Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

Palestra sobre Cidadania Digital no Bolshoi Pub

Hoje, das 17h às 19h30, o "Café Filosófico com Will Goya" recebe o professor da Escola de Comunicações e Ar­tes da Universidade de São Paulo Massimo Di Felice, para discutir "Cidadania Digital: a forma co­nectiva de comunicação e a cri­se da visão social

Hoje, das 17h às 19h30, o "Café Filosófico com Will Goya" recebe o professor da Escola de Comunicações e Ar­tes da Universidade de São Paulo Massimo Di Felice, para discutir "Cidadania Digital: a forma co­nectiva de comunicação e a cri­se da visão social de mundo". A Fasam–Faculdade Sul-Americana promove, no Bolshoi Pub, o evento gratuito e aberto ao público, com entrada mediante doação de 5 kg de alimentos não perecíveis. Os alunos presentes receberão certi­ficado de cinco horas de atividades complementares, com a assinatura da Faculdade e do Centro Interna­cional de Pesquisa Atopos.

Estará em pauta o impacto das tecnologias comunicativas digi­tais, como as redes sociais, para movimentos sociais apartidários desenvolvidos nos últimos anos no Brasil, Itália, Portugal, Tunísia e em outras localidades. O pales­trante convidado vai compartilhar os conhecimentos desenvolvidos pelo Centro Internacional de Pes­quisa Atopos sobre esse fenôme­no comunicacional e social. A ins­tituição acompanhou e analisou mobilizações como os protestos brasileiros de junho de 2013, a Pri­mavera Árabe e o movimento ita­liano 5 Estrelas.

O organizador da ação e profes­sor do curso de jornalismo da Fa­sam, Thiago Franco ressalta que essa é uma excelente oportuni­dade para que alunos e sociedade possam fazer uma reflexão con­temporânea a partir da interação com um especialista no tema. “O sociólogo Massimo traz uma visão ampla de como as pessoas estão se organizando nas redes para varia­das ações de cidadania, desde os movimentos sociais a reivindica­ções rotineiras como, por exem­plo, a busca pelos direitos do con­sumidor”, avalia Thiago.

Na ocasião, Massimo Di Feli­ce lança o livro Net-ativismo da ação social para o ato conectivo, publicado pela Editora Paulus. A obra apresenta uma análise pro­funda das expressões de um novo tipo de ação social: o net-ativis­mo, conjunto de interações di­versas e complexas que vêm mar­cando a era digital.

SOBRE O PALESTRANTE

Massimo Di Felice possui gra­duação em Sociologia pela Uni­versità degli Studi La Sapienza (1993), doutorado em Ciências da Comunicação pela Universi­dade de São Paulo (2001) e pós­-doutorado em Sociologia pela Universidade Paris Descartes V, Sorbonne (2012). É professor da Universidade de São Paulo, mi­nistrando aulas na graduação e pós-graduação da Escola de Co­municações e Artes (ECA/USP). É professor visitante nas Uni­versidades, Università Roma III (Itália), Université Paul-Valéry Montpellier III (França) e Uni­versidade Lusófona (Portugal).

“CAFÉ FILOSÓFICO COM WILL GOYA”

Data: Hoje, domingo.

Horário: 17h às 19h30.

Local: R. T-53, 1140 - St. Bueno - Goiânia.

Entrada gratuita.