Home / Goiás

Cerrado

‘Juntos pelo Araguaia’ merece destaque na imprensa nacional

Cooperação público-privada lançada em 2019 pelo governador Ronaldo Caiado e idealizada pelo Instituto Espinhaço avança nas atividades em prol da revitalização

Programa do governo de Goiás de preservação do bioma Cerrado é reconhecido nacionalmente Programa do governo de Goiás de preservação do bioma Cerrado é reconhecido nacionalmente

O Jornal Nacional, da Rede Globo, destacou, na edição deste sábado (13/01), o Programa Juntos pelo Araguaia (JPA) como referência na recuperação de áreas degradadas do bioma Cerrado e produção de água. A reportagem visitou os lotes 1, no município de Bom Jardim de Goiás, e 3, em Baliza. Mostrou os resultados da cooperação público-privada lançada em 2019 pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado, e que avança na regeneração de 10 mil hectares de áreas degradadas da bacia hidrográfica do rio.

Na apresentação, o Jornal Nacional citou as ações do programa “voltadas para recuperação de nascentes e vegetação do Cerrado, o bioma que mais sofreu com desmatamento no ano passado”. A reportagem revelou que o Juntos pelo Araguaia foi reconhecido pela Unesco como Sítio de Ecohidrologia, uma referência mundial que demonstra a eficácia da iniciativa nas propriedades rurais que ajudam a aumentar a produção de água.

“Tem água brotando em abundância nas terras da família Lopes Pereira, em Baliza, Goiás”, informa o repórter Honório Jacometto ao citar as ações do programa, que inclui plantio de 10 espécies diferentes de mudas nativas do bioma Cerrado, cercamento para evitar que o gado pisoteie as plantas, construção de curvas de nível para evitar erosões e minibarragens que represam as chuvas.

O Jornal Nacional também evidenciou outra atividade prioritária do JPA, que é a educação ambiental e a conscientização para mudança cultural. A reportagem traz o depoimento do produtor rural Marcelo Lopes Pereira, que foi convencido pelo filho Carlos, que participou na escola de palestras sobre preservação, a abrir as portas da propriedade para o programa. Na área, que tem o tamanho de três campos de futebol, estão sendo plantadas 3 mil mudas de árvores nativas.

O Jornal Nacional também mostrou a propriedade do casal Wellington e Maria Divina, no município de Bom Jardim de Goiás. “A água minguou nos últimos anos. Mas com as ações do projeto, ela está de volta”, ressalta a reportagem. “Todo mundo fala que a maior riqueza que nós temos aqui nessa propriedade é exatamente a água”, diz Maria Divina. “Hoje, para a gente, é uma satisfação estar aqui vendo essa ela brotar. Há muito tempo não corria mais aqui”, destaca o produtor Wellington.

Em rede social, a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Andréa Vulcanis, aponta que “esse projeto ousado de recuperação ambiental, hoje o maior do mundo, foi um dia sonhado pelo governador Ronaldo Caiado e depois idealizado pelo Instituto Espinhaço, que atualmente é também seu maior executor”. Segundo ela, “não há recursos públicos envolvidos, mas há muita energia minha e de muitas pessoas nesse programa, desde o primeiro minuto, e ao longo desses últimos cinco anos”.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias