Home / Esportes

ESPORTES

McLaren apresenta carro para a temporada 2021 da F1

Em uma transmissão ao vivo direto da fábrica da equipe em Woking, Inglaterra, a McLaren apresentou na tarde desta segunda-feira (15) o MCL35M, carro que será usado na temporada 2021 da Fórmula 1. Em uma transmissão ao vivo direto da fábrica da equipe em

Em uma transmissão ao vivo direto da fábrica da equipe em Woking, Inglaterra, a McLaren apresentou na tarde desta segunda-feira (15) o MCL35M, carro que será usado na temporada 2021 da Fórmula 1. Em uma transmissão ao vivo direto da fábrica da equipe em Woking, Inglaterra. O modelo tem o mesmo chassi do ano passado e traz diversas melhorias na parte aerodinâmica. 

https://twitter.com/McLarenF1/status/1361399638209740804?s=20

Por regulamento, devido ao corte de gastos e a pandemia de Covid-19, as equipes usarão os mesmos carros da temporada de 2020. Porém, o mesmo regulamento aponta  mudanças  a serem feitas nas asas e assoalhos, com o objetivo de diminuir as velocidades nas curvas. 

As novidades ficaram por conta da nova dupla de pilotos da equipe e a mudança na fornecedora de motores para a temporada 2021. O australiano Daniel Ricciardo, que trocou a Renault depois de dois anos na equipe francesa, substitui o espanhol Carlos Sainz, que foi para a Ferrari. Ricciardo terá o inglês Lando Norris como colega. O britânico disputa a terceira temporada com o carro da McLaren.

- Estou maravilhoso, meu terceiro ano na Fórmula 1. Estou ficando velho! Há um pouco mais de liderança, não estou liderando o time todo, mas tendo mais responsabilidade no time. No ano passado peguei mais experiência com o time, com as pessoas que trabalham na McLaren. Espero tentar mais pódios e brigar por vitórias. Vou trabalhar com Daniel, temos de nos conhecer - comentou Norris.

McLaren mesclará juventude e experiência em 2021 (Foto: Reprodução/Twitter McLaren)

A maior novidade é a volta dos motores Mercedes para os carros da equipe inglesa. Entre 1995 e 2014, a combinação rendeu uma vitoriosa dobradinha com três títulos de pilotos - dois com o finlandês Mika Hakkinen (1998 e 1999) e um com Lewis Hamilton (2008) - e um de construtores (em 1998). A partir de 2015 a Honda foi a fornecedora das unidades de potência. Em 2018, os japoneses foram substituídos pela Renault.

A McLaren espera que as mudanças tragam novos ares. Apesar da boa temporada em 2020, alcançando o terceiro lugar no mundial de construtores, a equipe não vence uma corrida desde o Grande Prêmio do Brasil de 2012, com Jenson Button.

A TEMPORADA 

Por enquanto, 23 provas estão confirmadas. O GP de Portugal retorna ao calendário em 2021, substituindo o do Vietnã. O GP da China foi excluído. Diferente do que acontece usualmente, o Bahrein abrirá a temporada no lugar da Austrália. Os reflexos da pandemia ainda não diminuíram no país da Oceania e o GP australiano está previsto para acontecer apenas em novembro. Ainda está previsto o retorno do GP da Holanda ao calendário da categoria e a estreia da Arábia Saudita.

A temporada 2021 da F1 começa no dia 28 de março, com o GP do Bahrein. Duas semanas antes, entre os dias 12 e 14, no mesmo circuito, serão realizados os testes de pré-temporada. 

CALENDÁRIO DE LANÇAMENTOS

  • 15/fev - McLaren-Mercedes
  • 19/fev - AlphaTauri-Honda
  • 22/fev - Alfa Romeo-Ferrari
  • 23/fev - Red Bull/Honda
  • 26/fev - Ferrari
  • 2/mar - Mercedes e Alpine-Renault
  • 3/mar - Aston Martin-Mercedes
  • A definir - Haas-Ferrari