Home / Goiás

Cidade de Goiás

Mulheres trans recebem certificado de qualificação profissional

Iniciativa ocorre por meio da Ascoralinas e do “Mais Um Sem Dor”. Capacitação teve carga-horária de 30 horas-aula

Alunas tiveram aulas teóricas e práticas sobre culinária da Cidade de Goiás Alunas tiveram aulas teóricas e práticas sobre culinária da Cidade de Goiás

Foi realizado na última quarta-feira, 13, na Cidade de Goiás, evento que marcou a entrega de certificados de qualificação profissional a 15 mulheres trans, sendo 12 de Valparaíso de Goiás e três de Anápolis. A capacitação, que teve carga-horária de 30 horas-aula, foi resultado da parceria entre a Associação Mulheres Coralinas (Ascoralinas) e o projeto de empregabilidade “Mais Um Sem Dor”. Essa foi a primeira turma totalmente composta por mulheres trans.

As alunas tiveram aulas teóricas e práticas sobre culinária tradicional vilaboense; tomaram contato com as obras de Cora Coralina, Leodegária de Jesus e Nádia Köller (uma mulher trans da Cidade de Goiás que teve sua história registrada no livro ‘Memórias e Receitas de Goyaz’); fizeram um passeio histórico e cultural pela primeira capital do estado; e receberam informações sobre direitos, com destaque para a Declaração Universal de Direitos Humanos, que completou 75 anos recentemente.

“Essa qualificação traz uma linda homenagem a Nádia Köller, que fez história na sua época e cujo legado permanece”, explica o procurador do Trabalho Tiago Ranieri, coordenador do “Mais Um Sem Dor”. “Foi também nosso objetivo que o grupo tivesse uma referência de como um movimento associativo feminino pode trazer transformação social e mudança de vida, sobretudo no mundo do trabalho”, complementa.

Mulheres Coralinas

As despesas com transporte, hospedagem e alimentação foram custeados por recursos que têm origem em reparações financeiras pagas por empresas que desrespeitaram a legislação trabalhista.

A Associação Mulheres Coralinas oferece qualificação profissional a mulheres cis e trans em situação de vulnerabilidade socioeconômica, de modo a potencializar as condições de trabalho coletivo, possibilitando ações de capacitação, de resgate de saberes tradicionais e de convivência cultural e criativa. A entidade iniciou suas atividades em 2013 e formalizou-se como associação em 2016.

O apoio do Ministério Público do Trabalho em Goiás (MPT-GO) e do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT 18) à entidade, que vem principalmente na forma de custeio de cursos de capacitação/profissionalização, tem a finalidade de profissionalizar a habilidade artística de cada uma (culinária, bordado e cerâmica), de forma a agregar valor comercial aos produtos criados pelas coralinas, o que impacta na geração e/ou ampliação da renda das associadas. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) também é parceira dos projetos de Ascoralinas.

“Mais Um Sem Dor”

O “Mais Um Sem Dor” é um projeto de empregabilidade que desde 2018 vem promovendo formação humana, qualificação profissional e encaminhamento ao mercado formal de trabalho de pessoas em vulnerabilidade socioeconômica (pessoas em situação de rua, trans, travestis, mulheres negras, imigrantes, refugiados, quilombolas, mulheres que estão cumprindo pena em regime fechado, entre outros).

O projeto nasceu da união de esforços do MPT-GO e do TRT 18, com apoio da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) e do Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), sendo este o responsável por ministrar os cursos ofertados aos participantes da iniciativa. É custeado por destinações feitas pelos dois órgãos, as quais têm origem em reparações financeiras pagas por empresas que desrespeitam a legislação trabalhista.

Já foram 22 cidades goianas atendidas e cerca de 2,5 mil pessoas qualificadas diretamente, além de outras 10 mil de forma indireta. Mais de 70 empresas parceiras já contrataram e continuam contratando pessoas qualificadas pelo projeto.

A capacitação e a inserção do público em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho formal concretizam seis dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estipulados pela Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas): ODS1, ODS4, ODS5, ODS8, ODS10 e ODS16, bem como de três objetivos descritos no Pacto Global ONU Rede Brasil Empresas (Raça é Prioridade; Elas Lideram 2030; e Salário Digno).

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias