Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

'Rensga Hits!' entra no universo sertanejo com história feminina

Por Eliana Silva de SouzaCom sua segunda temporada já garantida, a série Rensga Hits! mostra fôlego e se destaca ao tratar do mundo sertanejo, com foco na difícil incursão feminina num universo musical habitualmente machista. Para falar sobre essas mulh

Por Eliana Silva de Souza

Com sua segunda temporada já garantida, a série Rensga Hits! mostra fôlego e se destaca ao tratar do mundo sertanejo, com foco na difícil incursão feminina num universo musical habitualmente machista. Para falar sobre essas mulheres e sua luta diária para conquistar espaço nesse meio musical, a inspiração veio da trajetória da cantora e compositora Marília Mendonça, morta os 26 anos em acidente aéreo no auge da carreira em 5 de novembro de 2021. Criada por Carolina Alckmin e Denis Nielsen, a série está com seus dois últimos episódios disponíveis nesta quinta, 18, no catálogo do Globoplay. Mas a segunda temporada já está confirmada.

Palavra que suscita curiosidade, rensga é tipicamente goiana e significa algo profundo, impressionante, incrível. Habitual no meio sertanejo, veio daí a ideia de usá-la no título da produção. No centro da história tratada na série, está a determinação de uma garota que tem o sonho de se tornar uma cantora. Ela é Raíssa Medeiros, interpretada por Alice Wegmann, que, após ser traída pelo noivo e deixá-lo no altar, decide partir de vez em busca de seu objetivo.

Como sempre em sua vida, o apoio da mãe será imprescindível para se tornar cantora sertaneja. E quem foi escolhida para viver esse papel na trama foi Lúcia Veríssimo, um nome que tem muito a ver com esse mundo mais rural. Em conversa com o Estadão, a atriz falou sobre sua personagem, projetos e tudo o que vive e viveu nesse meio sertanejo. "Essa série tem um envolvimento das mulheres que é muito forte, não só as meninas que cantam, mas tudo o que fica ao redor, as produtoras, as donas das gravadoras, tudo é mulher", destaca.

Habituada a papéis em novelas, Lúcia avalia que fazer "série é tudo muito rápido, contar uma história inteira em 8 episódios não dá para ter essa profundidade com que estou acostumada com novela, com 200 capítulos". A atriz vive há muito tempo em sua fazenda, distante da correria da cidade grande, e sua última novela foi Amor à Vida, em 2013. De lá para cá, vem cuidando de sua propriedade e dirigiu seu foco para trabalhos atrás das câmeras. Um desses foi o documentário Eu, Meu Pai e Os Cariocas, sobre seu pai, Severino Filho, que foi um dos líderes do grupo Os Cariocas.

MUNDO SERTANEJO

Sobre a série Rensga Hits!, Lúcia descreve sua personagem. "Eu interpreto a Maria Badia, a Bad, como todos a conhecem", diz a atriz. "Ela é uma mecânica, que criou a filha sozinha porque o pai dessa criança abandonou a Bad no momento em que ela engravidou", explica.

Segundo a atriz, "a Bad é essa mulher sofrida, solitária, apesar de ter as duas irmãs, Maria Amália (Guida Vianna) e Maria Alvina Medeiros (Stella Miranda), que seguram a onda. Ela mora com a filha e a sustenta embaixo de um carro, como mecânica", conta a atriz, que mostra como a personagem e sua história refletem a realidade que muitas mulheres enfrentam. "Não é fácil ser uma mãe solteira em uma cidade do interior do centro-oeste brasileiro. Ainda é um problema."

A história principal da série, que é exatamente a luta feminina pela conquista de maior espaço no universo sertanejo, ainda é muito restrita. "Está havendo um movimento feminino grande no mundo sertanejo, da época que eu comecei no mundo rural para hoje, a diferença é enorme."

Como diz Lúcia, por estar há muito tempo nesse meio rural, sabe bem quais são os problemas que as mulheres enfrentam. "Sou uma fazendeira há tantos anos, logo que comprei o local, 30 anos atrás, comecei a tratar de tudo, tinha criação de gado leiteiro, plantação, mas aí eu dava ordem e os empregados me desobedeciam, não aceitavam", revela, dizendo que isso ainda é forte. "Até hoje tenho esse mesmo problema."

E isso é algo que se passa na série, o fato de as mulheres precisarem de força e determinação para conquistar espaço. Mas a produção tem também momentos mais divertidos. "Bad é a mal-humorada, aí junta com Guida Vianna, que faz tipo uma vovozinha, e a Stella Miranda. As três juntas parecem as irmãs cajazeiras", brinca.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Leia também: