Home / Goiás

SEMANA DA MULHER

Goiás Social Mulher reúne multidão feminina na praça Cívica

Com presença de Gracinha Caiado, parlamentares e gestoras públicas, evento na praça Cívica reúne milhares de mulheres

Gracinha Caiado lidera evento que segue aberto até a próxima sexta-feira, 8,
Dia Internacional da Mulher: previsão de atender 20 mil pessoas Gracinha Caiado lidera evento que segue aberto até a próxima sexta-feira, 8, Dia Internacional da Mulher: previsão de atender 20 mil pessoas

Desde que assumiu a incumbência de liderar a política social de Goiás - durante o primeiro mandato do governador Ronaldo Caiado, a partir de 2019 -, Gracinha Caiado tem se notabilizado por procurar tornar ‘grande’ no Estado a defesa das mulheres - uma maioria que se comporta como minoria diante tantas circunstâncias sociais e políticas que a silencia. Antes de Gracinha o assunto ‘mulher’ era um a mais na agenda pública. Agora, é diferente: o tema tornou-se prioridade.

Ontem, a coordenadora do Goiás Social lançou o “Goiás Social Mulher”, que ocorrerá até sexta-feira, 8, Dia Internacional da Mulher. É a melhor forma de mostrar que o tema extrapola a simples data ou agenda.

O Diário da Manhã, presente no evento, observa que a magnitude da estrutura montada na Praça Cívica tem chamado a atenção de quem transita por perto: das 8 às 17h, nestes dias, o Governo de Goiás oferecerá 40 serviços gratuitos.

Ontem, para os presentes na abertura do “Goiás Social Mulher”, ela fez questão de equilibrar “homenagem” e “reflexão”. Gracinha lembrou que além de cuidado e proteção, a mulher deve ter direito à reflexão: “É uma forma de celebrar com as mulheres do nosso estado um dia que é de comemoração, mas também de reflexão; um dia de atender, dia de serviço”.

Gracinha Caiado defendeu a montagem da estrutura na praça Cívica devido ao formato democrático do evento. Centralizado - acredita a primeira-dama -, ele poderá atender mais pessoas. “No coração da Capital, podemos atender mulheres que vêm de todos os lugares, inclusive cidades mais próximas”, disse.

Conforme a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), a expectativa é de que pelo menos 20 mil pessoas sejam impactadas com as ações.

Gracinha exemplificou alguns serviços acessíveis, como acesso à Delegacia Estadual da Mulher, emissão de carteira de identidade, teste de HIV, sífilis, hepatites, exames de mamografia, tomografia, etc.

Feminilidade

Atenta aos aspectos da femininildade, Gracinha e as secretarias participantes informam que estão disponíveis serviços de beleza - maquiagem, escovação, corte feminino, esmaltação e massagem.

O Governo de Goiás informa ainda que foram disponibilizadas vagas de emprego, além de oficinas - um exemplo, a manufatura de ovos de Páscoa.

No local, informa o Governo de Goiás, serão repassados às mulheres goianas 10.338 cartões do programa “Mães de Goiás”, 945 do “Dignidade” e 100 do “Goiás por Elas”. A OVG prevê a entrega de 8.635 benefícios, caso de andadores, bengalas, cadeiras de rodas, etc.

Governo celebra o Dia das Mulheres com programação para servidoras

A celebração do Dia das Mulheres pelas servidoras públicas terá a realização de eventos online e presenciais, bem como palestras, feira de artesanato, atendimentos e um talk show. A abertura oficial ocorrerá hoje às 14h, no auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico Teixeira.

As ações começaram ontem com a apresentação “Na Cozinha com a Nutri”, pela nutricionista e chef Lilian Chaves. Ela ministrou uma aula de receitas saudáveis.

Na quarta-feira, 6, o maquiador Marcos Costa, no “Papo de Beleza”, explica suas técnicas. O evento também será transmitido no canal da Escola de Governo, às 9 horas.

No dia seguinte, ocorrerá o talk show “Entre Mulheres”, às 14h, no auditório Mauro Borges. A consultora de imagem Estela Daia dividirá o palco com a professora de etiqueta Adelita Costa e a médica psiquiatra Fabiana Arruda.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias