Home / Esportes

ESPORTES

Fifa Bola de Ouro: Goiano Wendell Lira ganha o prêmio Puskás

Beto Silva

O goiano Wendell Lira, que fez belíssimo gol pelo Goianésia, ganhou o prêmio Puskas 2015, que escolhe gol mais bonito. O jogador chegou a ficar sem clube no último ano, mas em novembro acertou com o Vila Nova para a disputa do estadual de Goiás. Ele recebeu o troféu das mãos do ex-jogador japonês Hidetoshi Nakata.

Wendell é o segundo brasileiro a conquistar o Prêmio Puskás. Em 2011, Neymar foi eleito graças a um golaço marcado pelo Santos na derrota para o Flamengo por 5 a 4, pelo Campeonato Brasileiro.

Na votação final, o goiano teve 46,7%.  Messi ficou bem atrás, com 33,3%, e Florenzi  marcou apenas 7,1%.

Neymar, foi pela primeira vez indicado entre os três finalistas. No entanto, não foi o favorito para vencer, ele concorreu com Lionel Messi, seu parceiro de Barcelona, e o português do Real Madrid Cristiano Ronaldo. O evento foi realizado em, Zurique, na Suíça.

No início da cerimônia, Neymar comentou sobre o fato de ser um dos finalistas: "É um grande sonho que estou vivendo hoje, estar neste palco com Ronaldo, Messi, com essas três jogadoras maravilhosas. Espero estar aqui mais de uma vez, junto com meus ídolos".

OS CONCORRENTES DE WENDELL

Wendell Lira concorreu pelo Puskás com Lionel Messi (Barcelona) e Alessandro Florenzi (Roma). A votação foi pública, por meio do site da Fifa.

Seu gol não era considerado favorito devido ao peso dos concorrentes, mais midiáticos e originários de clubes maiores. Mas os figurões foram ultrapassados pelo humilde jogador do Goianésia-Vila Nova.

Na imprensa, o próprio jogador teria elogiado as “obras” dos demais concorrentes.

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=Qfz0Donaaxk[/embed]

Sobre o gol de Messi, Wendell teria comparado a um videogame: “É um gol incrível, como se fosse de videogame, mas é um gol “normal” para o Messi”.

Sobre o gol de Florenzi, que chutou de longe e pegou o goleiro de surpresa, o jovem atleta do Vila Nova disse que “ele teve felicidade”: “Ele teve muita visão e chutou de longe, da lateral”.

O gol de Wendell foi diferente de todos os demais, mas seguiu um modelo clássico de ataque: a meia-bicicleta. O gol é realmente um dos mais belos não só da temporada. Mas de muitas e muitas temporadas: um voleio daqueles que o atleta pega na veia.

Os gols concorrentes, conforme pode ser visto no vídeo abaixo, revela um ano competitivo em termos de plasticidade. Um dos principais argumentos é de que o gol de Wendell foi o mais básico, mas o mais bonito, por conta da jogada. Florenz, por sua vez, teve um gol de surpresa, que costuma contar mais pela sorte do que pelo desenho da jogada.

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=YvdNfrhQ81E[/embed]

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias