Home / Cotidiano

COTIDIANO

Desafios e dificuldades enfrentados pelos consumidor na hora de comprar

Golpes de produtos falsos são aplicados através de sites e mensagens enviadas por e-mail e aplicativos

Imagem ilustrativa da imagem Desafios e dificuldades enfrentados pelos consumidor na hora de comprar

No dia do consumidor, Procon Goiás trás dicas de como não cair em golpes aplicados por lojas físicas e online durante as compras. O Superintendente, Levy Rafael Cornélio, comenta nesta sexta-feira, 15, que é sempre importante observar as promoções de produtos e serviços com preços muito reduzidos aplicados no mercado, antes de se fazer qualquer tipo de compra.

O que mais se ver hoje em dia, são pessoas caindo em golpes de compras realizadas principalmente por sites na internet, onde a maioria delas são pela falta de informação sobre como avaliar se aquele produto, empresa ou promoção, tem veracidade.

O ideal é que antes de realizar a compra do produto, o consumidor deve sempre pesquisar os dados comercias da empresa como, razão social, endereço, canais de contato e CNPJ, vale lembrar também de conferir se essa empresa tem algum site oficial e redes sociais e analisar o conteúdo postado. O cliente também pode acessar o site Reclame Aqui, onde pode verificar se já existem denúncias ou reclamações sobre a mesma.

As compras efetuadas pela internet é o principal alerta nesse dia do consumidor, nunca se deve clicar em links recebidos por e-mail ou aplicativos de mensagens, assim você evita a chance de cair em fraudes, pois os golpistas finge ser de algum loja e envia cupom de desconto e promoções fake, extremamente atraentes aos olhos dos consumidor, geralmente ao clicar nesses links é possível que seus dados bancários e senhas, sejam clonados, explica.

Há também casos em que o golpista envia um boleto falso ou chave pix, em que o dinheiro transferido será enviado para sua conta pessoal, então na duvida, você pode verificar o endereço do site que deve sempre começar com https e não por http.

Procon ainda orienta sempre guardar os cupons e notas fiscais e para compras online tirar prints da tela onde mostra que a compra foi realizada e anotar o código da compra.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias