Home / Esportes

ESPORTES

Mercado de e-sports tem números bilionários; saiba como ser um pro-gamer

Cada vez mais pessoas estão decidindo transformar os jogos eletrônicos: de brincadeira, eles estão passando a se tornar profissão. E o mercado dos e-sports, como são chamadas as competições dos mais distintos jogos tecnológicos, não para de crescer no Brasil e no mundo. Segundo a agência global Newzoo, só em 2019, a previsão de crescimento global da modalidade é de 15%. O crescimento do número de campeonatos de e-sports é uma variável que mostra claramente como os jogos têm atraído cada vez mais jogadores no mundo inteiro. No Brasil, por exemplo, já existem até campeonatos estaduais de jogos eletrônicos.

Alguns dos games que mais atraem a atenção dos gamers, atualmente, são o League of Legends (LoL), o Counter Strike (Cs-Go) e o FIFA, para os amantes de futebol. Essa indústria, que já movimenta bilhões de dólares anualmente, tem feito com que grandes empresários e esportistas invistam em equipes de e-sports. No Brasil, algumas das maiores equipes, reconhecidas mundialmente, são a SK-Gaming, a MIBR e, mais recentemente, a Furia, encabeçada pelo campeão mundial de poker André Akkari.

Mas como se tornar um jogador profissional de e-sports, ou melhor, pro gamer? Esse é o sonho de vários jovens e, abaixo, daremos dicas para aqueles que querem seguir carreira na modalidade virtual.

Entenda a seriedade do negócio

E-sports não são brincadeira. Se você está decidido a se tornar um jogador profissional, leve os jogos a sério. Tenha uma rotina de treinamentos, procure se informar sobre novas tendências e adquira hábitos saudáveis, como se alimentar bem e se exercitar, para manter a mente na melhor forma.

Escolha um jogo

Você não pode querer ser um pro-gamer em todos os games existentes. Escolha aquele com o qual você mais se identifica e foque apenas nele. Seja Cs-Go, LoL, FIFA ou qualquer outro, ter um foco definido pode lhe ajudar a chegar mais longe no mundo das disputas tecnológicas.

Invista em bons equipamentos

Assim como uma boa chuteira pode fazer a diferença para um jogador de futebol ou uma raquete profissional é essencial para jogadores de tênis, os equipamentos dos pro-gamers também fazem toda diferença para os jogadores de e-sports.

Escolher um mouse gamer com um excelente tempo de resposta, por exemplo, fará toda a diferença em um jogo de tiros como Cs-Go. Da mesma maneira, um bom teclado ou um fone de qualidade vai melhorar sua performance enquanto gamer de maneira gritante.

Tenha paciência

Pode ser que você não se torne um profissional do dia para a noite. Como qualquer esporte ou qualquer profissão, os e-sports demandam muita persistência e paciência de quem quer se tornar um pro-gamer.

Ou seja, mantenha-se focado, não esqueça das outras necessidades da via – exercícios, alimentação, família e estudos, por exemplo – e persista. Quem sabe você não pode ser o próximo grande nome dos esportes virtuais?

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias