Home / Esportes

ESPORTES

Yao Ming é eleito presidente da Federação Chinesa

Hall da Fama da NBA, o chinês Yao Ming foi eleito com unanimidade presidente da Associação Chinesa de Basquete. Astro do Houston Rockets e maior nome de seu país no esporte, Yao espera melhorar o sistema de draft da liga chinesa e exportar mais compatriotas para o basquete internacional.

“Nosso próximo passo será usar nossa experiência internacional para estudar as condições atuais da China e esculpir um caminho de inovação”, afirmou o pivô de 2,25m após a votação.

Agora aos 36 anos, Ming foi a primeira escolha do draft de 2002. Draftado pelo Houston Rockets, o jogador jogou oito temporadas antes de precisar se aposentar em 2011 por diversas lesões.

Com 486 jogos pela franquia do Texas e oito nomeações para o All Star Games, o jogador foi eleito para o Hall da Fama da NBA em 2016. Ao total, Yao Ming teve médias de 19 pontos, 9.2 rebotes e 1.9 tocos na carreira. O pivô defendeu as cores da seleção chinesa em três Olimpíadas, Atlanta 2000, Atenas 2004 – quando carregou a bandeira chinesa na Cerimônia de Abertura – e Pequim 2008.

Pela China, ainda foi tricampeão asiático seguido entre 2001 e 2005. Dono do Shanghai Sharks desde 2009, Yao precisou abrir mão da franquia para assumir o cargo de presidente da Associação.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias