Home / Educação

EDUCAÇÃO

Sob o signo da saudade, Caiado inaugura colégio no Jardim do Cerrado

Colégio Estadual Ronaldo Ramos Caiado Filho, que homenageia filho falecido do governador, tem capacidade para atender 1,5 mil estudantes

Solenidade de entrega de colégio estadual no Jardim do
Cerrado marca homenagem a Ronaldo Ramos Caiado Filho Solenidade de entrega de colégio estadual no Jardim do Cerrado marca homenagem a Ronaldo Ramos Caiado Filho

Ao lado da primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, e do vice-governador Daniel Vilela e prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, o governador Ronaldo Caiado inaugurou o Colégio Ronaldo Ramos Caiado Filho, no Jardim do Cerrado 9, em Goiânia, na manhã de ontem.

Professora Telma Gomes, mãe de Ronaldo Filho, e Anna Vitória Caiado, advogada e irmã do homenageado, participaram da solenidade que recorda um jovem reconhecido pela postura amorosa e dedicada em relação à família.

Bastante emocionado, o gestor de Goiás lembrou que a homenagem ao filho - que faleceu em 2022 - aplaca a dor momentaneamente com a felicidade da lembrança, mas não supre a ausência. “É uma ausência muito grande. No aniversário, eu ligava para conversar com ele logo cedo”, recordou Caiado, em tom de voz carregado de saudade.

O filho do governador - caso estivesse vivo - completaria 42 anos ontem, daí a lembrança das ligações para ele. “Parece que esse local foi escolhido a dedo, pois ele gostava de paisagens como esta”, disse Caiado.

“Ele está aqui e continuará na vida de cada adolescente que passar nesta escola. Era preocupado com a educação e, principalmente, com as regiões que têm mais necessidade. Justamente por ser uma escola em um bairro que precisa de um olhar cuidadoso e amoroso do poder público, quem sabe o seu nome não será um incentivo para que isso aconteça?”, disse Telma, também emocionada.

Acessibilidade

O novo colégio estadual poderá atender até 1,5 mil estudantes. Ao custo de R$ 7,5 milhões, a unidade de ensino tem padrão século 21. A arquitetura é atual e busca ampliar a acessibilidade. “O que mais gosto de fazer é inaugurar escolas, pois tenho certeza de que elas vão mudar o estado de Goiás. Daqui alguns anos, muitos jovens terão uma profissão e uma vida melhor”, discursou Caiado.

Nas vistorias e inaugurações, Caiado - que é médico - não perde a oportunidade de visitar o laboratório e conversar sobre ciência com os estudantes.

O colégio tem 12 salas de aula, auditório, biblioteca e quadra poliesportiva coberta.

Conforme a secretária da Educação, Fátima Gavioli, as unidades do Estado resolveram um problema efetivo das famílias: “Os pais tinham de tirar os filhos daqui e levar para outros bairros. O Jardim do Cerrado já chegava próximo a 50 mil habitantes e não tinha escola. Em 2020, formamos uma parceria e construímos a primeira. Hoje entregamos a segunda”.

Mensagem

Ao deixar a unidade, Caiado deixou uma mensagem no quadro de atividades que emocionou estudantes e servidores: “Tive a oportunidade nos meus mandatos de inaugurar vários colégios, sempre com muita alegria e sabendo o quanto é importante para os nossos jovens. Mas hoje esta obra tem um significado especial, pois leva o nome do meu filho, que está lá de cima me ajudando a governar. Seu nome está eternizado nesta obra que vai sobreviver séculos e séculos”.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias