente, a iluminação interna utiliza a duradoura e econômica tecnologia LED. Agora com 64 cores, a iluminação ambiente permite inúmeras regulagens individuais, acrescentando destaques luminosos aos frisos, display central, porta-objetos do console central, recessos dos trincos, bolsos das portas, área dos pés dianteira e traseira, painel de controle do teto e, se o veículo for equipado com o sistema de som Burmester High-End 3D (de série para o Mercedes-AMG S 65 L e opcional para as outras versões) surround, também nos tweeters.

O novo V8 que equipa o Classe S 560 L disponibiliza uma potência 469 cv e 700 Nm, uma motorização à altura do porte desse imponente automóvel. Extremamente eficiente, o motor biturbo está entre os V8 mais econômicos do mundo e consome cerca de 10% menos combustível que o modelo anterior. Para reduzir o consumo, quatro cilindros do novo V8 são desativados simultaneamente em regime de solicitação parcial, com a ajuda do sistema de ajuste de elevação das válvulas Camtronic. Isto reduz as perdas por compressão e aumenta a eficiência dos quatro cilindros que permanecem em operação alterando a abertura para cargas mais altas.



Para um desempenho superior com consumo reduzido significativamente, no novo Mercedes-AMG S 63 4MATIC o motor AMG V8 de 4,0 litros com desativação de cilindros substitui o anterior V8 biturbo de 5,5 litros. Apesar da cilindrada menor, o novo motor gera nada menos que 612 cv. Os turbocompressores são posicionados dentro do V formado pelas bancadas de cilindros, outra característica especial dos novos motores V8. Já o Mercedes-AMG S 65 L é equipado com um motor de doze cilindros que desenvolve 630 cv e 1.000 Nm de torque.

O novo Classe S dá mais um passo rumo à condução autônoma e eleva o conceito Intelligent Drive a um novo nível. A gama de sistemas de assistência e segurança inclui, de série, as funções Active Braking Assist, Crosswind Assist, Attention Assist , além do sistema PRE-SAFE de proteção aos ocupantes. Uma novidade e também parte das especificações de série é o sistema PRE-SAFE Sound, que prepara ouvido humano para o provável ruído causado por um acidente se houver risco de colisão.

Os sistemas Active Distance Control Distronic e Active Steering Assist proporcionam agora um auxílio ainda maior ao motorista para manter uma distância segura de outros veículos e manobrar. A velocidade agora é ajustada automaticamente antes de curvas fechadas ou cruzamentos.



O menu "Assistance Graphics" do painel de instrumentos mostra ao condutor que funções de assistência foram selecionadas e a que situações estão respondendo no momento. Itens inconfundíveis fornecem as informações na tela, assim como no head-up display. Todas as funções agora são controladas por meio do volante.

No novo Classe S, o sistema de suspensão  Road Surface Scan foi aprimorado ainda mais: a nova câmera estereoscópica tem um desempenho muito melhor e trabalha em velocidades de até 180 km/h. A função de inclinação nas curvas do Classe S sedã é outra melhoria no conforto. A carroceria se inclina até 2,65 graus para o lado interno da curva, diminuindo assim as forças laterais atuando sobre os passageiros.

Os "olhos" da função Road Surface Scan provêm de uma câmera estereoscópica fixada atrás do para-brisa. Com base nas imagens e informações sobre a condução, a unidade de controle calcula constantemente a melhor estratégia de controle para ultrapassar irregularidades do piso, como ondulações.

Isso significa que o veículo pode fazer antecipadamente a adaptação da suspensão, individualmente em frações de segundo, reduzindo consideravelmente os movimentos da carroceria. Como o sisema ganhou uma nova câmera mais aperfeiçoada, agora pode trabalhar em situações de pouca luz e em velocidades de até 180 km/h.



Em estradas muito sinuosas, em especial, a nova função de inclinação nas curvas aumenta o prazer de conduzir e o conforto, permitindo que o veículo se incline automática e continuamente para o lado de dentro das curvas em frações de segundo em ângulo de até 2,5 graus, dependendo do ângulo da curva e da velocidade.

Em 2013, o Classe S tornou-se o primeiro automóvel a utilizar exclusivamente LEDs como fontes de iluminação. O sistema Adaptive Highbeam Assist Plus (assistente adaptativo de farol alto) faz parte do MULTIBEAM LED. Ele permite circular com os faróis altos permanentemente ativados sem ofuscar outros usuários da via. Quando há veículos vindo no sentido contrário ou andando à frente do veículo, os LEDs dos módulos principais do MULTIBEAM LED são parcialmente desativados, criando uma área protegida em forma de U para o facho do farol. As outras áreas da estrada continuam a ser iluminadas com o facho alto (farol alto parcial

A gama de sistemas de assistência à condução traz equipamentos como: o Classe S traz de série o Active Braking Assist, Crosswind Assist, Attention Assist e Comand Online.

O pacote Parking (estacionamento) conta com câmera de ré, o pacote Parking com câmera 360° e o pacote Remote Parking. Desta forma, o condutor pode decidir que procedimento de estacionamento é o mais conveniente, respaldado pela câmera 360° e com a assistência do Active Parking Assist para manobrar (acelerador, freios, direção e trocas de marcha).



Com o head-up display, o motorista tem todas as informações mais importantes à vista sem ter que tirar os olhos da estrada. O sistema projeta uma imagem virtual com aproximadamente 21 x 7 cm no campo de visão do condutor.  O conteúdo e o brilho do display também podem ser selecionados individualmente.

Todas as versões do Classe S são equipadas de série com a função de partida Keyless-GO. O motor pode ser ligado ou desligado simplesmente pressionado a tecla start/stop ao mesmo tempo em que o pedal de freio é acionado. Todas as portas podem ser destravadas ou travadas com um toque na maçaneta, sem necessidade de usar a chave. Além disso, a função Hands-Free Acces permite a abertura e o fechamento automáticos da tampa do porta-malas sem uso das mãos através da movimentação de um pé sob o para-choques traseiro. Outra vantagem do pacote Keyless-GO é a iluminação da maçaneta. Ela permite localizar as maçanetas imediatamente em locais escuros.

Com o pacote Chauffeur, o banco do passageiro da frente pode ser deslocado eletricamente até 77 mm para a frente. Isso proporciona uma viagem mais relaxante para o passageiro sentado atrás dele, com maior espaço para as pernas e uma posição de descanso mais confortável. O pacote Chauffeur também inclui um apoio de pés retrátil no lado do passageiro da frente e apoios de cabeça de luxo EASY ADJUST para o motorista e o passageiro da frente.

O assento Executive no lado do passageiro da frente permite ao passageiro de trás desfrutar de longas viagens mais relaxado. O banco pode ser inclinado para uma posição confortável ao toque de uma tecla. Em combinação com os apoios para as pernas e pés, isso cria uma confortável superfície para dormir.



Todos os modelos do Classe S são equipados com o sistema de informação e entretenimento Comand Online de última geração. O pacote Individual Rear Entertainment permite que os passageiros de trás usufruam de um programa de entretenimento totalmente personalizado, seja assistindo filmes em DVD ou apreciando música. Duas telas de 25,9 cm (10,2 polegadas) nos encostos dos bancos dianteiros asseguram uma alta qualidade de reprodução de vídeo. O sistema é controlado facilmente por meio do controle remoto Comand. Os passageiros podem acessar de forma independente a fonte de entretenimento de sua escolha.

O sistema de suspensão totalmente pneumático Airmatic com controle de amortecimento adaptativo contínuo, de série no S 560 e no Mercedes-AMG S 63, permite que o deslocamento das bolsas de ar seja mantido independentemente da carga do veículo por meio do ajustamento de nível contínuo. Dependendo da velocidade, o nível do veículo é regulado automaticamente e rebaixado em até 20 mm em velocidades acima de 120 km/h. O motorista pode selecionar uma altura do veículo 40 mm maior dependendo das condições da estrada ou, por exemplo, em uma entrada de garagem problemática.



O sistema de amortecedores totalmente adaptativo ajusta a suspensão conforme necessidades do momento. O ponto de operação ideal varia com base numa ampla variedade de informações relacionadas à aceleração, altura do veículo e velocidade, por exemplo.

Fotos: Quatro Rodas

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