Home / Esportes

ESPORTES

Marconi recebe a tocha olímpica em Goiás

Depois de passar por Brasília, a tocha olímpica chegou hoje a Goiás. O governador Marconi Perillo acompanhou, na manhã desta quarta-feira, 4, a passagem da tocha pela cidade de Corumbá. Goiás foi o primeiro Estado brasileiro a receber o símbolo olímpico. O revezamento da tocha é um dos grandes momentos que antecedem os Jogos.

Marconi se disse honrado em participar de um momento único na história do Brasil. "É a primeira e talvez a única vez que o Brasil terá oportunidade de sediar uma Olimpíada. Estamos muito felizes porque Goiás é o primeiro Estado, depois da capital federal, a receber a tocha olímpica. Estamos aqui nessa belíssima paisagem do Salto de Corumbá e eu vou percorrer também algumas cidades acompanhando. O esporte une a todos no mundo, principalmente nos momentos de dificuldades. É o esporte que integra as nações e supera rivalidades".

mar

Depois de recepcionar a tocha, no Salto de Corumbá, o governador seguiu para a Praça da Matriz da cidade, onde oito personalidades da cidade fizeram o revezamento. Grande parte da população corumbaense saiu às ruas para assistir ao evento, que vai se repetir em  mais de 300 cidades brasileiras. Corumbá recebeu em festa o maior símbolo esportivo do planeta.

Em seu discurso, Marconi exaltou as belezas da cidade e disse que as prefeituras e o governo do Estado trabalharam em conjunto para garantir a presença da tocha em Goiás.

Pirenópolis

Em Pirenópolis, a tocha foi recebida no portal da cidade por cavaleiros mouros e cristãos que representam as Cavalhadas. O governador Marconi Perillo e a primeira-dama, Valéria, que é filha da cidade, acompanharam o revezamento da tocha e seguiram para a Praça da Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário.

Os cantores goianos Zezé Di Camargo e Luciano participaram da condução do símbolo olímpico até a praça. Marconi ressaltou o momento histórico para o Estado. Ainda hoje a tocha será levada até Anápolis.

Périplo

Em Goiás, 15 cidades vão receber a tocha. Amanhã vai passar por Itaberaí, cidade de Goiás, Inhumas e Goiânia. Sexta-feira, dia 6, é a vez de Trindade, Aparecida de Goiânia, Piracanjuba, Morrinhos e Caldas Novas. Antes de ir para Minas Gerais, o revezamento passa por Pires do Rio, Ipameri e Goiandira, no sábado.

O destino final é o Rio de Janeiro, no dia 5 de agosto, quando ocorre a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos 2016. Os jogos vão até o dia 21 de agosto. Já as Paralimpíadas serão de 7 a 18 de setembro.

Os secretários José Eliton (Segurança), Raquel Teixeira (Seduce), o presidente da Goiás Turismo, Leandro Garcia, e o presidente do Grupo Executivo de Comunicação, Luiz Siqueira, também acompanharam a tocha durante as passagens por Corumbá e Pirenópolis.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias