Home / Esportes

ESPORTES

Formiga desfila como porta-bandeira

Um dos ícones na história do futebol feminino nacional, a baiana Miraildes Maciel Mota, a Formiga, foi escolhida pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) para carregar a bandeira do país na Cerimônia de Encerramento dos Jogos Pan-americanos Toronto 2015. Ela foi anunciada na manhã de ontem no Espaço Time Brasil, em Toronto, junto com suas companheiras de equipe, medalha de ouro no Pan. A cerimônia de encerramento acontece neste domingo, dia 26, no estádio Rogers Centre, que tem capacidade para mais de 50 mil pessoas.

"A escolha de Formiga é um reconhecimento e uma homenagem do COB a todo o futebol feminino do Brasil, que há muitos anos vem lutando e alegrando o povo brasileiro com muitos títulos. A atleta atravessou várias gerações, sempre atuando em alto nível e liderando a equipe com uma postura exemplar. O Comitê Olímpico do Brasil tem muito orgulho em ter uma atleta deste nível na delegação”, justificou o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, que está em Kuala Lampur para reuniões do Comitê Olímpico Internacional.

Em Toronto 2015 Formiga adicionou mais uma glória à sua vasta galeria de conquistas, com a terceira medalha de ouro em Jogos Pan-americanos na carreira. As outras haviam sido em Santo Domingo 2003 e Rio 2007. Também foi prata em Guadalajara 2011.

Formiga começou no futebol aos 7 anos, jogando nas ruas do subúrbio de Salvador. Aos 14, já estava atuando em campeonatos adultos, em São Paulo. Atualmente com 37, a meiocampista da Seleção Brasileira disputou cinco edições de Jogos Olímpicos, um recorde na modalidade, e conquistou duas pratas, em Atenas 2004 e Pequim 2008. Foi ainda vice-campeã mundial em 2007 e terceira colocada em 1999.

“Agradeco muito por mais essa oportunidade. Foi uma surpresa. Estou fazendo o que mais amo, ao lado das minhas companheiras.  Sozinha eu não teria conseguido essa oportunidade. Agradeço muito a elas.  Só tenho que agradecer ao COB. Isso nunca passou pela minha cabeça. Vamos seguir em frente e dar força para o futebol feminino chegar ao topo”, afirmou.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias