Home / Esportes

ESPORTES

Base e planejamento são as armas do Dragão

Em 2015 as coisas não aconteceram. O Atlético começou o ano de forma ruim e isso trouxe resultados pequenos para o clube na última temporada. Buscando se afastar dessa experiência ruim, o clube se organizou de forma antecipada para 2016. O trabalho da diretoria atleticana resultou na chegada de Wagner Lopes e sua comissão técnica, além de 12 jogadores que irão integrar o elenco que já contava com bons nomes do ano passado.

Márcio, Marcos, Marcus Winícius, Marllon, Lino, Pedro Bambu, Jorginho, Caíque, Junior Viçosa e Luiz Fernando. Esses nomes formam a base rubro-negra para 2016. Conhecedores do futebol goiano, os atletas entram nessa temporada com a responsabilidade de mostrar aos novos atletas do clube a importância do Campeonato Goiano.

Dos nomes que chegaram ao clube, alguns chamaram mais a atenção do que outros. O principal destaque do time foi o meia-atacante Magno Cruz. O atleta chegou do futebol japonês e logo se destacou na pré-temporada, ajudando Júnior Viçosa no ataque. Ednei na lateral-direita, Elton, Gilson Alves e Willian Schuster no meio-campo também são nomes que agradaram a comissão técnica do Dragão.

Com quase um mês de trabalho, essa pré-temporada está sendo elogiada como a melhor do clube nos últimos anos. Isso faz com que a confiança no título do Goianão esteja em alta no rubro-negro. A última conquista do Atlético aconteceu em 2014 e de forma épica. Precisando de um gol para ser campeão em cima do rival Goiás, a equipe atleticana marcou aos 48 minutos do 2º tempo com Lino, de cabeça, garantindo a taça e a festa de toda a torcida.

Com 13 títulos goianos, o Dragão busca chegar ao 14º título e igualar ao rival Goiânia, que mesmo sem disputar a Série A há muitos anos, continua como terceiro maior vencedor do Goianão. Porém, dos últimos 10 anos do estadual, o Atlético saiu campeão em quatro oportunidades (2007, 2010, 2011 e 2014). E não chegou à final em apenas duas vezes (2008 e 2015).

A última temporada, inclusive, teve a pior participação do Atlético no Campeonato Goiano na última década. A equipe não chegou à fase final e passou a flertar com a zona de rebaixamento em alguns momentos. Com a força da tradição e o bom trabalho feito no mês de janeiro, o rubro-negro vem para esse Goianão com pinta de favorito e força para fazer frente aos outros dois rivais da capital.

DESTAQUE


Márcio

Márcio 7col

Maior ídolo dos últimos anos no Atlético. Para muitos, o maior nome da história atleticana. Esse é o goleiro Márcio. O experiente atleta chega à marca histórica de 10 campeonatos goianos. Isso é para poucos. No Atlético desde 2006, o goleiro disputou seu primeiro estadual em 2007 e foi campeão logo de cara. De lá para cá, são quatro títulos do Goianão e muitas histórias defendendo a meta vermelha e preta. Márcio é sinônimo de Atlético e isso foi construído em mais de 500 jogos com a camisa atleticana.

Com trabalho completo nesse último mês, o goleiro vai começar o estadual desde o início e aparece como grande trunfo do Atlético no sistema defensivo. Além disso, o arqueiro rubro-negro é o goleiro brasileiro em atividade com mais gols marcados na história. Isso porque Rogério Ceni pendurou as chuteiras em 2015.

Goleiro artilheiro, Márcio sabe da importância que tem nas faltas e pênaltis da equipe. Porém, ele não quer tirar o foco de sua principal função debaixo das traves. “Para mim nada mudou. Vou continuar treinando na mesma quantidade que sempre fiz. Eu nunca tentei me promover com esses gols de falta e pênalti. Espero que eu consiga fazer cada vez mais gols, isso é bom, eu gosto de fazer os gols. Mas também minha principal função é o gol, ajudando o time no sistema defensivo”, frisou Márcio.

ELENCO COMPLETO

  • Goleiros: Márcio, Marcos e Kléver
  • Laterais: Ednei, Romário, Patric, Denílson e Matheus Ribeiro
  • Zagueiros: Marcus Winícius, Marllon e Lino
  • Volantes: Mahatma, Eduardo, Pedro Bambu, Gilson Alves e Elton
  • Meias: Caíque, Willian Schuster, Jorginho, Luiz Fernando, Magno Cruz
  • Atacantes: Amorim, Alison, Gilsinho, Yago e Junior Viçosa

Em seu retorno, Lopes estréia no Goiano


O treinador atleticano conhece a casa. Com o Atlético, Wagner Lopes quase chegou à Série A do Brasileiro em 2014. No detalhe, o time ficou fora. O retorno acontece um ano depois e para disputar o seu primeiro Campeonato Goiano. Fechado com o Atlético desde o começo do mês de dezembro, Lopes fez parte da escolha dos jogadores do elenco rubro-negro em 2016. Isso ajuda, e muito, o trabalho do técnico.

Com fama de formar times ofensivos, Lopes conta com a confiança de toda a cúpula atleticana. Adson Batista nunca deixou de esclarecer que Wagner Lopes era o nome preferido da diretoria do Atlético para esse ano. Com a confiança de todos, o técnico pretende fazer uma boa temporada com o Dragão, focando no título estadual e no acesso à Série B.

O técnico analisou o começo de trabalho e as intenções para as primeiras rodadas do estadual: “Eu vejo que a nossa pré-temporada foi muito satisfatória. Nosso time chega bem preparado para o Campeonato Goiano. É claro que existe o nervosismo inicial dos atletas, isso é normal para o início de uma competição. É bom que isso aconteça porque podemos ver o interesse de todos no clube para que as coisas aconteçam de forma satisfatória para o Atlético. Espero que a nossa atitude seja positiva no primeiro jogo para que as coisas possam acontecer na sequência do torneio”, destacou.

ATLÉTICO CLUBE GOIANIENSE

  • Mascote: Dragão
  • Fundação: 2 de abril de 1937
  • Estádio: Antônio Accioly (Goiânia)
  • Capacidade: 8.000 pessoas (Goiano). 14.000 (Projeto Série B)
  • Presidente: Maurício Sampaio
  • Competições em 2015: Campeonato Goiano (6º lugar). Copa do Brasil (eliminado na segunda fase) Campeonato Brasileiro Série B (14ª posição)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias