Home / Esportes

ESPORTES

Retrospectiva 2015 mundo dos Esportes

O ano de 2015 foi de grandes desafios e de conquistas para várias vertentes do Esporte, local, nacional e mundial e vendo todas essas conquistas, nós do Diário da Manhã, trazemos para vocês leitores o que de melhor aconteceu no Esporte em 2015 e desde já desejamos a todos um feliz ano novo e que em 2016 o Esporte de Goiás e do Brasil possam ir mais além e torcendo junto, para que os nossos atletas tenham um bom desempenho nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Copa São Paulo de Futebol Júnior

O ano de 2015 para o futebol brasileiro como é de costume, começou mais uma vez com a grande janela para os meninos da base dos times brasileiros, a Copa São Paulo de Futebol Júnior.

Na edição deste ano dentro dos 27 grupos da Competição, os quais são divididos com quatro equipes em cada grupo e são colocados em cidades da maior cidade do Brasil. O Estado de Goiás teve quatro representantes na competição.

As principais equipes da capital de Goiás estiveram presente na competição, ou seja, Atlético Goianiense, Goiânia, Goiás e Vila Nova. Embora tenhamos tido quatro times no torneio, entre eles o Goiânia, apesar de todas as dificuldades enfrentadas nos últimos anos foi a que melhor nos representou.

Enquanto Atlético Goianiense e Vila Nova foram eliminados logo na primeira fase do torneio. Goiânia e Goiás conseguiram avançar e chegar as oitavas de finais da competição. E para o Goiânia o que pesou mais foi o fato de pegar uma equipe com uma estrutura melhor como o Grêmio, onde acabou sendo eliminado pelo placar de 4 a 1.

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=-I_EpN50R8g[/embed]

Quem imaginaria que o Goiás pudesse chegar mais longe, se enganou, pois, nas oitavas a equipe goiana encarou só o time que se sagraria campeão desta edição da Copinha, sendo derrotado pelo Corinthians pelo placar de 2 a 0.

E o time paulista após eliminar os goianos, chegou a mais uma final da Copinha e encarou outro paulista, que se tornou a sensação da edição deste ano da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Quem imaginava ser um dos grandes de São Paulo, se enganou, o Botafogo de Ribeirão Preto roubou a cena ao eliminar gigantes do cenário nacional como Grêmio e Palmeiras.

O Corinthians se sagrou campeão da Copinha, mas, conquistar o título não foi nada fácil. A equipe do Parque São Jorge levou a melhor com um gol de Maicon, que ainda contou com a ajuda do goleiro adversário. Com o placar de 1 a 0 o Corinthians conquistou seu nono título da Copa São Paulo de Futebol Júnior.

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=2B6cZl1DPIs[/embed]

Campeonato Goiano

Ao fim da Copa São Paulo de Futebol Júnior, os amantes do futebol tiveram que esperar mais alguns dias para ver seus times em campo, em Goiás, para ser mais preciso mais seis dias e enfim a bola rolou pelo Campeonato Goiano.

No dia 31 de janeiro de 2015, Goiás e Trindade com um empate em 2 a 2, abriram a temporada do futebol goiano. A tristeza ficou mesmo por conta da falta do Vila Nova na primeira divisão do Campeonato Estadual; já que o mesmo iria disputar a Divisão de Acesso, por ter sido rebaixado no ano anterior, mas, este é assunto para daqui a pouco.

Quem imaginava que seria fácil para Goiás e Atlético chegarem a grande final, se enganaram, as duas principais equipes da capital, sofreram. No entanto, apenas o Goiás chegou a semifinal e posteriormente a grande decisão.

As equipes do interior chegaram bem postadas, algumas como Trindade, Aparecidense e Goianésia fizeram bonito, chegando a fase semifinal da competição. O Atlético que nem sequer chegou as semifinais, ainda vai ter que ver o gol de Wendell Lira, na época no Goianésia, ser repetido várias vezes; já que o mesmo concorre ao prêmio Puskas da FIFA, de Gol mais bonito da temporada.

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=NG-d-aHadKo[/embed]

Apesar dos times do interior terem melhorado um pouco, o mesmo não pode se dizer de Goiás e Atlético que custaram a se achar dentro da competição. Principalmente o dragão que só foi se achar no final do ano, no Brasileiro da Série B.

O Público no Campeonato Goiano em alguns jogos foi vergonhoso, o que se dizer de um público de 47 presentes no jogo entre Atlético Goianiense e Grêmio Anápolis no Estádio Serra Dourada. Em compensação no interior era festa e futebol de qualidade por sinal, fato é que na primeira fase da competição, o melhor público que pudemos ver foi de 15 mil pessoas em Itumbiara, para acompanhar o tricolor da fronteira contra o Trindade.

O Trindade chegou a semifinal onde encarou a Aparecidense, no entanto nos dois jogos, a equipe da capital da fé, acabou sendo derrotada pelo time de Aparecida de Goiânia. Na outra semifinal, Goiás x Goianésia brigaram pela vaga por assim dizer, mas, a equipe da capital saiu com a vaga e com a vantagem para a decisão contra a Aparecidense.

O primeiro jogo da grande final do Campeonato Goiano, foi realizado no Aníbal Batista de Toledo, em Aparecida de Goiânia, e o Goiás contou com Felipe Menezes para fazer 2 a 0 e ampliar ainda mais a vantagem para o jogo de volta. Que foi marcado para o dia 3 de maio de 2015, um dia após a final da Divisão de Acesso.

Partida em que houve uma disputa entre esmeraldinos e colorados, para saber qual torcida levaria mais público. No final dessa disputa a informação foi de que o Goiás levou mais público, tudo devido a uma promoção, realizada em uma parceria com a Crème Mel sorvetes, que permitiu o ingresso mais barato. E o Serra receber o maior público do ano, com 33 mil pagantes.

Ao final da partida restou ao Goiás comemorar mais um título, ao empatar por 1 a 1 no Estádio Serra Dourada e mais uma vez o gol do Goiás foi de Felipe Menezes.

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=kElYNsQHPoY[/embed]

Divisão de Acesso do Goiano com o Vila Nova

A Divisão de Acesso do Campeonato Goiano de 2015, teve um grande atrativo, o Vila Nova Futebol Clube, o que fez com que a competição ganhasse em audiência e em público. Além disto o torneio pela primeira vez foi realizado no primeiro semestre, devido a equipe colorada disputar o Brasileirão da Série C, ou seja, a competição ocorreu junto com a primeira divisão do Campeonato Estadual.

Outro atrativo da Divisão de Acesso, foi a transmissão AO VIVO, realizada pelo DMTV, a TV Web do Jornal Diário da Manhã, mesmo não transmitindo os jogos do Vila nas primeiras fases e nas duas primeiras rodadas do quadrangular final. As transmissões dos jogos de equipes como Goiânia, Rio Verde, Iporá, América de Morrinhos, Itaberaí chamaram a atenção do público tanto do Estado de Goiás, como do Brasil e do Mundo.

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=V0_EwMUzknY[/embed]

Assim como a primeira divisão, a Divisão de Acesso do Campeonato Goiano contou com a participação de 10 clubes, sendo dois da capital o Goiânia e o Vila Nova e os outros oito do interior do estado. As equipes foram dividas em dois grupos, onde jogaram contra sim em turno e returno dentro de cada chave e os dois melhores avançaram ao quadrangular final.

No Grupo A, Iporá e Goiânia avançaram a próxima fase, enquanto no Grupo B, o já esperado Vila Nova avançou juntamente com o Anápolis. Na primeira rodada do quadrangular final, Vila Nova x Goiânia voltaram a se enfrentar depois de oito anos, o tigre levou a melhor ao vencer a partida por 3 a 1.

O Colorado goiano se complicou na segunda rodada, pois, acabou sendo derrotado em pleno Estádio Serra Dourada, pelo placar de 3 a 1 pelo Anápolis.

E aquele que faltava ter o seu jogo transmitido pelo DMTV, finalmente abriu as portas a TV Web do Jornal Diário da Manhã, na terceira rodada a equipe do DMTV, transmitiu AO VIVO, a partida entre Iporá x Vila Nova, disputada no Feirreirão, em Iporá, na qual a equipe do Vila saiu com a vitória pelo placar de 2 a 0.

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=Z2Jy8Logqso[/embed]

O Vila Nova voltou a engrenar na competição, mas ficando atrás do Anápolis que não perdia, a equipe anapolina venceu o Goiânia nas duas partidas que teve na sequência e o Vila bateu novamente o Iporá pelo placar de 3 a 2 no Serra Dourada.

E com essas vitórias das duas equipes, na penúltima rodada do quadrangular final, o Anápolis recebeu o Vila Nova. E o tigre engasgado com a derrota na primeira rodada do quadrangular final da Divisão de Acesso. E o DMTV esteve lá para conferir e levar todas as emoções da partida a você torcedor.

No dia 29/04/2015 no Serra Dourada o Iporá batia o Goiânia por 2 a 0 e em Anápolis, os donos da casa recebiam o Vila Nova, que vinha mordido pela derrota no primeiro turno do quadrangular final.

Anápolis x Vila Nova tinha sim clima de decisão, uma vitória do Galo da comarca lhe dava o título, uma vitória do Vila Nova, garantia o tigre de volta a elite do futebol goiano e ainda o colocaria de volta na briga para o título da divisão de acesso.

E o tigre que estava mordido, fez o favor de devolver o placar e comemorar com a torcida a volta a elite do futebol estadual e ainda deixando a briga pelo título aberta entre as duas equipes.

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=UhdIi44-Nz8[/embed]

O tradicional vermelho e branco do Vila Nova, não apareceu durante os primeiros jogos da Divisão de Acesso. O tigre em uma ação de marketing utilizou o seu segundo uniforme branco com detalhes vermelhos e outro preto com detalhes branco durante a maior parte da competição. Com o acesso conquistado, só faltava o título e para terminar com chave de ouro, enfim a tradicional camisa colorada vermelha e branca apareceu e não é que deu sorte.

Enquanto o Anápolis sofreu para vencer o Iporá por 1 a 0, no Ferreirão, o tigre encarou o Goiânia e precisando golear para ficar com o título, não teve dó do galo carijó e atropelou ao vencer o Goiânia pelo placar de 6 a 0 no Estádio Serra Dourada, se sagrando Campeão da Divisão de Acesso de 2015.

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=zX7ggJ3STPE[/embed]

Campeonato Paulista

No Campeonato Paulista, as grandes equipes se deram bem mais uma vez, no entanto a disputa foi mais emocionante do que em outros anos, principalmente dentro dos clássicos paulistas.

Santos e São Paulo fizeram uma das semifinais da competição, na outra Corinthians e Palmeiras mediram forças. Enquanto o Santos não teve dificuldades para bater o São Paulo, o Palmeiras sofreu para passar pelo Corinthians, após um empate por 2 a 2, o alviverde paulista acabou vencendo nos pênaltis e chegando a decisão do Paulista de 2015.

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=2Y7KoceTu2Q[/embed]

No outro jogo o Santos bateu o São Paulo pelo placar de 2 a 1 e garantiu a sua vaga na grande decisão do Paulistão 2015. E Palmeiras e Santos decidiram a competição. No jogo de ida o Palmeiras venceu por 1 a 0; no entanto no jogo de volta o time do Santos venceu por 2 a 1 e levou a decisão para os pênaltis e nas cobranças o time da Vila Belmiro levou a melhor e conquistou o Campeonato Paulista de 2015.

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=tLMyAGfg7hY[/embed]

Campeonato Carioca

No Campeonato Carioca, o Vasco tinha de volta a alegria, após conquistar uma vaga no Campeonato Brasileiro da Série A de 2015, mesmo não tendo sido o campeão da Série B, em 2014 e sofrido para conquistar a sua vaga. Além disto o gigante da colina, como é chamado tinha de volta a figura emblemática de Eurico Miranda a presidência do clube.

Em contra partida o Botafogo se preparava para a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro de 2015, e contou com uma proposta um tanto ousada da atriz Maitê Proença, que afirmou que em caso de título da segundona ficaria sem roupa, para comemorar a conquista da equipe da estrela solitária.

No mais o Carioca de 2015, ocorreu normalmente e sem surpresas, nas semifinais, de um lado Botafogo x Fluminense, da outra Vasco x Flamengo. E as equipes alvinegras avançaram a grande decisão do Campeonato Carioca de 2015.

No primeiro jogo o Vasco saiu na frente e aos 46’ da segunda etapa, Rafael Silva abriu o placar a favor da equipe cruz de malta e deu a vantagem para o jogo da volta. No jogo de volta, mais uma vez Rafael Silva apareceu marcando o primeiro gol do Vasco, o Botafogo diminuiu, mas, Gilberto marcou e garantiu o título ao gigante da colina.

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=tUqYuhDnc7A[/embed]

Campeonato Mineiro

Quem esperava ver mais uma decisão entre Cruzeiro x Atlético Mineiro, na decisão do Mineirão 2015, teve uma grande surpresa, pois, as duas grandes equipes de Minas se enfrentaram mais cedo, nas semifinais da competição e o galo levou a melhor sobre a raposa chegando a grande decisão.

No primeiro jogo da semifinal Atlético Mineiro x Cruzeiro empataram pelo placar de 1 a 1, mas, no jogo de volta da semifinal, o galo levou a melhor ao vencer a raposa mineira por 2 a 1 e ficar com a vaga na decisão.

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=yWevsGWaZ2Y[/embed]

Na final a equipe do galo encarou a Caldense, sensação do Mineirão 2015, no jogo de ida da grande decisão a equipe da capital mineira não conseguiu sair do 0 x 0 com a equipe do interior do estado.

Com o resultado de 0 x 0 a Caldense passou a ter a vantagem do empate, no entanto no jogo de volta, o Atlético Mineiro abriu o placar com Tiago Ribeiro, a Caldense chegou a empatar o jogo. Mas, Jô que há mais de um ano, não sabia o que era marcar um gol, marcou o gol que deu o título ao Galo mineiro.

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=wbA3mKmLUXI[/embed]

Campeonato Baiano

 Pelo Campeonato Baiano de 2015, as equipes de Vitória e Bahia entraram na competição mais tarde, devido a estarem envolvidas na disputa da Copa do Nordeste.

E quem esperava ver um Ba-vi, na grande decisão de 2015 do Campeonato, viu um outro Vitória chegar a final, desta feita o Vitória da Conquista que encarou o Bahia.

No jogo de ida da decisão do Campeonato Baiano de 2015, a equipe do interior Baiano, levou a melhor e aplicou uma goleada de 3 a 0 sobre o Bahia, abrindo uma grande vantagem para o jogo de volta, podendo perder até por 2 a 0 que ficaria com o título.

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=N9Z8eA0yr_w[/embed]

No jogo de volta, a equipe do Bahia precisava devolver o placar do jogo de ida para levar o jogo para a decisão por pênaltis e para sair com o título, tinha que golear por 4 a 0. Mas, o Bahia no segundo jogo da final, não teve piedade da equipe do Vitória da Conquista e enfiou 6 a 0 e ficou com o título da temporada 2015.

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=ati8pP1x5Ns[/embed]

Campeonato Paranaense

Pelo Campeonato Paranaense da temporada 2015, a grande decepção ficou por conta do Atlético Paranaense, que neste ano teve que disputar o quadrangular final para não cair a segunda divisão do campeonato estadual.

Na grande final o Coritiba encarou o Operário, assim como no ao passado a equipe do Londrina havia se sagrado a grande campeã da competição. Em 2015 foi a vez do Operário sair com o título de Campeão Paranaense, ao golear o Coxa por 3 a 0 na final do torneio.

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=VQN-t0FGLvc[/embed]

Campeonato Catarinense

E nada mais justo do que um clássico para definir o campeão catarinense da temporada 2015, as equipes de Joinville e Figueirense chegaram a grande final.

E a decisão nos dois jogos terminou com empate em 0 x 0, mas com o Joinville se sagrando campeão da Temporada 2015 do catarinense devido aos critérios de desempate.

Campeonato Cearense

As principais equipes do Ceará também estiveram presente na Copa do Nordeste, e o calendário do Cearense teve que ser adequado a presença destas equipes em outra competição, além do Campeonato Cearense.

E para a festa ficar ainda mais bonita, um clássico fechou o cearense 2015, Ceará e Fortaleza se enfrentaram nos dois jogos da grande decisão. No jogo de ida a equipe do Fortaleza venceu por 2 a 1 levando a vantagem de poder empatar no jogo de volta, para sair com o título da temporada 2015.

Em compensação o Vozão como é chamado o Ceará, tinha que vencer pelo placar minimo, para ficar com a taça. No final, um belo jogo, em que o empate em 2 a 2, deu o título de Campeão Cearense de 2015 ao Fortaleza.

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=7EdGl8_ApmU[/embed]

Campeonato Gaúcho

Para fechar bonito a parte dos Campeonatos Estaduais, tivemos mais uma vez no Gauchão, a decisão entre o maior duelo no Rio Grande do Sul, um Grenal.

No jogo de ida da final, um empate entre as duas equipes, que não deu vantagem a ninguém para o jogo de volta. No entanto na partida de volta no Estádio Beira Rio, no Grenal número 406. Quem comemorou foi a torcida do Colorado gaúcho, com a vitória por 2 a 1, ficando assim com o título da temporada 2015.

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=swLj-H_I2Eo[/embed]

Campeonato Pernambucano

O Campeonato Pernambucano deste ano, surpreendeu, principalmente devido as equipes que chegaram as semifinais.

Quem esperava ver o Náutico entre eles se surpreendeu com a equipe alvirrubro ficando de fora das fases decisivas.

Nas semifinais nós tivemos os duelos entre o Santa Cruz x Central de Caruaru, onde a equipe da cobra coral levou a melhor e do outro lado o duelo entre Sport x Salgueiro e o Leão da ilha acabou ficando fora decisão.

Na final realizada em dois jogos, o Santa Cruz não teve dificuldades, venceu um e empatou o outro, ficando assim com o título da temporada 2015 do Campeonato Pernambucano.

Copa do Nordeste

As equipes do nordeste tem além dos campeonatos estaduais, a disputa da Copa do Nordeste, que a cada ano tem ganhado novos adeptos e crescido.

Em 2015 duas grandes torcidas estiveram presente na final da competição, de um lado o Bahia e de outro o Ceará. No jogo de ida, a equipe do Vozão levou a melhor sobre o tricolor de aço ao vencer em casa por 2 a 1.

No segundo jogo, na Arena Fonte Nova, a torcida do Bahia fez uma festa maravilhosa, acreditando que sua equipe poderia conquistar o título, bastava um golzinho e estaria tudo resolvido. Apenas esqueceram de avisar ao Ricardinho do Ceará e contou com uma colaboração do goleiro Jean do Bahia, no único gol da grande final da Copa do Nordeste 2015 que deu o título ao Ceará.

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=Q7y__gncnBE[/embed]

Copa Verde

Pela Copa Verde desta temporada, as equipes de Cuiabá do Mato Grosso e Remo, fizeram dois jogos na decisão de tirar o fôlego. No jogo de ida o time do Pará fez 4 a 1 e abriu a vantagem para o jogo de volta e poderia perder até por dois gols de diferença para sair com o título.

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=EtpjGxvdj00[/embed]

No jogo de volta a equipe do Mato Grosso, precisava operar um milagre para sair com o título e a vaga na Sul-Americana. E como diz um grande narrador esportivo, “no futebol tudo pode acontecer”, dito e feito.

Jogando em casa na Arena Pantanal, o Cuiabá foi para cima, e conseguiu não apenas vencer o jogo, mas, conquistar um título que parecia ser improvável após a partida de ida. O Cuiabá não teve dó e venceu por 5 a 1, ficou com o título e com a vaga para a Copa Sul-Americana de 2016.

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=opVu8GPI2r4[/embed]

 Brasileiros series A Goiás, B Atlético e C Vila Nova

 Série A

Assim como nos últimos anos o Campeonato Brasileiro foi disputado em pontos corridos, formula de disputa que acontece dede 2003. Mais uma vez contamos com 20 times, buscando o título da competição, vaga na libertadores, Copa Sul-Americana e permanecer na elite do futebol nacional.

O Campeonato que começou em Maio, chegou ao seu final no início do mês de Dezembro, e foi marcado muito, por incontáveis erros de arbitragem. Até mesmo muitos torcedores e cronistas, falando dos benefícios que o Campeão da temporada 2015 teve devido a esses erros em seus jogos.

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=xb9EgqtPWB8[/embed]

E após as 38 rodadas finalizadas, o Corinthians se sagrou campeão brasileiro de 2015, conquistando assim o seu sexto título do brasileirão. Conquista essa que veio, para amenizar a eliminação ainda nas oitavas de finais, da Copa Libertadores da América, competição da qual ainda iremos falar.

Para completar a sequência dos quatro, que garantem vaga na Libertadores da América, o Atlético Mineiro que liderou o campeonato até a penúltima rodada do primeiro turno ficou com o vice campeonato, o Grêmio terminou na terceira posição e o São Paulo fechou o G4.

Bem verdade que em alguns jogos o Corinthians foi beneficiado pela arbitragem, mas, não se pode tirar o mérito da equipe paulista, pela competição que fez durante todo ano e com um elenco bom e um treinador de qualidade, manteve a regularidade e por assim dizer, ficou com o título do Brasileiro de 2015.

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=XNJIpFh2EwA[/embed]

Enquanto os quatro que conquistaram a vaga para a Libertadores estavam tranquilos, os que brigavam para não cair a segunda divisão era como posso dizer “quente” e ao mesmo tempo desesperadora para algumas equipes. Quem não tinha nada haver com isso foi o Joinville primeira equipe a ser confirmada na segundona do ano que vem.

Na última rodada da competição, Avaí, Coritiba, Figueirense, Vasco e Goiás brigavam para permanecer na elite do futebol nacional. O time de Eurico Miranda foi até o Couto Pereira encarar o Coritiba, precisando da vitória e de que Figueirense e Avaí não vencessem seus jogos. Pior para o time Cruz de malta que ficou no empate sem gols e viu o Figueirense bater o Fluminense por 1 a 0, enquanto o Avaí ficou no 1 a 1 com o Corinthians. Confirmando assim a queda de Avaí e Vasco para a segunda divisão do Brasileirão de 2016.

Outro que irá figurar na Série B do próximo ano, era o único representante do Centro-Oeste brasileiro na elite do Futebol Nacional. Com uma campanha horrível, a equipe do Goiás foi rebaixada a segunda divisão.

Na última rodada o Goiás, tinha chances de escapar do rebaixamento, mas precisava vencer o São Paulo, que brigava pela vaga na Libertadores da América e ainda contar com tropeços de Vasco, Avaí, Figueirense para poder se livrar da queda.

Jogando no Estádio Serra Dourada, diante de sua torcida, a equipe do Goiás comandada por Danny Sérgio, até tentou, mas viu Rogério fazer um golaço e acabar com todas as esperanças do esmeraldino goiano de permanecer na Série A do brasileirão.

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=6NADMAYBR0I[/embed]

Com os resultados da última rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, os rebaixados foram Avaí, Vasco, Goiás e o Joinville que já havia sido rebaixado com antecedência.

Brasileiro Série B

Pela segunda divisão do Campeonato Brasileiro de 2015, o único representante do Estado de Goiás na Competição foi o Atlético Goianiense, que tinha nessa competição a chance de se redimir do fiasco que foi dentro do Campeonato Estadual.

Em uma competição onde foram reunidas 20 equipes, para disputar 38 rodadas, seria ainda mais difícil para o dragão voltar a elite do futebol nacional; já que times como Botafogo, Bahia e Vitória estavam presentes na competição.

E quem esperava um Atlético melhor, viu até começar com vitória o rubro-negro goiano, mas, depois só sofrimento e sufoco, troca de treinadores e nada resolvia no dragão. Até que com o Gilberto Pereira de volta ao comando de forma interina, o Atlético conseguiu uma boa sequência de jogos, sair da zona e se afastar dela, até chegou a sonhar com o G4.

Mas o sonho quase virou pesadelo, depois da sequência de 10 jogos sem derrotas, a equipe goiana volta a perder uma partida atrás da outra e quase foi parar na zona do rebaixamento mais uma vez. Com os resultados negativos, Gilberto Pereira, deixou o comando do rubro-negro goiano há poucas rodadas do final da competição e o Atlético precisa só de mais uma vitória para se garantir na série B do próximo ano.

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=e3ygaW-s-7U[/embed]

No jogo contra o Oeste de Itápolis, em pleno Serra Dourada, o dragão assustou a torcida ao sair perdendo, mas, conseguiu o empate e a virada e saiu com a vitória que lhe permitiu ficar na Série B para o próximo ano.

Brasileiro Série C – Vila Nova Campeão

Pela Série C do Campeonato Brasileiro, tivemos grandes equipes em campo, como Fortaleza, Portuguesa, América de Natal e o representante goiano, Vila Nova.

Ao todo estiveram presente na competição 20 equipes, que foram divididas em dois grupos, com 10 times em cada, que jogaram em turno e returno dentro de suas chaves e as quatro melhores se classificaram para fase decisiva, as quartas de finais.

Nas quartas de finais o Vila Nova encarou a Portuguesa, o primeiro jogo sendo no Estádio Serra Dourada, onde o gol só foi sair no segundo tempo, depois da torcida colorada cantar durante 15 minutos, até após cobrança de escanteio a bola sobrar nos pés de Ramires, que abriu o placar e deu vantagem ao clube Colorado de empatar no jogo de volta.

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=_cQwfxUUMIA[/embed]

No jogo de volta no Canidé, diante da torcida da lusa, o Vila Nova precisava apenas do empate para voltar a série B do Campeonato Brasileiro do próximo ano. Mas, quem tem Frontini, não precisa se preocupar com empate, o artilheiro tratou de logo nos minutos iniciais ampliar a vantagem do tigre.

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=YNukl6507U0[/embed]

Com a vitória o Vila conquistou o acesso a Série B do próximo ano, mas, para a sequência da Série C, perdeu o atacante Frontini e o técnico Márcio Fernandes, para o jogo contra o Brasil de Pelotas na partida de ida das semifinais. O Brasil de Pelotas que eliminou a equipe do Fortaleza, no jogo de volta, deixando a equipe da capital cearense mais um ano na Série C.

Sem Frontini e sem Márcio Fernandes no jogo de ida contra o Brasil de Pelotas, o Vila conseguiu segurar o empate diante do adversário. No jogo de volta do Estádio Serra Dourada, o Vila foi para cima, mas também não conseguiu saiu do 0 x 0 com a equipe xavante.

Com dois empates sem gols, a decisão foi para a parte mais tensa, que se têm no futebol, para a marca da cal, e nas cobranças de pênaltis o Vila Nova venceu por 4 a 3 e garantiu a sua vaga na decisão da Série C do Brasileiro 2015.

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=wxoxG_Coq70[/embed]

Quem disse que o adversário colorado teve vida fácil, o Londrina também passou nos pênaltis e encarou o Vila na grande final da Série C, detalhe a equipe Paranaense venceu a primeira partida por 1 a 0.

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=sVBIh4cSB9c[/embed]

Com o resultando o Vila precisava vencer por dois gols de diferença para sair com o título da Série C, lembrando que o Vila Nova já havia conquistado a competição em 1996.

Bem que esperava o Vila para cima,  para sair com o resultado positivo, se assustou logo no início, pois, após cobrança de falta a equipe do Londrina ampliou o placar com Bruno Batata e agora o Vila precisava de 3 a 1 para ficar com o título.

O tigre saiu para o jogo em busca do resultado e de dar alegria a torcida colorada, e não demorou a empatar, com Ramires empatou o jogo; o atacante Moisés virou o placar para 2 a 1, agora o Vila precisava de apenas mais um para sair com o título, após confusão dentro da área o meia Zotti aproveitou que a bola sobrou para ele e de primeira emendou para o gol ampliando para 3 a 1.

No desespero para fazer um gol, até o goleiro do Londrina foi para a área adversária em uma cobrança de falta no finalzinho do jogo, na cobrança Vitor zagueiro colorado cortou, a bola sobrou com Zé Rafael que pensou demais e acabou perdendo a bola para Frontini, o atacante serviu Moisés que viu que o goleiro ainda não havia voltado e bateu para o gol, o zagueiro adversário tentou chegar na bola, mas acabou entrando com bola e tudo.

Com 4 a 1 no placar, além de reverter a vantagem do jogo de ida, o Vila Nova se sagrou Campeão Brasileiro da Série C de 2015, sendo essa sua segunda conquista desta competição. Coube ao volante e capitão Robstón erguer a taça, ano que para ele também foi de redenção. Nada mais justo, do que ser o mesmo a erguer a taça do título colorado. 

Copa do Brasil

Copa do Brasil mais uma vez reuniu mais de 90 times para a disputa da competição, considerada por muitos o verdadeiro Campeonato Brasileiro, por envolver equipes de todo o país e mesmo times sem muita expressão. O torneio também é visto como o caminho mais curto para a Libertadores da América.

Goiás, Atlético e Goianésia disputaram a competição representando o Estado de Goiás, no entanto, as três equipes sequer chegaram a fase decisiva, a fase de mata-mata da competição.

Uma grande novidade ficou estabelecida na Copa do Brasil deste ano, o Sorteio que antes não era feito, passou a ser feito, até a fase quartas de finais, ou seja, os duelos de oitavas e quartas foram definidos através de sorteio realizados na CBF.

Logo de cara dois clássicos tomaram conta da Copa do Brasil 2015, do lado do Rio de Janeiro, o Vasco da Gama do polemico Eurico Miranda, encarou o Flamengo que buscava a sua reestruturação.

E quem levou a melhor ao vencer o jogo de ida e empatar o jogo de volta, foi o Vasco, que não chegou mais longe, pois, encarou o São Paulo na sequência sendo eliminado da competição.

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=24hpsdaMwM4[/embed]

Do outro lado Santos x Corinthians se enfrentaram, o líder do Campeonato Brasileiro, encarou um Santos em ascensão, por outro lado um detalhe curioso em relação ao Corinthians, que não havia vencido clássico ainda dentro do Campeonato Brasileiro.

Na Copa do Brasil, o Santos assim como no Paulista e na primeira parte do Brasileirão levou a melhor sobre o rival. Venceu o jogo de ida por 2 a 0 com dois gols de Gabi gol e voltou a vencer na casa do adversário.

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=IJXpQsWJJ8U[/embed]

Nas quartas de finais o Santos Passou com dificuldades pelo Figueirense, e encarou o São Paulo nas semifinais. Do outro lado o Palmeiras que chegaria a decisão eliminou o Internacional de Porto Alegre, enquanto o arquirrival colorado foi mandando de volta para casa pelo Fluminense.

Assim como no Campeonato Paulista e nas oitavas de finais da própria Copa do Brasil, outro clássico chamou a atenção, o famoso San-são. E para variar mais uma vez o Santos levou a melhor sobre o São Paulo e chegou a decisão da Copa do Brasil.

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=O3EHqtXAbKQ[/embed]

No outro jogo da semifinal um duelo entre paulistas e cariocas, de um lado o Palmeiras e do outro o Fluminense. No primeiro jogo da semifinal os cariocas levaram a melhor ao vencer por 2 a 1 e muita reclamação da arbitragem devido a marcação de pênalti em Zé Roberto.

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=qngVOS1cC-Q[/embed]

No jogo de volta entre as duas equipes, o Palmeiras devolveu o placar do jogo de ida, e mais uma vez uma penalidade marcada pela arbitragem gerou reclamações da equipe carioca. Nada que alterasse o que já havia sido marcado, e o Palmeiras venceu por 2 a 1 e levou a decisão para os pênaltis.

E a decisão da vaga para a final, para encarar o Santos foi para as cobranças de Pênaltis e a equipe do Palmeiras levou a melhor, venceu por 4 a 1 e foi a decisão encarar o Santos.

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=paPs3skIgvk[/embed]

Enfim chegamos a grande decisão da Copa do Brasil 2015, entre Santos x Palmeiras, pela terceira vez a decisão foi entre times do mesmo estado. No jogo de ida, o Santos de Lucas Lima e Ricardo Oliveira venceu por 1 a 0 jogando em casa e abriu vantagem de poder empatar no jogo de volta para poder ficar com o título e a vaga na Libertadores do próximo ano.

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=Kf5nxPZgNOE[/embed]

No jogo de volta o Santos precisava apenas do empate para sair com o título e com a vaga na Libertadores da América, enquanto o Palmeiras com um gol levaria o jogo para a decisão por pênaltis. Dito e feito a equipe do palestra abriu o placar com Dudu, e mais uma vez Dudu ampliou para o time alviverde.

O pastor e artilheiro do Santos e do Campeonato Brasileiro, Ricardo Oliveira, marcou o gol da equipe da Vila Belmiro, a decisão assim como no Campeonato Paulista deste ano, entre as duas equipes também foi para as cobranças de pênaltis.

Enquanto no Campeonato Paulista o Santos se deu bem, na Copa do Brasil, coube ao goleiro Fernando Prass, dar fim a sequência de cobranças e garantir o título a equipe do Palmeiras e a vaga na Libertadores do próximo ano.

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=ka74-b8dIv8[/embed]

Copa Libertadores da América

Na Libertadores da América deste ano o Brasil teve cinco representante na competição que dá vaga ao Mundial de Clubes da FIFA, realizado ao final do ano no Japão.

Os nossos representantes foram Atlético Mineiro, Corinthians, Cruzeiro, Internacional e São Paulo. Corinthians e São Paulo caíram no grupo dois da competição, com o campeão da Libertadores do ano anterior o time do papa, o San Lorenzo da Argentina e o Danúbio do Uruguai.

O Corinthians passou em primeiro do grupo e levou o São Paulo junto, mas a equipe comandada por Tite que escolheu o adversário, acabou pagando o pato literalmente, pois, foi eliminada pelo desconhecido Guarani do Paraguai.

A equipe brasileira que chegou mais longe na competição, foi o Internacional de Porto Alegre, que encarou o Tigre dos México na fase semifinais e acabou sendo eliminada pelos mexicanos.

Na final da Libertadores 2015 de um lado o River Plate que se reestruturou e depois de disputar a segunda divisão do campeonato argentino chegou a grande final, de outro lado a equipe do Tigres, que não poderia disputar o Mundial; já que o América do México seria o representante mexicano na competição.

Com tudo isso, o River Plate afirmou que só disputaria o mundial se fosse Campeão da Libertadores e não é que os argentinos foram ao Mundial de Clubes, pois, venceram o Tigres e ficaram com o título da Libertadores deste ano.

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=6r3iNbnCGis[/embed]

Copa Sul-Americana

O Goiás mesmo sendo rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro, ainda disputou a Copa Sul-Americana, mas acabou sendo eliminado pelo Brasília.

Quem também ficou pelo caminho foi o Bahia eliminado pelo Sport Recife, o Joinville eliminado pelo Atlético Paranaense e a Ponte Preta que foi eliminada pela Chapecoense.

Diga se de passagem dos brasileiros Chapecoense e Atlético Paranaense foram as equipes que chegaram mais longe na competição.

O clube catarinense e o clube paranaense conseguiram chegar até fase quartas de finais. A Chapecoense encontrou um grande adversário pela frente em sua primeira competição internacional, encarou o River Plate da Argentina, que já havia conquistado a Libertadores de 2015.

No jogo de ida os catarinenses perderam pelo placar de 3 a 1; no jogo de volta na Arena Condá, por pouco a Chapecoense não leva a decisão da vaga para as semifinais para as Cobranças de pênaltis. Vitória brasileira por 2 a 1 e vaga conquistada pelos argentinos, que sofreram em Santa Catarina para segurar o resultado e ficar com a vaga na próxima fase.

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=Cpejalt_DE8[/embed]

O Atlético Paranaense pegou um adversário teoricamente mais fraco do que a Chapecoense e se deu bem no jogo de ida, contra o Sportivo Luqueño vencendo por 1 a 0. No jogo de volta os paranaenses precisavam apenas do empate para chegar a fase semifinais, mas acabaram sendo derrotados pelo placar de 2 a 0 e eliminados nas quartas de finais.

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=Nk1-6fvBt1M[/embed]

Além do Sportivo Luqueño e o River Plate, quem também avançou as semifinais foram as equipes do Santa Fé da Colômbia e o Huracán. Nos confrontos o River ficou para trás ao ser eliminado pelo Huracán, enquanto o Santa Fé com dois empates deixou o Sportivo Luqueño para trás.

Santa Fé e Huracán decidiram o título da Copa Sul-Americana de 2015 e nos dois jogos, as duas equipes não saíram do 0 x 0, a decisão então foi para as cobranças de pênaltis e os colombianos levaram a melhor, ficando com o título e com a vaga na Libertadores do próximo ano.

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=-qqzM7MSN8M[/embed]

Mundial de Clubes

Pelo Mundial de Clubes o que todo mundo esperava aconteceu, o Barcelona passou fácil pela equipe chinesa do Guanzhou Evergrande comandada pelo técnico brasileiro Luis Felipe Scollari, o Felipão, 3 a 0 nas semifinais com destaque para o Luis Suarez que marcou os três gols.

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=vi8bxL0C5HI[/embed]

Na outra semifinal a equipe do River Plate da Argentina, que ressurgiu das cinzas, após ter caído para a Série B, no campeonato local, não só conquistou a Libertadores em cima do Tigres do México, como passou pelos japoneses do Sanfrecce Hiroshima na outra semifinal do Mundial de Clubes.

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=zvWRuG3kinY[/embed]

Com Barcelona e River avançando a grande decisão do Mundial de Clubes, realizado no Japão. Chineses e Japoneses decidiram com quem ficaria o terceiro lugar e os japoneses levaram a melhor.

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=6QdRpFP6P4E[/embed]

Na grande final entre Barcelona e River, o time argentine até tentou, mas não conseguiu superar o trio MSN e a equipe espanhola. Com um gol de Messe e dois Luis Suarez os espanhóis conquistaram pela terceira vez o Mundial de Clubes da FIFA, disputado neste formato.

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=eB03Abwwtro[/embed]

Champions League

E é claro que a competição mais charmosa de todas não poderia ficar de fora, a Liga dos Campeões da Europa, ou Uefa Champions League da temporada 2014/2015 nos presenteou com vários confrontos, principalmente no momento do mata-mata.

A Juventus de Turim que voltava a competição depois de ter sido afastada devido aos escândalos no caso de corrupção no futebol italiano, rebaixada devido a isso, chegou a decisão depois de 10 anos longe.

Para chegar até a final os italianos passaram pelo grupo A, por equipes como Malmo, Olympiacos e o Atlético de Madrid que passou como líder do grupo. Nas oitavas de finais, a Juventus encarou os alemãs do Borussia Dortmund; já na fase quartas de finais foi a vez de deixar os franceses do Mônaco para trás e nas semifinais encarar o Real Madrid e nos dois jogos deixar os espanhóis para trás, para encarar outro espanhol na grande decisão.

O outro finalista da temporada 2014/2015 da Uefa Champions League, foi a equipe de um dos melhores ataques do mundo na atualidade formado pelos Sul-Americanos Messi, Neymar e Suarez na equipe do Barcelona.

E no Grupo do Barcelona um duelo esperado por todos entre os espanhóis e os franceses do PSG, além da equipe da França, o Barça passou também pelo Ajax da Holanda e o Apoel do Chipre. Nas oitavas de finais a equipe catalã eliminou o Manchester City da Inglaterra.

Companheiros de grupo no início da competição, Barcelona e PSG voltaram a se enfrentar nas quartas de finais e o time espanhol mais uma vez levou a melhor, já nas semifinais o Barça não teve dificuldades para bater o Bayern de Munique de Guardiola, detalhe para o gol de Messi, que deixou Boateng no chão antes de marcar e dar a vaga ao Barça na grande final.

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=BEOVhKBYiPk[/embed]

A decisão ficou a cargo de Barcelona e Juventus de Turim, de um lado uma equipe italiana que presa pela qualidade defensiva e de outro um trio quase que imparável e com o melhor ataque da competição, tendo entre eles dois dos artilheiros da competição.

Na final Messi não marcou, mas, o Barcelona venceu a Juve pelo placar de 3 a 1, em jogada iniciada pelo brasiliero Neymar, o atacante da seleção brasileira passa para Iniesta, que só tem o trabalho de passar para Rakitic e falar faz, abrindo o placar na grande final.

O Barcelona acabou cedendo o empate a Juventus, depois de jogada trabalhada, e de chute de Tevez, Ter Stegen defendeu, mas deu rebote e o espanhol Morata que marcou o gol de empate da Juventus.

No entanto a equipe do Barcelona era melhor em campo e criava as melhores oportunidades com o argentine Lionel Messi, sendo o homem pensante do meio campo do Barça. Não demorou muito e o Barcelona fez o segundo com o Uruguaio Luis Suarez, aproveitando o rebote após chute do argentino.

Para fechar e entrar na lista de artilheiros da competição, o brasileiro Neymar deixou o dele, fechando o placar e confirmando mais um título para o Barcelona, que conquistou a tríplice coroa da temporada 2014/2015 e confirmando a equipe espanhola no Mundial de Clubes deste ano.

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=btLek7Kgywg[/embed]

Na temporada 2015/2016 já chegamos ao final da fase de grupos, e agora vamos para a fase das oitavas de finais, tristeza para os torcedores do Manchester United, que assim como o Liverpool no ano passado nem chegou a avançar de fase, sendo eliminado na fase de grupos.

Os confrontos ficaram definidos desta maneira: Gent x Wolfsbug; Roma x Real Madrid; PSG x Chelsea; Arsenal x Barcelona; Juventus x Bayern de Munique; PSV x Atlético de Madrid; Benfica x Zenit e Dinamo de Kiev x Manchester City.

Copa América 2015

O Chile foi sede da Copa América realizada este ano, com 12 equipes na competição e sendo as 10 do continente Sul-Americano e duas convidadas, o torneio em solo chileno por si só foi um sucesso. Pena que a equipe do Brasil não conseguiu ir mais longe na competição.

O Brasil conseguiu se classificar para as quartas de finais da Copa América, mas teve uma grande ausência, na derrota para a Colômbia na segundada rodada da competição, o atacante Neymar se estranhou com zagueiros colombianos e acabou expulso, ficando assim ausente da terceira rodada e das quartas de finais, além dos dois primeiros compromissos da seleção nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia.

A seleção comandada por Dunga, chegou as quartas de finais e encarou o Paraguai, conseguiu sair na frente com um gol de Robinho, mas, acabou cedendo o empate aos paraguaios e como já havia acontecido em outra edição da Copa América, o Brasil acabou sendo eliminado nas penalidades máximas.

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=EGwVF6MFen4[/embed]

O Paraguai seguiu para a próxima fase e tomou um sacode da Argentina, que na primeira fase as duas equipes tiveram na primeira fase e um empate em 2 a 2, do outro lado os donos da casa levaram a melhor e chegaram a decisão para pegar a Argentina.

Na grande final entre as duas equipes, a torcida chilena fez a festa, no entanto os dois ataques tanto de Argentina como de Chile, não conseguiram tirar o zero do placar. Nas cobranças de pênaltis, a equipe chilena foi mais competente e venceu por 4 a 1. Com a vitória o Chile conquistou a sua primeira competição internacional.

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=qMLC5AU1Olo[/embed]

Corrupção no Futebol

Este ano ainda tivemos vários dirigentes da principal entidade do Futebol Mundial, sendo presos, envolvidos em esquema de venda de sedes da Copa do Mundo, investigações sendo feitas inclusive pelo FBI, que culminou com a prisão de nove dirigentes da FIFA, entre eles o ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Marin, na Suíça.

E no final do ano o Conselho de ética da entidade máxima do futebol, decidiu por afastar de qualquer atividade relacionada ao futebol, o ex-presidente da FIFA, Joseph Blatter, e também o Presidente da Uefa, Michel Platini, pelo período de oito anos.

Futsal

Brasileiro de Futsal Feminino

A cidade de Goiânia foi sede dos dias 4 a 12 de novembro do primeiro Campeonato Brasileiro de Futsal Feminino. Um evento que entrou para a história, não apenas por ser o primeiro da modalidade, mas também por ser essencial para que a mesma vem a crescer haja visto que a seleção feminina de futsal se tornou Hexa Campeã no Mundial da Guatemala.

O primeiro dia de jogos do Campeonato na verdade foi no dia 6 e indo até o dia 12, as partidas foram realizadas no Clube Antônio Sesi Ferreira Pacheco, em Goiânia.

Ao todo a competição contou a com a presença de 27 equipes, cada uma representando um canto do país e os 26 estados mais o Distrito Federal.

Diga se de passagem, pudemos acompanhar bons jogos, e ver que o investimento nessas meninas não é apenas algo promissor, mas, também que vale a pena pelo que foi apresentando.

Tivemos vários jogos bons, entre eles o empate em 3 a 3 entre Dom Bosco do Mato Grosso do Sul e Celemaster do Rio Grande do Sul. O mesmo vale para o jogo entre a equipe Sulmatogrossense que deu trabalho a equipe da Female de Santa Catarina, perdendo por 3 a 2 a partida das oitavas de finais na prorrogação do jogo.

A equipe que representou o estado de Goiás, foi a Hidráulica Brasil, com o incentive do programa Pró Esporte, a equipe Goiana chegou até as quartas de finais da competição, ficando entre as oito melhores do país nesse primeiro Campeonato da modalidade.

E o jogo que tirou as goianas da competição, foi contra a equipe do técnico da seleção brasileira de futsal feminino, Wilson Saboya, que comandou a Unifor diante da Hidráulica Brasil. Para alguns o melhor jogo da competição, de tirar o fôlego e como a frase dita por Galvão Bueno, “Haja Coração”, fez justiça nesse jogo, no final a equipe Cearense venceu as goianas por 5 a 4 e avançaram as semifinais e posteriormente a grande decisão.

Na decisão de fato chegaram as duas melhores equipes da competição, de um lado a Female e do outro a Unifor, duelando pelo primeiro título de Campeã Brasileira de Futsal Feminino, catarinense e cearense travaram um bom duelo.

No final a equipe catarinense levou a melhor, ao vencer a equipe da Unifor pelo placar de 2 a 0 e se sagrar Campeã do primeiro Campeonato Brasileiro de Futsal Feminino. E que não ficou de fora dessa festa foi o DMTV, a TV Web do Jornal Diário da Manhã, que transmitiu todos os jogos do Campeonato com exclusividade, entrando para a história como a primeira equipe a cobrir essa competição.

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=sboPv3oGrWg[/embed]

Mundial de Futsal Feminino

Após o Campeonato Brasileiro de Futsal Feminino realizado em Goiânia, que chegou ao seu final no dia 12 de novembro de 2015, algumas das atletas que disputaram a competição em território goiano, partiram para um novo desafio, dessa vez defender a Seleção Brasileira e conquistar o sexto título da modalidade.

Entre as atletas que estiveram em Goiânia, Giga, Tati, Val da Female juntamente com técnico Márcio Coelho, além do técnico Wilson Saboya, a goleira Bianca do Cianorte do Paraná e a goleira Missi da Unifor se juntaram na Seleção para ir em busca da sexta conquista para as meninas do Brasil.

O adversário que poderia dar mais trabalho para as brasileiras, era a seleção espanhola, mas, a Espanha ficou pelo caminho nas semifinais da competição. E na grande final o Brasil enfrentou a Rússia, venceu pelo placar de 3 a 0 e conquistou o Hexacampeonato mundial.

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=LTOlxqyXgOI[/embed]

A competição que foi a sexta da modalidade a ser realizada, até o momento teve apenas um país conquistador todas elas, e para o orgulho do Brasil, esse país foi o nosso e bem representado por essas meninas, então que no próximo mundial venha o Hepta.

Liga Nacional

Pela Liga Nacional de Futsal Masculino, o Corinthians quase conseguiu chegar a decisão, mas a final ficou mesmo a cargo da equipe do Carlos Barbosa que bateu de frente com o Orlândia.

Nos dois jogos da final, o Carlos Barbosa foi melhor, e venceu as duas partidas. No primeiro jogo a equipe Carlos Barbosa venceu por 5 a 3.

No Segundo jogo a equipe do Carlos Barbosa foi ainda mais incisiva e também venceu a partida, dessa vez com goleada 5 a 1 e ficando com o título da Liga Nacional 2015 de Futsal Masculino.

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=5Ti-G4MrY4c[/embed]

Enquanto isso em Goiás…

 Em Goiás nós tivemos a disputa dos Campeonatos Goianos de Futsal masculino e feminino, além da disputa da Copa Goiás. No Goiano de futsal feminino a equipe da Hidráulica ficou com o vice Campeonato, perdendo a decisão para a equipe do Campinas que ficou com o título.

Na Copa Goiás a equipe do Ajax de Aparecida de Goiânia venceu o Goiás e ficou com o título; já no Campeonato Goiano, as duas equipes voltaram a se enfrentar no dia 27 de novembro, no Ginásio Internacional de Anápolis.

E mais uma vez o DMTV, a TV Web do Jornal Diário da Manhã esteve presente na competição, trazendo toda a emoção dessa grande decisão.

A equipe de Aparecida de Goiânia chegou a abrir 2 a 0 de vantagem, acabou cedendo o empate e a virada a equipe esmeraldina. Em uma cobrança do Tiro Livre dos 10 metros sem barreira a equipe do Ajax empatou e levou a disputa para os pênaltis.

Nas cobranças de pênaltis a equipe do Goiás, levou a melhor conquistando assim o penta Campeonato da Competição.

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=zGKyazgjj6w[/embed]

Vôlei Superliga masculina e feminino

Masculino

A Superliga Masculina de Vôlei teve na decisão o duelo entre Sesi de São Paulo e o Cruzeiro, e a equipe mineira contou com o Cubano Leal inspirado na partida para conquistar mais um título da competição.

O Cruzeiro venceu o Sesi por 3 sets a 1 com parciais de 21/25, 25/19, 27/25 e 25/19. Com a vitória o Cruzeiro se tornou tri campeão da competição e disputou o mundial da modalidade, onde bateu a equipe Russa e ficou com o Bicampeonato mundial.

Feminino

Pela Superliga Feminina de Vôlei, o duelo já tradicional entre Rio de Janeiro e São Paulo, teve as equipes do Rexona versus o Osasco brigando pela conquista.

O Rio de Janeiro contava com a experiente levantadora Fofão, que se aposentou das quadras, após a grande final. E Fofão se despediu em grande estilo, vitória por 3 sets a 0 com parciais de 25/21, 25/23 e 25/19.

Com mais um título na carreira Fofão se despediu da quadras, a conquista do Rio de Janeiro foi a décima da equipe carioca na Superliga Feminina de Vôlei.

 Mundial de Surf - Mineirinho leva o título

Depois de Gabriel Medina conquistar o título em 2014, esperava – se mais do brasileiro, o mesmo chegou a última etapa do mundial de Surf com chances de conquistar o bicampeonato.

E o detalhe é que em 2015 a competição praticamente teve os brasileiros firmes na disputa pelo título, e não é que no final um brasileiro levou a temporada 2015 de surf.

Na última prova realizada em Pipeline no Havaí, Mineirinho, que disputava com o australiano Micki Fanning o título, acabou levando a melhor e se sagrando campeão mundial de surf da temporada 2015.

Fórmula 1

Em 2015 voltamos a ter dois pilotos brasileiros na principal categoria automobilística do mundo, dessa vez com o Felipe Massa na Williams e Felipe Nars na Sauber.

Apesar de ter tido uma boa estreia na primeira prova da temporada, a melhor nos últimos anos, Felipe Nars, não foi tão bem o quanto esperava na competição.

Enquanto os brasileiros esperam engrenar nas suas equipes, a temporada de 2015 se desenhou como em 2014, as flechas de pratas de Lewis Hamilton e Nico Rosberg brigand para ficar com o título da temporada.

Pode até não parecer que foi fácil para os dois pilotos esse duelo, devido a chegada de Sebastian Vettel a Ferrari, que diga se de passagem, melhorou e muito a escuderia italiana. E quem sofreu mesmo foi a equipe McLaren com Jenson Button e Fernando Alonso, nem chegaram perto de assustar Mercedes e Ferrari.

E assim como no ano passado o inglês Lewis Hamilton e o alemão Nico Rosberg, brigaram corrida a corrida, por pole position e também por posição durante a temporada 2015.

Por se falar em falta de emoção na Fórmula 1 deste ano, o fato foi que o inglês Lewis Hamilton conquistou antes mesmo do Grande Prêmio do Brasil, o Tri Campeonato Mundial, enquanto seu companheiro de equipe, teve que brigar na última prova do ano para ficar com o vice-campeonato da categoria.

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=HAQJpXoS2Gk[/embed]

Nota Triste:

Internado desde outubro de 2014, após sofrer um grave acidente no Grande Prêmio do Japão, o piloto francês de 25 anos, Jules Bianchi passou nove meses no hospital, mas no mês de Julho, a família do piloto confirmou que o mesmo não resistiu e veio a óbito.

Fórmula Indy

Na Fórmula Indy de 2015 quem ficou com o título da temporada foi Scoot Dixon, o mesmo terminou a competição com 556 pontos conquistados.

A pontuação de Dixon foi a mesma do ex-piloto de Fórmula-1, o colombiano Juan Pablo Montoya, mas, Dixon ficou com o título por ter uma vitória a mais que o colombiano na temporada 2015.

O brasileiro melhor colocado na competição, foi Hélio Castro Neves, que terminou a temporada com a quinta posição, enquanto Toni Kanaan ficou em oitavo.

Outra nota triste no automobilismo foi a morte do piloto Justin Wilson, bateu em prova realizada no Estados Unidos, foi levado ao hospital, mas um dia após o acidente o piloto Justin Wilson veio a óbito.

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=O6oagoFkFkI[/embed]

 Stock Car - Marcos Gomes leva temporada 2015

A temporada 2015 da Stock Car começou no Centro-Oeste brasileiro, para ser mais preciso, no Autódromo Internacional de Goiânia, tendo a sua primeira etapa sendo realizada no mês de março.

Após a prova realizada em Goiânia, que deu início a temporada 2015 da Stock Car, outras 10 e a Corrida do Milhão provas aconteceram ao longo do ano, para definir o campeão da competição deste ano.

Com o fim das 12 etapas incluindo a Corrida do Milhão, o grande campeão da Stock Car de 2015, foi o piloto Marcos Gomes, com Cacá Bueno ficando em segundo e Thiago Camilo na terceira colocação no geral.

Corrida do Milhão

A cidade de Goiânia já havia sido palco da Corrida do Milhão na temporada de 2014 e em 2015 além de ser o palco da primeira etapa da competição, também recebeu mais uma vez a Corrida do Milhão.

Em 2014 o ex-piloto da Fórmula-1 e da Fórmula Indy, Rubens Barrichelo ficou com prêmio milionário. Esse ano quem levou a bolada foi o piloto Thiago Camilo ao vencer a Corrida do Milhão em Goiânia.

Campeonato Goiano de Moto Cross

A cidade de Goiânia não ficou de fora dos eventos automotor que acontecerão na cidade de Goiânia e no Estado de Goiás, entre eles tivemos o Campeonato Goiano de Moto Cross, que foi realizado com quatro etapas devido a dificuldades financeiras.

A competição passou primeiro por Inhumas, depois Trindade, Morrinhos e teve o seu encerramento na cidade de Edeia, com as quatro etapa do torneio tendo chegado ao final, os campeões de todas as categorias foram definidos e ficou assim: Na Nacional B Thiago Santana Ferreira levantou o caneco do Campeonato e o vice foi Marlen de Castro Vieira, Gabriel de Souza, Marcus Vinicius Tavares Fogaça e Vacelis Rodrigues Alcântara Junior.

As 65cc vieram para a vitória de Marcelo Leodorico Fernandes Silva, Felipe de Menezes Marques, João Mauricio Torres, Athos Paulo Antônio das Neves Ana Beatriz Fernandes Silva.

A MX 4.5 teve como vencedor João Batista Barbosa Filho, vindo em seguida Mariano Aparecido Rodrigues, Fausto Elias Rosa, Edi Carlos Borba e Ailton Vieira Resende.

No Campeonato o titulo da Estreantes ficou com Henrique Oliveira Vinhal e o vice Guilherme Bruno Pires, depois vem Jonathan Henrique Nunes, Filipe Chaves Souza e Celio Vinicius Cardoso Oliveira.

Wellington Garcia Matos conquistou o titulo da MX 2, deixando em segundo Régio Antônio da Costa Filho e em terceiro Matheus Klysman de Oliveira, Lucas Fernando Bottcher Frazão e Heber Tomaz da Silva.

No Campeonato da Junior Keven Willian Ikeda Ramos levou o titulo e o vice é Marcelo Leodorico Fernandes Silva, Gabriel Leal Carvalho e Silva, Augusto Caliman e Luís Filipe Vale da Rocha.

Wolney Ferreira de Lima levou o titulo da MX3, depois veio Risaldo Caetano do Carmo, Marcelo dos Santos Barella, Rodrigo Siqueira de Carvalho e João Batista Barbosa Filho.

Na categoria Intermediaria, onde trinta largaram para muitas disputas e que apresentaram os vencedores que foram: Augusto Caliman, Augusto Moreira Mahnic, Henrique Oliveira Vinhal, Joao Victor Alves Fernandes e Sebastião Pereira de Souza Filho.

O campeão da Intermediaria foi João Augusto Moreira Mahnic e o vice Sebastião Pereira de Souza Filho, depois vem Augusto Caliman, Emerson de Oliveira Junior e Henrique Oliveira Vinhal.

No Campeonato das 50cc Felipe de Menezes Marques levou o titulo e João Mauricio Torres foi o vice, depois vem Jose Arantes Bráulio, Arthur Guimaraes Gouveia e Tiago Felipe de Andrade Nascimento.

O titulo da MX1 ficou com Wellington Garcia, o vice foi Kioman de Jesus Navarro Muñoz,  o terceiro foi Lucas Fernando Bottcher Frazão, Luiz Felipe Farias de Souza e Paulo Vitor Cunha Guimarães.

O DMTV, a TV Web do Jornal Diário da Manhã ficou de fora apenas da prova realizada em Inhumas, nas outras três etapas, pela primeira vez na história o Campeonato Goiano de Moto Cross teve a transmissão AO VIVO, pelo DMTV, confira os melhores momentos da prova em Trindade.

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=--8AszJiHls[/embed]

Rally dos Sertões

A principal prova off-road do país não poderia ficar de fora da nossa retrospectiva, mais, uma vez o Estado de Goiás esteve presente no Rally dos Sertões, dessa vez com uma participação maior do que em outros anos. Basicamente 55% da prova aconteceu em território goiano, e teve cidades participando pela primeira vez do Rally, não só em Goiás, mas, também no Brasil.

Em 2015 um fato histórico no Rally, pela primeira vez a competição terminou na região Sul do país, para ser mais preciso, em Foz do Iguaçu, no Paraná. Assim como no ano passado, a corrida também aconteceu durante um período de 7 dia, indo de Goiás até o Paraná neste ano.

Outra novidade em 2015 no Rally dos Sertões foi que a categoria Caminhões, presente até Rally realizado em 2014, foi tirada da competição, assim o Rally de 2015 teve competições nos seguintes veículos, Carros, Motos, Quadriciclos e UTV's.

Após as sete etapas de competição, os campeões de cada categoria foram: Nas motos Jean Azevedo da Honda, conquistou o seu sexto título do Rally; nos carros: em 2014 a vitória escapou de Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin; nos quadriciclos o título ficou com Marcelo Medeiros e nos UTV's o grande campeão foi: Bruno Sperancini e Lorival Roldan.

Mais Velocidade

Depois de conquistar o bicampeonato da Fórmula 3 Brasil, o filho do tricampeão mundial de Fórmula -1, Nelson Piquet, Pedro Piquet, veio a Goiânia para disputar a prova Cup da Porche, Pedro vinha tendo um ótimo final de semana na competição, no entanto no domingo, na primeira volta, o jovem de 17 anos acabou sofrendo um acidente grave e sendo levado ao hospital posteriormente.

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=XiBjhpvT5nU[/embed]

Pedro recebeu os primeiros cuidados ainda na pista e foi encaminhado ao Hospital de Urgências de Goiânia (HUGO), onde acompanhado pelo pai, passou por exames e constatou que o filho de Nelson Piquet, não teve nada de mais grave e sem qualquer risco de morte para o garoto.

No mesmo dia, durante a noite, Pedro Piquet, tratou de tranquilizar os amigos, fãs e familiares, ao postar uma foto na cama do hospital, mostrando que estava bem, com algumas escoriações pelo corpo e nada de mais grave.

Handebol Feminino

Depois de conquistar o ultimo mundial, realizado na Espanha, a Seleção Brasileira Feminina, chegou ao mundial da Dinamarca, como a grande equipe a ser batida e favorita a conquistar o bicampeonato.

Na fase de grupos as meninas do Brasil conseguiram ir bem, mesmo que com muitas dificuldades e acabaram se classificando no primeiro lugar do grupo.

Infelizmente as meninas do Brasil, não chegaram mais longe, pois, foram eliminadas nas oitavas de finais pela equipe da Romênia.

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=tgVpdGb3OoI[/embed]

A grande final do Mundial de Handebol feminino de 2015 ficou para Holanda e Noruega brigarem pelo título e quem acabou levando a melhor foi a equipe norueguesa que venceu por 31 a 23 e conquistou assim o seu terceiro título da competição.

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=GVeuiGsoh_U[/embed]

NBB

Desde que houve mudanças na Confederação Brasileira de Basquete, a principal competição no calendário nacional, se tornou o Novo Basquete Brasil (NBB) que equivale ao Campeonato Brasileiro da modalidade.

Com esse formato, já foram realizadas sete edições da principal competição de Basquete do país e os maiores campeões do torneio, até aqui foram o Flamengo com quatro títulos e o Brasília com três conquistas.

Na última edição que encerrou a temporada 2014/2015 o Flamengo enfrentou o Bauru fora de casa e conquistou assim o tetracampeonato do Nov Basquete Brasil, tornando se assim a equipe com o maior número de títulos da competição.

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=gMqSCosSHs4[/embed]

UFC E MMA

No UFC em 2015 tivemos diversas reviravoltas, por exemplo depois de ficar um ano afastado devido a lesão Anderson Silva voltou e encarou Nicki Diaz, venceu por decisão dos árbitros, mas acabou sendo pego em um exame antidoping o que o afastou mais uma vez do octógono.

Uma luta já esperada e anunciada no final do ano passado, era o duelo entre o brasileiro Vitor Belfort e o norte-americano Cris Weidman, luta em que o brasileiro acabou sendo derrotado por Weidman que seguiu com cinturão dos médios.

O Brasil ganhou mais um cinturão com Fabricio Werdum, ficou com cinturão dos pesados, após o brasileiro bater Caín Velasquez e conquistar o cinturão. Outro brasileiro que fez bonito, foi Rafael dos Anjos que conquistou o cinturão dos pesos leves e com 66 segundos na última luta em sua primeira defesa, manteve o cinturão.

No entanto nem tudo é alegria, a brasileira Bethe Correa, enfrentou a ex-campeã do pelo galo, Ronda Rousen, e acabou sendo atropelada pela norte-americana com menos de um minute de luta. Ronda foi para mais uma defesa de cinturão, contra a compatriota Holly Holm, onde depois de muito tempo Ronda perdeu a luta e o cinturão para Holm.

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=vnQBSI_4AYU[/embed]

Outra luta esperada era o duelo entre o irlandês falastrão Conor McGregor x José Aldo, pelos pesos penas da competição. No primeiro embate marcado, o brasileiro se contundiu e não pode lutar, então Dana White colocou o cinturão interino da categoria em disputa com o irlandês e o norte-americano Chad Mendes, e McGregor levou a melhor ficando com o cinturão interino.

Depois de muita espera finalmente no dia 12 de Dezembro, os dois lutadores se enfrentaram, o brasileiro que há 10 anos se mantinha no topo e entre os melhores da organização, viu tudo desmoronar em apenas 13s e o irlandês ficar com o cinturão linear dos pesos penas.

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=kjK2-t9GYeM[/embed]

Em Goiás tivemos vários eventos referente ao MMA, onde pudemos ver os atletas goianos em ação. O primeiro deles foi o Arena Combat Championship 3 e que teve a presença do ex-tuf Brasil Ismael Marmota, o qual acabou sendo derrotado por Marcão "Bad Face".

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=pnMTTd8Bt7A[/embed]

O DMTV esteve presente no Arena Combat Championship 3 e transmitiu todas as lutas, mas, não foi apenas no Arena que a TV Web do Jornal Diário da Manhã esteve presente, em outros eventos de MMA no Estado de Goiás também marcou presença.

Um outro evento que chegou ao MMA goiano em 2015 foi o NP FIGHT, tendo já realizado duas edições da competição, a primeira no Ginásio do Jardim Balneário e a segundo realizada no dia 5 de Dezembro no Ginásio de Campinas.

E claro que o DMTV esteve presente para transmitir as melhores lutas deste evento, para os amantes do MMA. Na primeira edição a luta principal foi entre Carrasco Lima e Salvador Amaral, Carrasco saiu vitorioso por decisão dos árbitros.

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=e4swfHDj4MY[/embed]

Na segunda edição realizada no Ginásio de Campinas, nós pudemos ver grandes lutas, grandes atitudes de treinadores para preservar a integridade do atleta e o detalhe tivemos disputa de cinturão.

Na categoria até 66kg uma grande luta, de um lado Luis Carroça e do outro Carrasco Lima, Carroça tentou levar a luta para o chão, mas, quem acabou levando a melhor e vencendo por finalização com um mata leão foi Carrasco Lima, que conquistou assim o primeiro cinturão do NP FIGHT, em sua segunda edição.

E é claro não podemos nos esquecer de um evento já tradicional no Estado de Goiás e na cidade de Inhumas, em sua quarta edição tivemos o IFC, realizado no dia 7 de novembro.

E como principal luta o IFC 4, teve Raul Fernandes contra João Paulo “Bitelo” e o representante da cidade de Inhumas Raul Fernandes levou a melhor vencendo o representante de Anápolis.

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=DzhyBHRRP78[/embed]

TAEKWONDO

O ano de 2015 foi de fato um ano de conquistas, para diversas modalidades e atletas do Estado de Goiás, mas, o que dizer dos atletas do Taekwondo goiano em.

Para começar muitos entraram na Seleção Brasileira de Taekwondo, fazendo assim aumentar o número de representantes de Goiás presentes na seleção, por si só uma grande conquista para cada um deles.

E o que dizer que Matheus Magalhães, Gabriel Henrique Marques e das meninas Valéria Rodrigues e da musa do Taekwondo em Goiás, Dângela Guimarães, que foram a Lima no Peru e conquistaram o Sul-Americano.

E quem disse que essas foram as únicas conquistas, Dângela por exemplo conquistou a Copa do Brasil, o pan aberto no México e por fim aos seus 15 anos estreou na categoria adulto, disputando uma vaga nos jogos de 2016 no Rio de Janeiro.

Fato esse evidenciado nas páginas do Jornal Diário da Manhã e na programa de sua TV Web, o DMTV, com a transmissão do primeiro Open de Taekwondo, realizando pela Federação Goiana de Taekwondo (FGTKD).

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=IQS2Wc6xgQI[/embed]

Embora não possamos ver esses atletas no Rio no próximo ano, a certeza de que se fica é de que a modalidade, em Goiás, está sendo bem preparada e o futuro, ou melhor, em 2020 veremos alguns destes atletas nos jogos de Tokyo, representando o nosso Estado e o nosso país.

BOXE

Para muitos o boxe não é mais tão atrativo igual ao MMA, perdeu se aquele glamour, no entanto o atleta mais bem pago do mundo, é exatamente um boxeador.

E é claro que o boxe jamais vai deixar de ter o seu charme, fato é que em Goiás, nós temos um grande representante da modalidade, Gilberto Yourubá, o qual nos proporcionou ver belos combates.

O DMTV, a TV Web do Jornal Diário da Manhã teve a honra de transmitir o Desafio Regional de Boxe, realizado no dia 28 de novembro, na Serrinha e resgatar um pouco da história e do Glamour dessa modalidade.

WRESTLING

Representante do Estado de Goiás na Seleção Brasileira de Wrestling e presidente da Federação da modalidade em Goiás, Keila Calaça, foi responsável por realizar a primeira Copa Open Goiás de Wrestling.

A competição foi a primeira em Goiás da modalidade e reuniu cinco cidades de Goiás mais o Distrito Federal. Uma das artes marciais mais antigas do mundo, não poderia ficar sem registro e mais uma vez o DMTV, a TV Web do Jornal Diário da Manhã esteve presente para transmitir todas as lutas.

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=2qT_WXYt4pU[/embed]

Nos jogos olímpicos desde os primórdios, o que não poderia faltar para esse evento era um comentarista de peso, e Fábio Cunha, que esteve nos jogos Pan-Americanos do Rio em 2007 esteve ao nosso lado para nos ensinar mais sobre o esporte e comentar sobre as lutas.

O evento realizado em 2015 foi também uma forma de preparação para o mundial universitário da modalidade que acontece em Goiânia, em 2018.

SÃO SILVESTRE

Para fechar o ano de 2015 das principais competições esportivas, nós tivemos a realização da Corrida de São Silvestre, realizada em São Paula, na manhã de hoje.

Infelizmente para os brasileiros, mais uma vez não tivemos uma boa prova entre os homens, o melhor brasileiro colocado foi Giovani dos Santos, que terminou na quinta posição, e mais uma vez o continente africano demonstrou o seu domínio, levando mais uma edição da tradicional prova do atletismo brasileiro. E o grande vencedor desta edição foi o queniano Stanley Biwott, que já havia vencido este ano a Maratona de Nova York.

A última vez que um brasileiro conquistou a São Silvestre, foi com Marilson dos Santos, em 2010, e com o feito da 91ª edição da corrida, o jejum brasileiro aumenta para cinco anos sem conquistar a prova. Entre as mulheres a etíope Ymer Ayalew conquistou pela segunda vez seguida a Corrida. As brasileiras melhores colocadas foram Sueli Pereira com a quarta posição e Joziane Cardoso com a quinta colocação.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias