Diário da Manhã Online

Forum

Enviar esta página por e-mail

21/11/2008

Minorias na política: Você votaria em uma mulher ou negro para Presidência da República?

Participações: 25

Participe deste fórum

25

Glenda

@temp.com -28/12/2008 às 20h06

Sem dúvida! Eu voto em qualquer pessoa digna do meu voto! Não importa o sexo, a cor, a idade e sim o equilíbrio e a capacidade de liderança e governo. No entanto, está muito difícil no nosso pais escolher um candidato no sentido genérico , imagina então se eu tivesse algum preconceito! Honestidade em política é nota zero!

Código 53379

24

Fernando Ferreira

@temp.com -24/12/2008 às 10h26

Votaria com certeza. Pois o que destingue o ser humano não é seu órgão sexual ou a raça, e sim a capacidade intelectual, o espírito solidário e humano, o Brasil só precisa largar a impocrisia de lado e, quando todos se unirem em prol de um país melhor, aí sim,saberemos que independe de raça ou sexo para dar certo.

Código 53300

23

Marcony

@temp.com -23/12/2008 às 08h14

Numa mulher ate que votaria mais em um negro nunca

Código 53278

22

Abadio Lourenço

@temp.com -12/12/2008 às 14h04

Acho que os Americanos saíram na frente, rompendo um pouco o racismo político, acho que ainda vai demorar um pouco no Brasil, devido a fatores históricos e políticos de falta de políticas publicas de integração das raças, tem se uma semi liberdade, mas a sociedade e a mídia ainda colocam os negros e as mulheres como incapazes ou como uma minoria inexpressiva dentro do pais, o que se somados são mais de oitenta por cento da população, acho também que falta um pouco de consciência dos votantes que às vezes não se impõem.

Código 53038

21

Eduardo Vieira

@temp.com -11/12/2008 às 17h07

Eu votaria na qualidade e nos atributos da pessoa, independente do sexo, se é magro ou gordo ou banco ou preto. Como cristão, sou radicalmente contra a discriminação. Se alguém é homem ou mulher, branco ou negro, é porque Deus o fêz assim, se não aceito, logo, estaria rejeitando a Deus e não a pessoa. Ninguém tem culpa de ter nascido homem ou mulher, branco ou preto, índio ou não. E tem mais, já vi traduções de pergaminhos, sendo atribuido a um dos apóstolos, disendo Jesus Cristo condenar radicalmente as pessoas que discriminavam. Um dia, estes ditos, poderam ser confirmados as suas veracidades e passarem a compor a Bíblia.

Código 53026

20

Mostradanus

@temp.com -09/12/2008 às 18h53

A competencia para tudo não pode ser imposta por direito, ou por cotas, ou por sei lá, obstrução sistemática dos chamados "preconceitos". Através dos seculos, tudo que tem ocorrido é natural. Se esse(a) ou aquele(a) do sexo tal, ou cor tal, ou com dedo ou sem dedo, alfabetizado ou não, é um problema de cada um individualmente e... de competencia também. Há o jogo das conveniencias e manipulações politicas, muito comum hoje em dia, pressionados pela mídia ou pela necessidade da demagogia do poder de mil caras, para embaçar vitrines como internet, tv, etc. Ridiculo esse sectarismo fabricado, para depois ficar pior, pois compentencia é algo mais profundo, mais consistente, não se coloca numa embalagem bonita chamada politica e pronto, tudo resolvido. Escancarar estatisticas e pesquisas cientificas pode não ser muito 'politico". Melhor então, arrumar um salão bem grande e fechado para o eco do grito das minorias ruidosas. O que eu quis dizer, para resumir é que essas coisas deveriam acontecer naturalmente como evolução, lenta, gradual, progressiva do ponto de vista cultural e genético até. Empurrar güela abaixo pode soar um tiro no escuro à médio prazo.

Código 52985

19

JO333

@temp.com -09/12/2008 às 10h23

NUNCA VOTARIA dem uma mulher, preto ou índio e tenho dito!

Código 52963

18

MARCELA REIS

@temp.com -04/12/2008 às 12h25

DESDE QUE NÃO SEJA DILMA ROUSSEF, QUE PARTICIPOU DE ROUBO A BANCO E CRIOU O CAIXA 2 DA PETROBRAS, TUDO BEM.

Código 52884

17

Antonio Limoeiro

@temp.com -03/12/2008 às 16h11

Votaria sim. E porque não ? " A cor que temos na pele, a natureza é que traz. Seja preto ou seja branco, nos somos todos iguais. Eu não tenho preconceito, tanto fez ou tanto faz. Se tem preto que rouba, tem branco que rouba mais.

Código 52874

16

Carlos Mendes

@temp.com -02/12/2008 às 10h00

Votaria com certeza desde que a mulher não seje a Ministra DILMA

Código 52845

15

LAELY ROJO STERING

@temp.com -01/12/2008 às 09h20

Claro que sim! A competencia de cada individuo nao é determinada pela raça ou sexo.

Código 52815

14

leonardo coulaud

@temp.com -30/11/2008 às 13h05

Se votamos num presidente que nao e´branco nem preto... cheio de blá... bla´...bla´... que nao assume seus atos e nunca sabe de nada!...porque nao votar numa mulher ou negro?Por falar em PRESIDENTE,que tal agora srs.politicos,assessores e o proprio PRESIDENTE investir uma parte dos 400 bilhoes do PAC p/salvar o estado de Santa Catarina? Quem sabe no apagar das luzes façam alguma coisa q. preste c/ RECURSOS SE E`QUE EXISTEM!...

Código 52801

13

WALDEMAR JOSÉ CESAR FILHO

@temp.com -27/11/2008 às 10h04

Claro que votaria em uma mulher negra para a Presidência da República, porém se esta não fosse a tal da Dilma Rousself, que sequer chega aos pés de Marina Silva (ex-Ministra do Meio Ambiente).

Código 52747

12

jkalil

@temp.com -26/11/2008 às 13h46

Não existe politico 70% confiável, portanto, tanto faz votar em homens seja de que raça oucor como votar em mulher seja qual for a raça ou cor, tudo dá na mesma. Vejam a atualidade a chamada crise econômica, no Brasíl, nada é mais que deswculpas pra os empresários reajustarem preços e reduzir salários par enforcar a economia e o desenvolvim ento do País. Os prefeitos, os governadores o presidente e demais politicos sabem disso e nada fazem. Sabem porque?? - Porque quantos mais reajusta os preços dos produtos e serviços mais os gov ernos arrecadam em impostos. Portanto é improdutivo par eles combater os reajustes de preços. Dessa fforma, a desonestidade desses politocos peran te o povo é evidente. Isso não tem conserto sempre vai ocorrer.

Código 52738

11

deuzilene

@temp.com -26/11/2008 às 13h01

votaria sim, pois não vejo nenhum impedimento pois, cor, raça e mulher não é diferente de homem e nem de branco, o que vale numa pessoa é seu coração, sua inteligência, sabedoria, competência, compromisso, qualidade , agilidade, responsabilidade, coragem e amor com o próximo. tem muitos negros e mulheres que tem tudo isso e muito mais só que não tem oportunidades. é como uma mulher que ocupa o mesmo cargo de um homem e às vezes tem mais, competência do que o homem e ganha menos, porque é mulher.

Código 52737

10

Tathiana seronni

@temp.com -26/11/2008 às 07h32

Claro que sim! Acho um absurdo que em pleno seculo 21 as pessoas terem este tipo de preconceito, quanto a genero, raça, sexo e religiao. Temos que eleger pessoas capacitadas, competentes. Antes de ter preconceito examine a ti primeiro e veja o que esta errado em vc.

Código 52729

9

Itamar

@temp.com -25/11/2008 às 17h44

Claro que sim! Votei no LULA, excluído pela minoria branca que domina o País há mais de 500 anos. E o resultado está a vista, só não enxerga quem não quer ou quem fazia o "joguinho do poder" em outras épocas... Quanto às cotas para Universidade, creio que por um momento seja interessante a manutenção, visto que a dívida para com os negros são imensas. Por outro lado, passar em vestibular também não garante bom desempenho pessoal e/ou profissional. Vejamos alguns post´s neste sítio onde os erros crassos da própria língua-mãe exalam a excrecência da incompetência. Enfim, cor da pele ou sexo não define competência. Vale o conhecimento e a capacidade que a pessoa tem para transitar nas várias instâncias da vida. Líderes não surgem apenas a partir da educação formal, mas também das adversidades e intolerâncias. Exemplos clássicos: Martin L. King, Lula, Obama, etc.

Código 52720

8

Paulo Cunha

@temp.com -25/11/2008 às 08h45

A competência e a capacidade administrativa de uma pessoa não depende de gênero ou raça.

Código 52705

7

Edneia Gloria

@temp.com -25/11/2008 às 08h41

Essa pergunta é tão redundante e óbvia em um país cheio de preconceito velado como o nosso. Prefiro responder com outra pergunta: Por que não votar em um negro ou mulher? Sei que a maioria não votaria, pois querem o poder nas maos de minorias manipuladoras, minha esperança é que esse discurso seja desconstruido um dia e evoluamos.

Código 52704

6

Cristiane Rodrigues de Oliveira Tomazett

@temp.com -24/11/2008 às 18h33

Eu votaria, desde que houvessem propostas claras, ponderadas e inteligentes. Não vejo problemas em um negro ou uma mulher ocupar a cadeira da Presidência; o que deve ser levado em conta é o seu preparo, sua capacidade e sua conduta na vida pública.

Código 52701

5

Olivia Daniela

@temp.com -24/11/2008 às 10h57

Sim eu votaria.A cor da pele não interfere na inteligência e capacidade de uma pessoa.Não concordo com as cotas para negros nas universidades.Do que adianta liberar tantas vagas para estas pessoas se elas não estão preparadas para uma faculdade.Que tipo de profissional vai sair dessa faculdade???? Se a pessoa está preparada para uma vaga ela não precisa se encaixar em cotas.O brasileiro precisa apenas pensar antes de votar para não cometer o mesmo erro...

Código 52691

4

delio ribeiri mesquit

@temp.com -23/11/2008 às 14h31

Sim. Nós não votamos em um sindicalista "sem experiência de ter governado ou até exercido função de relevancia em cargo do executivo, tais como: Secretário da fazenda...nunca foi prefeito ou gorvendador de um estado...somente com experiência do Legsilativo", sem cultura, mesmo assim, votamos nele pq. era melhor para o país à época, e, não está fazendo um bom governo. Se a pessoa for negra e um possivel candidato for a melhor opção no momento da eleição, porque, não.

Código 52682

3

nara

@temp.com -23/11/2008 às 11h39

Só gostaria de saber por quê não? Ate quando haverá essa diferenciacao absurda de cor entre as raças em quesito de capacidade, pois o problema se cocentra na questao da oportunidade. Por isso sou favor e aprovo a questao das cotas raciais, se nao querem equiparacao das oportunidades por civilidade terao que aceitar por vias legais e obrigatoria, que lamento por ter de ser assim.

Código 52679

2

Zilma Costa

@temp.com -22/11/2008 às 11h38

Sim. Qual é o problema em votar em uma mulher ou negro para presidente ou qualquer outro cargo ? A competência não está relacionado à cor de pele, raça ou gênero. É lamentável que muita gente ainda se utlize desses critérios preconceituosos, na hora de escolher seus representantes.

Código 52673

1

Artelirio José francisco

@temp.com -22/11/2008 às 00h00

Sim,nas eleições de 2006 para presideste votei em Heloisa Helena e,quando Marina S'antana foi candidata a governadora também votei nela,Há muitas mulheres e negros competentes para assumir cagos de executivo.

Código 52667

Acesse o site:
www.dm.tv

DMTV

Ativar player

Ver DMTV

Av. Anhanguera, 2833, Setor Leste Universitário. Caixa Postal: 103 CEP.: 74.610-010
Goiania - Goias - Telefone: (62) 3267-1000