Home / Esportes

ESPORTES

Estádio do Corinthians receberá dez jogos da Rio-2016

SÃO PAULO - Com a promessa de oferecer a mesma estrutura de serviços da Copa do Mundo de 2014 para os Jogos Olímpicos Rio 2016, São Paulo se tornou oficialmente uma das seis cidades-sedes da competição. O contrato de cidade-sede foi assinado nesta quarta-feira, na Arena Corinthians, em Itaquera, Zona Leste, celebrado pelo governo do estado, município e o comitê organizador.

São Paulo receberá oito seleções olímpicas (masculinas e femininas) para 10 partidas de futebol. Serão sete dias de jogos - três deles com rodadas duplas. Os jogos serão realizados na Arena Corinthians, utilizada durante a Copa do Mundo em 2014. Os jogos serão realizados entre 5 e 21 de agosto de 2016, mas a primeira partida de futebol em São Paulo será no dia 3.

Estão previstas seis partidas da primeira fase, duas das quartas de final, uma da semifinal e uma da disputa pela medalha de bronze.

Segundo o presidente do Comitê Organizador dos Jogos, Carlos Arthur Nuzman, ainda será acertada com a diretoria do Corinthians a data da liberação da Arena para as Olimpíadas. O clube não irá receber qualquer verba pelo uso do estádio. A Arena foi cedida gratuitamente. As seleções que irão jogar em São Paulo serão conhecidas até abril em 2016.

- Temos a melhor expectativa possível. Pretendemos oferecer a mesma infraestrutura da Copa do Mundo e também atrair turistas. Nossa vocação é receber - declarou o prefeito Fernando Haddad. A prefeitura não irá investir recursos nos Jogos Olímpicos.

De acordo com o acordo firmado com a prefeitura, o comitê Rio-2016 vai se responsabilizar pelo pagamento das estruturas temporárias que serão utilizadas na Arena Corinthians e pelos custos operacionais para a viabilização das partidas. Como contrapartida, a Prefeitura de São Paulo autorizará a projeção de imagens de caráter informativo sobre os jogos e de marcas de patrocinadores sobre as fachadas de edifícios públicos e estruturas como pontes e viadutos, durante um mês.

O governador Geraldo Alckmin confirmou que serviços como transporte, saúde e segurança também funcionarão no esquema Copa do Mundo. Na linha de trem, por exemplo, o Expresso Luz-Itaquera, que faz o trajeto em 17 minutos, será recolocado em operação.

- Vamos suar a camisa - disse Alckmin.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias