Home / Esportes

ESPORTES

Estrela feminina do futebol brasileiro, Formiga quer superar preconceitos

RIO - Com seis Copas do Mundo, cinco Olimpíadas e duas pratas olímpicas, a baiana Miraildes Maciel Mota merece um capítulo em qualquer enciclopédia sobre o futebol brasileiro. Embora não seja tão idolatrada quanto craques do masculino, a apoiadora Formiga é uma estrela e um personagem da história feminina deste esporte no Brasil. Aos 37 anos, a camisa 8, que vai defender o São José-SP na fase final do Brasileiro, pensa na Rio-2016 e enxerga mais adiante.

— Quando parar, quero ser treinadora, na base — revela. — Dependendo do que conseguir no feminino, pretendo trabalhar no masculino. Já vi reportagem sobre uma treinadora dirigindo um time masculino no interior. É só trabalhar, evoluir e quebrar preconceitos.

Admiradora do técnico Tite e do apoiador Elias, do Corinthians, ela vê o futebol nacional refém e cópia do europeu:

— Como eles, temos duas linhas de quatro e dois à frente.

Fã de Dunga, Formiga acha que ele tem muito a dar:

— Só não podemos depender de um ou dois. O Brasil tem de voltar ao futebol-arte. Não é da noite para o dia, mas voltaremos a ser mais respeitados.

Na última sexta-feira, dia 25, no draft (seleção), as atletas permanentes do Brasil foram enviadas aos oito clubes da fase final do Brasileirão. Formiga foi escolhida pelo São José, onde brilhou de 2011 a 2014. Na seleção desde a Copa do Mundo de 1995, foi também às de 1999 (terceiro lugar), 2003, 2007 (vice), 2011 e 2015; e às Olimpíadas de 1996, 2000, 2004, 2008 e 2012:

— Nunca parei para pensar que já fui a tantas Copas e Olimpíadas. Em 2016, espero ir aos Jogos Olímpicos. As pratas de Atenas-2004 e Pequim-2008 estão em casa, em Belém(PA).

Formiga só se queixa da falta de apoio às meninas que jogam por amor, embora a estrutura no Brasil deixe a desejar.

— Estamos trabalhando pela medalha no Rio. Não falta vontade, e se possível, queremos o ouro em casa, para o feminino ser mais respeitado aqui. Mas não creio que mantenham a seleção permanente após 2016. Infelizmente, nosso país é assim, uma grande interrogação.

O Brasileiro recomeça nesta quarta-feira, e o São José visita o Botafogo-PB, às 16h30m. Às 19h, jogam Rio Preto x Flamengo.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias