Além de ser um dos personagens principais da franquia "Rocky", Stallone também participou ativamente na produção dos dois primeiros filmes de "Creed". Ele foi indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por seu papel no primeiro filme da franquia, lançado em 2015. No entanto, sua ausência no terceiro filme recebeu muitos fãs de surpresa.
Sim, apesar de não aparecer em Creed III, Stallone fez parte dos dois primeiros filmes da franquia, interpretando o lendário lutador Rocky Balboa. Sua atuação no primeiro filme, Creed: Nascido para Lutar (2015), rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante. Na sequência, Creed II (2018), Stallone também esteve presente e ajudou a escrever o roteiro.
Sim, de acordo com as declarações de Sylvester Stallone em entrevistas recentes, sua saída de Creed III foi motivada por duas razões principais. A primeira foi um desacordo com as decisões tomadas pela equipe de direção criativa em relação ao tom e à abordagem do filme, que não estavam alinhadas com sua visão para o personagem Rocky Balboa. A segunda foi um conflito em andamento com o produtor Irwin Winkler, que já havia trabalhado com Stallone em outras produções, mas que, segundo o ator, não estava tratando-o com o respeito que ele merecia.
De acordo com declarações do próprio Stallone, sua saída de Creed III se deu por dois motivos principais. Um deles foi o descontentamento com as decisões tomadas pela direção criativa do filme, que não estava de acordo com sua visão para a história. O outro motivo foi um conflito com o produtor da franquia, Irwin Winkler, com quem Stallone já havia trabalhado em outros filmes de Rocky.
“Essa é uma situação lamentável porque eu sei o que poderia ter sido”, disse Stallone ao THR sobre discordar do tom da sequência. “Foi levado em uma direção bem diferente da que eu teria tomado. É uma filosofia diferente – a de Irwin Winkler e a de Michael B. Jordan. Desejo-lhes felicidades, mas sou muito mais sentimental. Gosto que meus heróis sejam espancados, mas simplesmente não quero que eles entrem nesse espaço escuro. Eu apenas sinto que as pessoas têm escuridão suficiente.”
O conflito entre Stallone e Winkler é antigo e se intensificou ao longo dos anos. O ator, que criou o personagem Rocky Balboa e escreveu os primeiros filmes da franquia, vendeu os direitos da série para Winkler na década de 1980 por um valor considerado baixo na época. Desde então, Stallone tem lutado para manter algum controle criativo sobre a franquia e seus personagens, o que tem gerado atritos com Winkler e outros envolvidos na produção dos filmes.
Embora Stallone tenha afirmado que não pretende interpretar Rocky novamente, é possível que a questão dos direitos da franquia possa ser resolvida no futuro de uma forma que permita seu retorno. No entanto, por enquanto, a ausência do ator em Creed III parece ser um sintoma de uma disputa maior entre ele e os produtores da franquia.
Creed III é o terceiro filme da franquia Creed, que é um spin-off da icônica franquia Rocky, e segue a jornada de Adonis Creed, filho de Apollo Creed, o antigo rival e amigo de Rocky Balboa. Os dois primeiros filmes, Creed: Nascido para Lutar (2015) e Creed II (2018), foram bem-sucedidos tanto de crítica quanto de bilheteria.