Home / Esportes

ESPORTES

Na gangorra, Itumbiara quer voltar a ser Gigante

Último campeão goiano do interior, o Itumbiara entra no campeonato estadual para tentar reviver seus anos de glória. Mesmo não contando com o orçamento que o levou a glória em 2008, e também trouxe times  com grandes estrelas nos dois anos seguintes (como o goleiro Sérgio, e os atacantes Basílio, Túlio Maravilha e Denílson), o Gigante do Vale segue apostando em jogadores experientes e rodados no cenário nacional, comandados mais uma vez pelo técnico Zé Humberto, para brigar de igual para igual com os times da capital.

Depois de conquistar o estadual de 2008, com direito à uma goleada impiedosa para cima do Goiás (3 a 0), em pelo Estádio Serra Dourada, na final, o Itumbiara passou a viver uma gangorra em 2010, quando foi lanterna disparado e acabou rebaixado. Em sua volta, em 2012, por pouco não chegou às semifinais, mas ficou a quinta colocação. Em 2013, um novo rebaixamento. No retorno, em 2015, o Gigante não se classificou às semifinais por conta de um ponto, quando o Trindade empatou com o Crac e desclassificou o Itumbiara, que folgou na rodada final .

Para 2016, o presidente do clube, Raul Jota Júnior afirma que a intenção é voltar a ser a principal força do interior, brigando de igual para igual com os times da capital: “Eu vejo um Campeonato Goiano muito equilibrado, com forças equiparadas, vai dar para brigar sim. Temos um orçamento parecido com o do ano passado, com fomento da prefeitura e apoio de empresas locais, estamos vendo ainda algumas possibilidades para nos fortalecer ainda mais”, ressaltou o mandatário.

Do ano passado, além de Zé Humberto no banco de reservas, o Itumbiara terá em seu elenco o goleiro Rodrigo Calaça, ex-Goiás, e o zagueiro Gladstone, ex-Cruzeiro. Outros jogadores experientes e de renome também constam no plantel, como o zagueiro Leandro Amaro, ex-Palmeiras e Atlético Goianiense e o volante Léo Gago, ex-Grêmio.

Durante a preparação, o Tricolor realizou dois jogos-treinos com equipes da região do Triângulo Mineiro, vencendo o Uberlândia (1 a 0) e o Patrocinense (2 a 0). O técnico Zé Humberto ainda não definiu o time que estreia diante do Goianésia, e ainda espera contratar um meia, um atacante de velocidade e um centro-avante para fechar o elenco para o Campeonato Goiano.

Destaque

Rodrigo Calaça

Rodrigo Calaça 7col

Marcado por ser o eterno reserva de Harlei no Goiás, o goleiro Rodrigo Calaça sempre foi considerado um bom jogador em sua posição, desde que despontou e substituiu o ídolo alviverde em 2003, quando Harlei foi pego no exame antidopping. No entanto, nunca se firmou no time esmeraldino, e ainda sofreu com o banco de reserva e a falta de sequência nos outros clubes em que passou, como Sport Recife e Portuguesa.

A tão sonhada sequência como titular absoluto só veio no ano de 2014, aos 32 anos de idade, quando foi contratado pelo Itumbiara para a Divisão de Acesso, em que o Gigante conseguiu o vice-campeonato. Desde então Calaça foi sempre o homem de confiança no gol do Gigante, sendo um dos principais destaques da posição do Campeonato Goiano do ano passado.

Elenco completo

  • Goleiros: Rodrigo Calaça, Zé Carlos e Thiago Neves
  • Laterais: Maranhão, Jackson, Jean Batista e Fabiano
  • Zagueiros: Gladstone, Braga, Diego Bispo, Chaba e Leandro Amaro
  • Volantes: Francesco, Memo, Léo Gago, Felipe Hereda e Escobar
  • Meias: Felipe Brisola, Bruno Farias e Robertinho
  • Atacantes: Lima, Geovane, Lucas Rangel, Hiltinho

Itumbiara esporte clube

  • Mascote: Gigante
  • Fundação: 9 de Março de 1970
  • Estádio: Juscelino Kubitschek (Itumbiara)
  • Capacidade: 30.000 pessoas
  • Presidente: Raul Jota Júnior
  • Competições em 2015: Campeonato Goiano (5º Lugar)

Zé Humberto terá o quinto Goiano pelo Itumbiara


ZÉ HUMBERTO 1

Se tem um técnico identificado com uma equipe no Campeonato Goiano, esse profissional é Zé Humberto. O treinador, que comandou o Gigante do Vale pela primeira vez em 2007, quando chegou às semifinais, comandará o Tricolor da Fronteira pela quinta temporada.

Zé Humberto, que foi jogador do Itumbiara na década de 90, ainda treinou o time do Sul do Estado nas temporadas de 2012, 2014 e 2015. O treinador ressalta mais um ano a frente do Itumbiara, mas não acredita que leva vantagem pela vivência no clube e no Campeonato Goiano: “Se for parar para pensar também tem outros treinadores que também conhecem os seus times e o Campeonato Goiano. O Enderson Moreira ganhou duas vezes com o Goiás, o Wágner Lopes, que está no Atlético, estava no Goiás no ano passado, o Márcio Goiano foi vice-campeão com a Aparecidense e está aí de novo, então não vejo essa vantagem não. Os outros técnicos são bastante experientes e também conhecem a competição, creio em um Goiano bastante equilibrado”, ressaltou Zé Humberto.

O treinador acredita que o Gigante tem plantel para brigar com os grandes da capital, e aposta nos jogadores experientes, como Rodrigo Calaça, Léo Gago, Gladstone, entre outros, para liderarem a equipe.

Jogo de estréia

  • Local: Estádio Valdeir José de Oliveira (Goianésia)
  • Data: 31/01 (domingo)
  • Horário: 17h

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias