Home / Esportes

ESPORTES

O jogo da consagração

Zotti é confirmado no meio

Chegou a hora. Depois de mais de uma semana com treinamentos físicos, coletivos e trabalhos técnicos, Vila Nova e Londrina voltam a se enfrentar em jogo válido pela decisão do Campeonato Brasileiro da Série C, hoje, às 19h30, no Estádio Serra Dourada.

O jogo de hoje vale o bicampeonato para o Tigre, que já se sagrou campeão desta competição em 1996, de maneira invicta, e caso vença, será o segundo título seguido da gestão do presidente Guto Veronez. Porém, a vantagem no confronto é toda do Londrina, que venceu o primeiro jogo pelo placar de 1 a 0, no Estádio do Café, com um gol do meia Zé Rafael.

Para este jogo contra o Tubarão paranaense, o técnico Márcio Fernandes sinalizou, em trabalhos coletivos nos últimos dias, a alteração de esquema na equipe. Sai o 3-5-2, esquema no qual deu o título ao Vila no Campeonato da Divisão de Acesso do Goianão, e volta o 4-4-2, com a entrada do meia Zotti, no lugar do zagueiro Gustavo Bastos, alteração esta que visa dar um pouco mais de qualidade ao meio-campo colorado.

A entrada de Zotti foi bastante elogiada pelos companheiros, que ressaltam que o Tigre ganhará no setor de meio-campo nos quesitos toque de bola e também qualidade nas bolas paradas, algo que não foi visto em Londrina. Mesmo que desta vez o Vila não possua a vantagem a seu favor, o consenso é geral entre o grupo de jogadores do Tigrão, a equipe não pode se expor de modo que possa dar espaços.

O técnico Márcio Fernandes citou em entrevista coletiva, após o treino de ontem, que a equipe tem de manter o equilíbrio em campo e não pode sair de maneira desesperada para o ataque, pois dará espaços ao Londrina, que vem para utilizar-se dos contra-ataques.

Outro fato abordado pelos jogadores colorados é a disputa de pênaltis. Jogadores como o artilheiro Frontini e o meia Zotti enfatizaram que a equipe buscará resolver o resultado nos 90 minutos, mas caso aconteça a decisão por pênaltis, os jogadores estarão preparados para os tiros livres da marca da cal.

Com tantos ingredientes para esta decisão, o torcedor colorado mais uma vez se fará presente em bom número. Até ontem (sexta), haviam sido vendidos mais de 21 mil ingressos e a expectativa é de casa cheia no Estádio Serra Dourada, havendo uma grande presença de torcedores colorados para apoiar o time.

LONDRINA

O adversário colorado também chega confiante a Goiânia. Com a vantagem de 1 a 0 a seu favor, o técnico Cláudio Tencati, do Londrina, enfatizou, ainda no interior paranaense, que a equipe não deve ter medo de atacar o Tigre para ir em busca do inédito título de Campeonato Brasileiro.

Tudo porque, caso o Londrina faça um gol, o Vila Nova terá de fazer dois, fato esse bastante ressaltado pelo comandante do clube paranaense.

Contra o Vila Nova, o Tubarão terá os retornos do volante Diogo Roque, que foi desfalque nas últimas três partidas, mais o atacante Bruno Batata, ex-jogador do Vila Nova, assim como o volante Germano, que vestiu a camisa colorada em 2008.

Tencati minimiza vantagem do Tubarão

Mesmo com a vantagem a seu favor, depois de vencer o Vila Nova em casa, o técnico Cláudio Tencati, do Londrina, não quer sua equipe com postura cautelosa no jogo de volta no Serra Dourada.

O treinador do Tubarão paranaense entende que, a partir do momento que o Londrina fizer um gol, o Vila terá de fazer mais dois para poder recuperar a vantagem dentro de casa.

“O nosso principal foco é fazer um gol. A partir do momento que fizermos um, a gente tem uma vantagem, porque a cada gol que fizermos, o Vila Nova terá que fazer dois. Mesmo que o Vila Nova saia ganhando de um 1 a 0, temos o resto do jogo pra buscar fazer o gol”, disse o treinador.

Cláudio Tencati ainda destacou que o clube ainda não teve esta vantagem na competição e espera que seus comandados tenham volume de jogo e saibam usar bem as bolas paradas para buscar o título.

“Não tivemos ainda essa vantagem. Antes, tínhamos que fazer o placar mínimo e não levar gols. É uma vantagem? É. Mas nossa maior vantagem é fazer um gol fora. Por isso, temos de ter volume de jogo e usar bem as bolas paradas”, salientou.

Zagueiro goiano quer fazer festa em casa

O zagueiro Luizão quase vestiu a camisa colorada nesta temporada. O jogador, que atuava no futebol paulista no início da temporada, estava negociando com o Tigre para ser um dos zagueiros na campanha da divisão de acesso.

Porém, o jogador acabou acertando com o Anápolis, sendo adversário colorado na competição. Agora, meses depois, Luizão, que nasceu no Estado de Goiás, mais uma vez será adversário do Vila, desta vez defendendo as cores do Londrina.

O jogador ressalta a oportunidade de poder retornar a Goiânia, contando principalmente com sua família na torcida. “É bacana voltar à cidade, rever a família. Minha família vai estar presente no estádio. Acho que é legal. O Serra Dourada é um grande estádio, vamos poder sentir o clima jogando em um estádio de Série A. A torcida com certeza vai comparecer. Vai ser bacana voltar para casa”, disse.

O defensor do Tubarão espera que a equipe possa não mudar seu jeito de atuar no gramado do Serra Dourada, para que o Londrina possa, dentro da casa colorada, conquistar o título do Brasileirão Série C.

“Não podemos mudar o jeito de jogar. Acho que tem dado certo e temos que ir com a nossa proposta de jogo. Porém, isso quem vai passar é o professor lá no Serra Dourada. Acho que é um dos maiores campos do Brasil e a gente tem que ver direitinho que o professor vai pedir”, analisou.

Márcio defende mudança de esquema

Foram mais de uma semana e meia de treinos, após o primeiro jogo contra o Londrina, mas agora chegou a hora da decisão. Do esquema tradicional que o Vila atuou durante toda a Série C, com três zagueiros, o técnico Márcio Fernandes desta vez resolveu mudar. Vendo a falta de criação do seu setor de meio-campo, o treinador colorado resolveu colocar Zotti no lugar do zagueiro Gustavo Bastos, colocando sua equipe no 4-4-2.

Mesmo assim, contando com um meia de criação, Márcio Fernandes quer um Vila mais cuidadoso devido a qualidade do Londrina, principalmente demonstrando equilíbrio na transição de jogadas.

“É uma decisão. Perante nossa torcida, é preciso se expor um pouco mais, isso é normal. Mas precisamos ter cuidado. O Londrina é um grande time. Se sairmos de qualquer jeito, poderemos ficar no prejuízo. É preciso ter muito equilíbrio, pois numa final tudo é diferente, o emocional pesa muito. Seria loucura mudar radicalmente a forma de jogar, pois foram poucos dias de treinamento. Mas podemos, sim, mudar a atitude neste jogo contra o Londrina”, disse Márcio Fernandes.

O treinador explicou a escolha por Zotti, no lugar de Gustavo Bastos. Para Márcio Fernandes, a equipe ganha com qualidade do passe no meio-campo e jogadas de bola parada.

“O Zotti está escalado, ele vai para o jogo. Com a entrada dele, ganhamos muito no passe e também nas jogadas de bola parada onde ele tem qualidade”, salientou.

Sobre Moisés, que não participou de alguns trabalhos, o treinador preferiu não confirmar a titularidade do Profeta, que deve passar por avaliação do departamento colorado.

“A escalação do Moisés depende do departamento médico. O jogador vai ser avaliado e caso não reúna condições, nós testamos algumas opções, como Vanilson, Matheus Anderson e Erminio. Vamos ver o que vai acontecer, temos essas possibilidades”, falou. (Z.F)

Técnico colorado prega que time mantenha padrão

FICHA TÉCNICA

ficha

Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (Fifa-MG)

Assistentes: Pablo Almeida da Costa (MG) e Sidmar dos Santos Meurer (MG)

Horário: 19h30

Local: Estádio Serra Dourada, Goiânia (GO)

Preço dos ingressos: R$ 50 (arquibancadas). R$ 100 (cadeiras). Ingressos sem direito à meia-entrada

Torcida promete festa com mosaico

esporte4

A torcida colorada se mobilizou, e será feito hoje um mosaico para enaltecer a festa. Os torcedores vêm se organizando nas redes sociais e publicaram instruções para os torcedores que forem particiapar nas arquibancadas do lado oposto às cabines de imprensa. "O mosaico estará pregado ao lado esquerdo do seu assento, por favor, só retirá-lo na entrada do time. Após a entrada, será cantada a música 'OoO Tigrão OoO' por 5 minutos contados no telão do estádio. Os papéis deverão ficar levantados os 5 minutos para a sua melhor visualização e o canto deverá ser contínuo. Após os 5 minutos, será cantado o hino do Vila Nova duas vezes e o mosaico será abaixado para o acompanhamento do jogo. Por favor retire o papel somente na entrada do time e não retire o papel em hipótese alguma do seu assento".

Artilheiro acredita em decisão no tempo normal

O atacante Frontini é a principal esperança de gols da torcida do Vila Nova na decisão de hoje, diante do Londrina. Artilheiro do Tigre dentro do Campeonato Brasileiro Série C, com nove gols, o jogador acredita que a equipe colorada consiga definir o título nos 90 minutos, mas pede que o time entre em campo com a cabeça no lugar, para conquistar os objetivos.

“Espero que a gente consiga definir o jogo dentro dos 90 minutos, mas se acontecer da gente ir para definição nos pênaltis, estamos preparados. A gente treinou, estudou também a equipe do Londrina. Tem que ter a cabeça no lugar, essa é a decisão que a torcida tanto esperava, mas temos que entrar com os pés no chão e entender que a gente não fez mais o que o clube merece”, disse o artilheiro.

O jogador rechaçou que o colorado esteja desrespeitando seu adversário ao falar que tem condições de reverter o resultado no Serra Dourada, conforme foi veiculado na imprensa paranaense. Frontini salienta que o Vila irá respeitar o Londrina, mas o Tigre quer ser campeão neste sábado.

“Em nenhum momento a gente deixou de desrespeitar a equipe deles como está acontecendo na imprensa lá em Londrina, falando que a gente está desrespeitando e falando que a gente vai reverter o resultado aqui. A gente vai respeitar a equipe deles, mas a gente quer ser campeão”, ressaltou.

O artilheiro frisou, também, que a equipe alcançou o lugar de direito ao chegar à Série B e à primeira divisão do Goiano, salientando que a primeira divisão não deve ser pensada por agora.

“A gente colocou a equipe onde ela tem que estar, agora a gente está no zero a zero, a gente precisa saber como vai ser no ano que vem, se vamos deixar a equipe positiva em 2016. Tem que parar com esse ‘bafafá’ de que somos uma equipe de Série A. A gente é uma equipe de Série B, por isso temos que encarar a Série B e o campeonato goiano de frente”, frisou Frontini. (Z.F)

Significados do título

“Significa muita coisa, eu vou ser campeão brasileiro, não importa se é de Série A, Série B ou Série C. Está todo mundo focado, com esse mesmo pensamento, o torcedor está comprando a ideia, está se mobilizando e a gente tem feito treinamentos muito bons e espero que a gente possa manter essa pegada e possamos chegar no sábado, mesmo enfrentando muitas dificuldades se nós estivermos focados e concentrados, nós temos condições de reverter o placar e conquistar o título”

Edson,Goleiro do Vila Nova

“Um título nacional é sempre bom para a carreira, bom para todos os atletas que estão envolvidos, é teu nome gravado na história do clube. Então ser campeão estadual é uma coisa e campeão nacional é extremamente diferente. Tivemos um placar adverso no primeiro jogo, mas um placar reversível. Com o apoio do nosso torcedor, eu tenho certeza que eles vão estar nos empurrando  para este título porque o torcedor merece, depois de 19 anos sem um título nacional, vai ser muito bonito dar isso de presente”

Gustavo Bastos,Zagueiro do Vila Nova

“É a primeira vez que disputo uma final de brasileiro. É algo diferente, é uma coisa além de ser inédita, minha família mais do que ninguém, eu acho que a nossa família sofre junto com as dificuldades que a gente passa, e chegando em uma final assim, esse título seria para a minha família, o nosso grupo. O grupo do Vila e a nossa torcida merecem mais do que nunca esse título”

Moisés,Atacante do Vila Nova

“Um título de Série C seria importante demais para mim e também para o grupo, devido ao ano que nós estamos tendo. Já conquistei títulos na Série B e espero nunca mais ter de disputar a C, pois foi uma das competições mais difíceis que já disputei”

Robston,Volante do Vila Nova

“O título seria a cereja do bolo. Mas independente de qualquer coisa, todos os jogadores do Vila Nova são vitoriosos devido ao ano consistente que tivemos”

Márcio Fernandes,Volante do Vila Nova

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias