Home / DMAutos

DMAUTOS

Volkswagen lança Novo Polo GTI no Salão do Automóvel de Frankfurt

Norton Luiz
Editor de Veículos

A Volkswagen apresenta no Salão de Frankfurt, na Alemanha, a versão atrevida da sexta geração do Novo Polo. Mas nem pense que o lançamento virá para o Brasil. Por aqui só as versões convencionais que já estão saindo das linhas de montagem da marca para chegar ao mercado. Não há, definitivamente, qualquer previsão da sua importação ou mesmo de ser fabricado no País. O Polo GTI mostrado na Europa traz motor 2.0 com 200 cv de potência, e câmbio automático de dupla embreagem DSG, de seis marchas. Esse conjunto leva o carro à uma aceleração de zero a 100 km/h em 6,7 segundos e à velocidade máxima de 237 km/h.


O Novo Polo GTI, informa a Volkswagen, quebra a barreira simbólica dos 200 cv. Para acompanhar a alta performance do motor ele tem a suspensão esportiva de série e a suspensão Sport Select opcional. Graças à mudança para a Estratégia Modular Transversal (MQB) e à distância entre eixos e largura aumentadas, o novo Polo GTI é substancialmente mais espaçoso. O carro de cinco lugares tem também um porta-malas que vai de 305 a 1.079 litros - o anterior tinha porta-malas com capacidade de 204 a 952 litros.

 A dianteira inclui para-choque diferenciado com defletor integrado e faróis de neblina de série. Um item exclusivo presente neste GTI são os faróis em LED opcionais com um aleta vermelha - estilisticamente, eles são extensões da faixa vermelha da grade do radiador. O Novo Polo GTI também se diferencia das versões menos potentes do Polo pelos painéis pretos com a alto brilho em forma de C no para-choque.



Na traseira, o Polo GTI também pode ser identificado pelas típicas características GTI. O preto é usado em lugares como a área ao redor do vidro traseiro. Outras características GTI na traseira incluem um difusor preto com alto brilho e as duas ponteiras cromadas do sistema de escapamento integradas ao lado esquerdo. Outro item de série do Polo GTI são seus conjuntos de lanternas traseiras em LED que à noite asseguram uma assinatura luminosa muito especial.

O modelo conta com novas rodas de liga “Milton Keynes” com 17 polegadas com pneus 215/45. Pela primeira vez, o GTI pode ser pedido opcionalmente com exclusivas rodas de liga de 18 polegadas (pneus 215/40). As rodas com design “Brescia” também são em alto brilho e sua área interna também é pintada em preto brilhante. Independentemente do tipo de rodas, as pinças vermelhas do sistema de frenagem são sempre bem visíveis através dos raios de alumínio.

 O Polo GTI oferece as cores clássicas branca, vermelha e preta. Além dessas, disponibiliza também o cinza e o azul. Um destaque em todos os GTIs é o interior customizado com acabamento em Preto, vermelho, cinza e cromo. Tudo o que não é acentuado em vermelho, cinza ou cromo é sempre finalizado em preto. Por isso, as colunas e o forro do teto também são pretas.



O Polo GTI, como toda a linha convencional do modelo que será lançada no Brasil, é equipado pela primeira vez com instrumentos totalmente digitais ao  oferecer a segunda geração do Active Info Display, com 10,25 polegadas. O Polo na versão mais potente traz um exclusivo grafismo GTI com design em vermelho, branco e preto. Ele é designado como 'Sport'. Os sistemas de infotainment, com telas de 6,5 e 8 polegadas trazem uma tela de abertura exclusiva GTI. Interfaces digitais para smartfones facilitam trazer para bordo seus aplicativos e vários serviços online. Os telefones podem ser carregados ao serem plugados ou, opcionalmente, sem uso de fios (por indução).



 A novidade que a Volkswagen apresenta no Salão de Frankfurt é equipada com sistema de monitoramento de área Front Assist com Frenagem Urbana de Emergência e Monitoramento de Pedestres, assim como o sistema de Frenagem Automática Pós-colisão. O Novo Polo GTI traz muitos outros itens de série. Além dos itens GTI específicos, eles incluem airbags de cabeça adicionais na frente e atrás, bloqueio XDS do diferencial, seleção do perfil de condução, sistema de infotainment Composition Colour, luz ambiente (branca), soleiras das portas com logo GTI, ar-condicionado, faróis de neblina e luzes de curva, grupos de lanternas traseiras em LED, banco do motorista com ajuste de altura, tapetes na frente e atrás, vidros elétricos e display multifuncional. O Polo GTI pode ser equipado opcionalmente com o maior teto solar panorâmico da categoria e um sistema de som Beats com 300 watts.



A versão atrevida do Polo GTI é oferecida com duas configurações de suspensão, sendo uma esportiva básica e outra opcional 'Sport Select' com amortecedores ativos. Como todos os modelos do Polo, o GTI também é equipado com direção eletromecânica e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC). Ele também traz o bloqueio de diferencial XDS, que aumenta a tração ainda mais em curvas rápidas.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias