Home / Educação

EDUCAÇÃO

"Datas do Enem serão mantidas", diz Ministro da Educação

Nesta terça-feira (12), o ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou que as datas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não serão novamente adiadas.A edição de 2020 do Enem foi adiada em razão da pandemia e as provas da versão impressa acabaram re

Nesta terça-feira (12), o ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou que as datas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não serão novamente adiadas.

A edição de 2020 do Enem foi adiada em razão da pandemia e as provas da versão impressa acabaram remarcadas para 17 e 24 de janeiro e da versão digital para 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Apesar da mudança na data, há discussões sobre a pertinência de se manter o exame, tanto por conta dos riscos de contaminação quanto pelo fato de alunos terem ficado sem aulas uma parte do ano.

Em entrevista à CNN, Ribeiro garantiu que todas as medidas de segurança contra a covid-19 estão sendo tomados para proteger estudantes e funcionários durante a aplicação das provas.

"Não vamos adiar o Enem. Primeiro porque tomamos todos os cuidados de biossegurança possíveis. Queremos dar tranquilidade para você que vai fazer a prova, assim como aconteceu no (último) domingo, em menor proporção, claro, no exame da Fuvest", disse o ministro.

Ribeiro citou um trecho da Bíblia e afirmou que "a esperança que se adia adoece o coração" e que o governo não pode fazer isso com as expectativas dos estudantes. Ainda segundo ele, uma minoria quer o adiamento das provas. "Uma minoria, barulhenta, mas minoria."