Home / Goiás

Iniciativa

Goiás Social e OVG promovem cooperativismo social no Natal do Bem

Iniciativa selecionou cooperativa de mulheres de Aparecida de Goiânia para recolher e tratar resíduos recicláveis

Seleção de cooperativa de mulheres de Aparecida visa inovar na interação entre Estado e segmento Seleção de cooperativa de mulheres de Aparecida visa inovar na interação entre Estado e segmento

Ao realizar o maior evento natalino de cunho social do Brasil, o Governo do Estado, por meio do Goiás Social e da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), deu início a um projeto de cooperativismo social, em parceria com o Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras em Goiás (Sistema OCB Goiás), com o objetivo de gerar renda para as famílias cooperadas e diminuir o impacto ambiental no Natal do Bem.

A iniciativa selecionou uma cooperativa formada por 18 mulheres de Aparecida de Goiânia que atua com coleta, separação e venda de produtos recicláveis para este trabalho. Desde o início do evento, realizado no Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON), quase 4 toneladas de resíduos já foram coletados.

Escolhida para a ação de cooperativismo social, a Cooperativa de Trabalho de Catadores de Material Reciclável Feminina de Aparecida de Goiânia (Coorfap) tem atuado diariamente no Natal do Bem e contribuído com a destinação correta dos resíduos. Além disso, de acordo com a presidente de honra da OVG e coordenadora do Goiás Sociais, primeira-dama Gracinha Caiado, elas também recebem remuneração pelo trabalho no evento, complementando a renda familiar.

‘Elas podem oferecer o serviço de coleta e separação, receberem por isso, e depois venderem esses materiais já selecionados, lá na cooperativa”, destaca Gracinha.

Ao comentar sobre a marca de quase 4 toneladas de resíduos selecionados e coletados no Natal do Bem, a presidente da Coorfap, Adriana dos Santos, se emocionou. Ela disse que esse número representa uma vitória. “Minha primeira experiência com reciclagem foi no lixão de Aparecida, há muitos anos. Era uma época muito sofrida na minha vida. Depois, migramos para a cooperativa e as coisas começaram a melhorar. Mas, agora, eu posso dizer que foi uma vitória o que conseguimos aqui no Natal do Bem. Estamos tendo um retorno que nunca tínhamos tido, com certeza foi um divisor de águas para nós”.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias